24 de julho de 2015

Saber liderar é a essência do Comando

Recebi via WhatsApp 
(grafia original)

POR UM PRAÇA DO EB:
PARA CONHECIMENTO DOS PRAÇAS DO EB, RELATO O QUE TESTEMUNHEI NESTA QUARTA FEIRA, 22 DE JULHO DE 2015. 

Chegada a hora do almoço, como de costume, o Exmo Sr Cmt EB Gen Villas Boas, avisa que vai ao almoço. Logo os acompanhantes rotineiros o seguem, mas estranham o rumo tomado:
- Excelência, o refeitorio é naquela direção 👉
- General: não vou almoçar lá hoje. 
E continuou um trajeto na direção do bloco de refeitórios fora do bloco do Gab Cmt EB. 
Enquanto isto transcorria, alguém já havia acionado a BAdm do QGEX e o barata voa, uma vez que o Cmt de certo iria almoçar com seus Oficiais no respectivo refeitório.
Contudo, o que não nos causou espanto, a nós praças do QGEX, o Gen adentrou ao rancho de ST/Sgt, como se um de nós fosse, cumprimentando com aperto de mão a todos, como sempre o faz e se servindo na nossa linha, com nosso prato, nosso talher, dispensando todas as prerrogativas a que faz jus e que lhe foram ofertadas naquele momento, como equipe de serviço, pratos e talheres apropriados a sua posição, bem como mesa separada para o mesmo e acompanhantes. 
Mas acreditem, meus amigos, não foi visto só por mim, ele simplesmente agiu como o grande Comandante que sempre foi, permaneceu com sua tropa, continuou a cumprimentar, sentou onde quis, com quem quis, enquanto almoçava conversava com todos ao redor. 
Era possível perceber como aquele militar se sentia bem com sua tropa e com a comida, sem requintes, mas de muita qualidade, tanto no preparo quanto no sabor, que é a nossa do QGEx. 
Com este relato, compartilho com a ponta da linha o comportamento do nosso Cmt, que nâo chega à tropa, mas que somado as declarações e posicionamentos, tornados públicos, do nosso Cmt, nos permite ter uma visão de um novo EB que se desenha a cada dia, com um líder que comanda do centro e nao de fora. O sentimento que temos aqui é de tranquilidade quanto a ocorrência de mudanças positivas pra força e plena confiança na capacidade e compromisso do nosso Cmt.

43 comentários:

Anônimo disse...

Louvável, finalmente um CMT. Tal fato não tem precedentes na história de nosso EB. Haja vista o ego de nossos oficiais que é propositalmente entalhado desde a formação.

Anônimo disse...

Parabéns ao comandante! Que sua conduta continue sempre próxima da tropa e que essa vontade de contato direto com seus comandados lhe dê inspiração para "brigar" por melhorias salariais de todos. Ele está convidado para um almoço lá em casa, porém, o rango não está tão generoso ultimamente.O mês continua e o salário já foi.

Anônimo disse...

Eu acredito no comandante, se ele não conseguir melhorar a situação, tenho certeza que vai tentar, fé na missão.

Anônimo disse...

Caro Montedo, foi publicado hoje no blog do servidor que o aumento de salário das FFAA está em analise no MPOG e que o percentual a ser definido será incluído na LDO...segue o link do blog para divulgação...

http://blogs.odia.ig.com.br/coluna-do-servidor/

Anônimo disse...

No apagar das luzes da ida para reserva, depois de muitos comandantes, chefes e outros mais, vê-se esta notícia acalentadora e fica a certeza que existe verdadeiros Comandantes, raríssimos mas, existem. De cem em cem anos nasce um.

Anônimo disse...

=> POIS É ! ELE, CMT DO EB, PODERIA DAR UMA CHANCE PARA OS PRAÇAS LEMBRAREM OS MALFEITOS DOS SEUS ANTECESSORES E DESFAZE-LOS, POIS ALGUNS DOS MALES, FORAM POR INTERMÉDIO DE PORTARIAS (DECISÕES INTERNAS). EIS ...

Os seus antecessores não mostraram determinação em lutar pelos interesses da tropa, os seus subordinados.

Só pensaram na Instituição. E nas familias ?

