9 de março de 2016

Exército está de sobreaviso contra distúrbios nos atos pró e contra impeachment

Militares que integram unidades especializadas em distúrbios mantém celulares ligados e não viajam para o caso de terem de intervir em tumultos
Humberto Trezzi
As Forças Armadas acompanham de lupa a escalada da tensão política no país, tanto que existem planos de contingência caso aconteçam tumultos durante as manifestações previstas para os dias 13 e 18.
— Cada unidade importante tem um grupo de militares de sobreaviso. Eles estão com celulares permanentemente ligados e também não devem viajar. Precisam estar à disposição, caso tenham de manter a ordem nas ruas. Faz parte da nossa missão constitucional — explica a Zero Hora um oficial do Estado-Maior do Comando Militar do Sul (CMS, que coordena todas unidades do Exército nos três Estados do Sul).
Não se trata de um estado de prontidão - quando os militares são convocados para ficar aquartelados (dormir dentro dos quartéis) - mas apenas a subida de um degrau a mais no padrão de alerta que o Exército costuma manter no seu cotidiano. O normal é que os soldados e suboficiais vão para casa após o expediente, sem compromisso de deixar de viajar ou sequer de manter contato com o quartel. No caso das manifestações do dia 13 (anti-Dilma) e dia 18 (convocadas por simpatizantes do governo e partidos de esquerda), determinados contingentes das principais unidades do Exército ficarão de sobreaviso.
As unidades mais propícias ao sobreaviso são as da Polícia do Exército (PE), que possui um batalhão em Porto Alegre (o 3º), especializado em lidar com tumultos. Ela deve destacar uma companhia para permanecer de sobreaviso. O mesmo está previsto para acontecer no 3º Regimento de Cavalaria de Guarda, também na Capital, conhecido como Regimento Osório. Ele possui um esquadrão especializado em agir contra distúrbios de rua, com uso de cavalos.
Deve ficar em sobreaviso também parte do 8º Batalhão Logístico (em Porto Alegre), destinado a armazenar suprimentos e munições. E pode ocorrer o mesmo no 19º Batalhão de Infantaria Motorizado, de São Leopoldo, especializado em pronto-emprego.
— Não ficam todos de sobreaviso, mas apenas uma parte do quartel. Esperemos que nada ocorra e seja apenas uma precaução saudável — pondera outro oficial ouvido por ZH.
O maior temor é que grupos políticos antagônicos se enfrentem. Essa possibilidade é maior em São Paulo, onde defensores da presidente Dilma e do ex-presidente Lula cogitam antecipar manifestações para dia 13, no mesmo dia e no mesmo local (Avenida Paulista) onde está previsto ato contra o governo. Em Porto Alegre também há grupos anti e a favor do governo marcando atos para dia 13, embora a convocação inicial dos petistas fosse para ações pró-Lula no dia 18.
O próprio comandante do Exército, general Eduardo Villas Bôas, abordou os temores de confronto em mensagem interna a seus colegas da reserva e também a alguns da ativa, na última sexta-feira, quando o ex-presidente Lula foi conduzido pela Polícia Federal para depor. O militar reiterou que as Forças Armadas acompanham "com muita atenção a evolução da crise política judicial" e que elas vão agir como pacificadoras "em busca da conservação da ordem pública".
A presença de militares federais nas ruas só ocorrerá se autorizada ou ordenada pela Presidência da República. Caso prédios estratégicos federais estiverem sob ameaça, eles também podem agir.

Confira o que é Garantia da Lei e da Ordem (GLO):
- A GLO é uma operação militar determinada pelo Presidente da República e conduzida pelas Forças Armadas de forma episódica, em área previamente estabelecida e por tempo limitado. Foi prevista no Decreto Nº 3.897, de 24 de agosto de 2001, e tem por objetivo a preservação da ordem pública e da incolumidade das pessoas e do patrimônio em situações de esgotamento dos instrumentos para isso previstos no art. 144 da Constituição Federal ou em outras em que se presuma ser possível a perturbação da ordem.
- Agentes de Perturbação da Ordem Pública (APOP) são pessoas ou grupos de pessoas cuja atuação momentaneamente comprometa a preservação da ordem pública ou ameace a incolumidade das pessoas e do patrimônio.
- Ameaças são atos ou tentativas potencialmente capazes de comprometer a preservação da ordem pública ou ameaçar a incolumidade das pessoas e do patrimônio.

Glossário da caserna
Batalhão - unidade do Exército que congrega de 500 a mil militares. Faz segurança de parte de uma cidade.
Companhia - Cada batalhão tem três companhias, cada uma delas com mais de 100 militares.
Pelotão - Cada companhia tem cerca de três pelotões (que comportam até 30 militares).
ZERO HORA/montedo.com

31 comentários:

Anônimo disse...

Não precisa nem mobilizar muito efetivo, a maior arma contra esses manifestantes baderneiros já está pronta,é armazenar umas caixas com mosquitos, não precisa nem ser os Aedes e sim muriçocas comuns(claro com inscrição de serem Aedes) e qdo estiverem tudo junto abrir as caixas, não vai sobrar um.

MESSIAS DIAS disse...

O Exército tem que cumprir estritamente seu dever constitucional.
Não existe, no momento, qualquer qualquer chamamento da tripartição das funções dos poderes do estado, ou seja, Executivo, Legislativo e Judiciário. Também, diferente de 1964, não há vontade popular, apoio da imprensa e da sociedade organizada, como o foi o da igreja.
Essa prontidão também existe em várias outras capitais como: Rio de Janeiro, São Paulo, Brasília, Recife, Curitiba e Salvador. Muitos quartéis estão num modelo de