Após 15 anos da entrada em vigor da MP do Mal, nunca se empenharam pela votação da tal MP dos Demônios ( LRM ), a qual nos fez perder até as calças.

Perdemos um posto acima em 28 Dez 00 e em 2002, dois anos após esse malefício, aumentaram por intermédio de Portaria os intersticios para as promoções em 50%.

Em 2001, criaram um seguro de R$ 7,00 reais do Gen ao Sd e descontados por 16 meses, por intermédio de Portaria. A Justiça cassou o desconto e mandou pagar para quem recorreu com juros e danos morais.

Revogaram a Port 080-DGP, que dava direito a familia do militar falecido no serviço ativo, o direitos as 4 ajudas de custo, indenização da bagagem, Auto, Moto e passagens para onde declarassem residir após o falecimento do esposo. Deixando apenas as 4 ajudas de custo, tendo que se virar e voltar para onde desejassem residir.

Isso é agir contra a tropa.

Aceitarem os reajustes parcelados, sempre abaixo das perdas ( inflação ), de parcela única passou para:
- 03 parcelinhas semestrais em 2005;
- 06 parcelinhas semestrais em 2008;
- 03 parcelas anuais em 2012; e
- se bobear, ficaremos de rabo preso 4 anos com os 21% oferecidos pelo PT, divididos em 4 anos, com reajuste de 5% e a inflação dando 9%.

Quando éramos recrutas ( até 83 ) não nos era dado o direito de tirar as férias de recruta ( trabalhamos e não gozamos ) simplesmente não davam e pronto. E quem é um recruta para quetionar ???? Me digam ! Pois bem, estavamos recebendo os valor das férias até 6 Jan 15 e simplesmente mandaram suspensar o pagaemnto ( parecer 121). mas acontece, que muitos inativos receberam e muitos da ativa, gozaram as férias e receberam em dindim 1/3. Tudo suspenso. Alguns se deram bem e vai ficar por isso mesmo e outros como eu e mais uns 250 vinculados a SIP/11 ( e quantos foram prejudicados em todo o Brasil ? ), dançamos, nos obrigando a ir paraa Justiça gastarmos o que não temos com advogados. Isso é JUSTIÇA, POR FAVOR ME DIGAM !

* E A ASSESSORIA MILITAR QUE FAZ EXPEDIENTE DIÁRIO DENTRO DO CONGRESSO, PARA TRABALHAR JUNTO AOS PARLAMENTARES ?
- Qual objetivo ? Apenas os interesses das FFAA ? Não podem pedir apoio aos parlamentares para reajustes, votação da MP do Mal, etc .... ?

Não são os parlamentares que pedem ajuda das FFAA para tudo ?

Anônimo disse...

Blablablabla o cmt almoça com os praças blablabla o cmt fala de reajuste blablabla o EB tem o maior índice de confiança blablabla ENQUANTO ISSO O SALÁRIO TÁ CADA VEZ PIOR!! Um monte de gente pegando empréstimo e se endividando!! Mas tá bom o Cmt do EB almoça com seus subordinados!! Já foi falado nos corredores de Brasília 2015 e 2016 nem 1% de aumento p os milicos

Anônimo disse...

Pelo menos ai em Brasília todos tem PNR. Espero que este chefe se debruce sobre o problema caótico de moradia pelo qual, aqueles que estão sem PNR, pelos mais diversos lugares do país, com este dever da união para conosco sem ser exercido, estão sofrendo. Pelo menos consiga convencer alguém a nos conceder novamente o auxílio para pagarmos os aluguéis que a sociedade civil nos cobra e que pagamos de nosso próprio bolso para podermos prestar nossos bons serviços na localidade a qual nossa OM está situada.

Anônimo disse...

Vejamos até onde vai tanta humildade! Aqui no sul tem QAO PTTC andando fardado e tirando onda de rei. E o pior de tudo, comandando OM no lugar do Comandante e escalando quem bem entender para missões, a fim de não ferir seus interesses e os dos seus sócios.

Anônimo disse...

O Gen apesar de estar no comando do Exército foi e é um soldado, no texto o autor diz; "como se fosse um de nós", se ele não for um de nós, do mesmo exército, então ele não mereceria ser um Gen. no sentido mais nobre do posto, não um mero cargo político. Havia um Cmt na base aérea de SP que tbm fazia isso, e ele nunca dizia a ninguém em qual rancho ia almoçar, por isso a qualidade das refeições era a mesma para todos. É um bom exemplo de liderança.

Anônimo disse...

O que vai ter de cmt unidade almoçando com as praças a partir de segunda feira não vai ser pouco.

ST CASTRO disse...

Já fui cumprimentado pelo Gen uns dias antes de ele assumir o Comando, quando de serviço no Salão Guararapes no QGex, local por onde o Cmt costuma passar, coisa que pelo que sei nunca aconteceu com outros Comandantes que por ali passaram. Nesse dia já percebi que alguma coisa iria mudar, também pudera um COLORADO comandando a Força só pode vir coisa boa por ai...

Anônimo disse...

Não vi nada demais. Não entendi o alvoroço dos militares por tão simples atitude do Comandante do Exército.

Anônimo disse...

Eu estava no rancho ontem, e não foi bem assim...
Realmente ele desceu e almoçou no rancho dos ST/Sgt, mas foi avisado ao Cmt da Base e ao rancho que isso iria ocorrer, não foi ao acaso. Não tiro o mérito do ocorrido, mas não foi do nada.

Anônimo disse...

Atitudes como esta não resolve os problemas da tropa. ... mas já aponta um norte para quem está sem direção. ...
o cmt tem que agir assim porque se não ele perde a tropa...
tbm tive uma experiência com ele quando na missão da Copa do mundo em Fortaleza ele visitou o CCom de meu saudoso Btl...
e ao entrar humildemente ouviu toda a explanação deste Sgt de Com... por lá ficou uns 10 minutos realmente impressionado com a qualidade do que via e tirando todas suas dúvidas. ...
exemplos de atitudes como estas faz a tropa ter esperança de dias melhores...
Parabéns Cmt... como Sr vamos guerra...
2° Sgt / 2002

Raphael Alvarenga disse...

Infelizmente a maioria ainda não entendeu o que é Comandar. A Liderança só existe com a interação efetiva entre quem comanda e quem é comandado. Não é exclusividade da AMAN formar sem estes atributos. Os ensinamentos são passados e infelizmente uma grande parte não compreende o que diferencia Chefia de Liderança. Espero que nossa Instituição não perca o rumo marcado por Caxias.

Anônimo disse...

Gente se liga!foi avisado no dia anterior que o comandante almoçaria ali, duvidas? pergunta para qualquer militar do rancho o porque de não ido ao TAF.

Anônimo disse...

Isso me faz lembrar a biografia do general Osório que li há um tempo atrás. O patrono da cavalaria tinha por hábito reunir-se com as praças, seus comandados, nos campos de batalhas, durante as refeições. Aliás, até a década dos anos 1920 era ele, Osório, que se cultuava nos quartéis, como um exemplo de soldado a ser seguido. Após a Missão Francesa é que se escolheu Caxias para patrono do EB, pois Caxias era filho da nobreza, tinha estudado na escola militar e tinha título nobiliárquico, enquanto Osório era oficial "tarimbado", ou seja, formado na tropa, não cursou escola militar. E como a instituição do patrono do EB foi inspirada no patrono francês, Napoleão, logo resolveram que o nosso teria de ter uma origem nobre...

Assim, vejo a atitude do comandante do EB lembrar o, verdadeiro, soldado Osório. Não sou da cavalaria, mas admiro a vida do general Osório, um grande soldado que não teve o reconhecimento devido. Recomendo aos colegas a biografia de Osório.

Anônimo disse...

Comandar, muitos com estrelas nos ombros, comandam....

Liderar é para poucos, muito poucos.

Anônimo disse...

É um verdadeiro SOLDADO!!! Honra e Glória ao nosso COMANDANTE!!!

Anônimo disse...

Testemunhei tal fato. Nas oportunidades em q estive com ele, mostrou-se exatamente como na reportagem: solícito, atento e interessado. Bons ventos...
Maj QCO Leonardo

Anônimo disse...

Nenhuma surpresa. Este sempre foi o Villas Boas, como eu já havia postado aqui por ocasião de sua nomeação como Cmt EB.

Maurício

Anônimo disse...

No meu quartel, o comandante almoça com os soldados de vez em quando
Não avisa ninguém, somente entra e almoça

Anônimo disse...

Servi com o então Cel Villas Bôas em Manaus. Não posso dizer se ele vai conseguir o que alguns aqui querem (equiparação do soldo das FFAA com os do Judiciário ou das Polícias Militares, retorno dos benefícios da MP do Mal etc), mas posso garantir que se tiver 5 nomes tão gabaritados quanto o dele para a função, é muito.

Poderia enumerar uma série de qualidades dele, que estão cada vez mais raras em certos chefes, mas não vou ficar aqui rasgando seda. Não é meu perfil e nem ele precisa. Ele é inteligente, sem ser arrogante. É profissional, sem ser radical. É combatente, sem ser "mongolóide". Trata bem os subordinados. Não é baba-ovo de superior. Ouve o subordinado e adota as sugestões dos responsáveis por determinado setor.
Seu PC estava sempre aberto. Ficava até mais tarde no quartel, mas fazia questão de não atrasar o toque de ordem. Sem relegar a parte administrativa a segundo plano, sempre deu um jeito de ir pra selva quando a tropa estava lá.
Eu sei que nem todos o conhecem, e que muitos andam desanimados com seus líderes. Mas vão por mim: este merece seu respeito, sua admiração, ou pelo menos o benefício da dúvida.
"As amizades forjadas nas agruras da Selva, jamais fenecem."
8 de janeiro de 2015 15:15

http://montedo.blogspot.com.br/2015/01/os-novos-comandantes-das-forcas-armadas.html

Anônimo disse...

Por mim ele poderia ser um boçal como tantos outros, sangue azul como a maioria, desde que desempenhasse bem o comando. Essa atitude pode ser louvável, pode ser politicamente correta, pode ser o que for, mas não bota comida na mesa de quem efetivamente está carregando o piano. O que a Sra Kelma faz , o que o Cb Daciolo começou a fazer, é atribuição do comandante, que é muito bem remunerado para isso, comandar, na acepção total da palavra.

Anônimo disse...

Politicagem do Sr General, nada mais do que isso. Enquanto isso o QE continua ser promovido com 6 anos a 2º Sgt e o de carreira continua 3º Sgt aguardando a agonia de 8 ou mais anos para ser promovido.
Ser político é fácil, bater de frente igual o General Heleno fez, DUVIDO!

Anônimo disse...

KKKKKKKKK
O Comandante do Exército deve ser ninja, pois consegue estar em vários lugares ao mesmo tempo.
Sobre este texto do almoço do Cmt do EB, todo o texto é furada, pois dia 20 Jul o mesmo viajou em visita ao Haiti ficando lá até o dia 22 Jul e saindo de lá foi para o Paraguai onde participará da comemoração de aniversário do exército paraguaio, ficando lá até o dia 26 Jul.
Então o mesmo não tinha como estar em Brasilia no refeitório dos St/Sgt.
E para fechar o Gen Ueliton José Montezano Vaz responde pelo comando do exército de 20 a 26 Jul.
As informações que postei estão todas no BE nº 30/2015, de 24 JUL 15.

Essa propaganda enganosa de que o Cmt Ex almoçou com St/Sgt só deve ser em virtude do Cmt Ex ter distribuído no mês Julho 2 msg sobre proibição de participarmos em protestos em Bsa por melhorias para a nossa classe e ai aparece esta msg viral de que o Cmt é bonzinho para tentar nos enganar, a mim não conseguiu.

Anônimo disse...

Rogo a Deus que ilumine este nobre Gaúcho e dê a ele forças para nos defender e guiar pelos tempos tenebrosos pelos quais estamos passando.

Anônimo disse...

Bommmm...gostei de ver!...estava faltando isto há muito tempo!

Anônimo disse...

Infelizmente vc não esta correto! Parabéns SIM ao atual Cmt do EB mas tal fato não é inédito. Varios outros Of Gen faziam e fazem isso! Ested são reconhecidos como verdadeiros lideres.

Anônimo disse...

Se foi algo tão espontâneo pq tiraram foto do suposto "almoço com os praças"? Ele pode ser diferente de muitos oficiais, mas a realidade é que um monte de oficial se acha um sr feudal dentro do Exército, humilhando quem está abaixo de sua graduação... Mesmo com minha opinião, meus parabéns ao Cmt do Ex

Anônimo disse...

Passei trinta anos no exército e vi alguns comandantes fazerem o mesmo. Contudo, nunca um posto de tamanho significado para nos.
Fico feliz e tenho certeza de fez porque esta atitude lhe saiu do coração.
Tenho certeza que em sua carreira não foi s ptimeira vez e nem será a ultima.

Anônimo disse...

mas e a medalha do Genoíno ??

Anônimo disse...

Corrigindo, companheiro, QE ta saindo 2SGT com 4 anos, na minha OM, tem camarada que era cabo a 5 anos atrás e agora é 2sgt. Ao meu ver, isso foi um tapa na cara da hierarquia do EB, tão mencionada como um dos pilares da força. Enquanto o pessoal que faz concurso público para entrar pela porta da frente, se preocupa a vida toda com conceito, atividades operacionais e de instrução, serviço, amarga 8./8,5/9 anos para sair 2sgt.

Anônimo disse...

Companheiro, elogiei a personalidade e a humildade do CMT, que espontaneamente toma esse tipo de atitude, ao contrário de muitos outros que adotam comportamentos similares como estratégia de interação social com o subordinado (do tipo que cumprimenta o subordinado e após passa álcool na mão). Infelizmente a maioria dos oficiais da AMAN passa 30 anos no EB e não aprende a diferença entre comandar e liderar. Devíamos ter mais exemplos como o Gen Vilas Boas.

Anônimo disse...

Preocupado com os st/sgt? Com receio que as manifestações em busca de melhorias salariais aumentem e cheguem a perturbar a disciplina? E só almoçar no rancho dos sgt, e tudo se resolve. Pelo teor dos comentários aqui, isso resolve todos nossos problemas. Esse é o EB...

Anônimo disse...

Cara que nível chegamos, esse General é homem igual a todo mundo...grande coisa!!! Precisamos unir os ranchos e parar com essa segregação!

Anônimo disse...

Pensei a mesma coisa. Pouco tempo após ele mandar um doc para os cmtes alertando possível envolvimento dos milicos em manifestações ele faz esse papel (papel sim, pois é um ator de primeira)... Quer agradar gregos e troianos... Quem viver verá o desenrolar dessa novela.

Anônimo disse...

Como existe gente que se contenta com pouco. Estão felizes e valorizados porque o General almoçou com vocês? Cada um sabe o quanto vale, alguns se satisfazem com coisas desse tipo. Lamentável. Fico imaginando se policiais federais iriam se sentir realizados e valorizados com atitudes tão baratas como esta. Lá os chefes estão ombro a ombro com seus subordinados, inclusive na busca de seus direitos, não apenas fazendo teatro.

Anônimo disse...

Senhores esta foto é de quando ele era General de Brigada, basta verem a foto bem detalhadamente, o brabo é que ainda tem uns que acreditam, faça-me o favor.

Anônimo disse...

Nos EUA o presidente almoça às vezes com as tropas mostrando assim além de agradecimento,um reconhecimento ! No Brasil oficiais que se acham deuses e acham que ficar perto de praças pode transmitir doença contagiosa ! Parabéns comandante do Exército ! Será que o comandante da Marinha faria o mesmo ?

Anônimo disse...

Tem graduado que acha que o comandante, pra ser bom mesmo, deve trocar fraldinha e passar talquinho. Cria vergonha na cara! Faz teu trabalho para o qual você é pago e não fica aí esperando palmadinha nas costas!!! Tá achando ruim? Vai rachar lenha!!!
1º Sgt Infa Brazil

Anônimo disse...

O Major QCO Leonardo está em todas, arrego ! E a medalha do Genoíno, o Cmt do EB já colocou o galho dentro ? Rabugento.

Arquivo do blog

Compartilhar no WhatsApp
Real Time Web Analytics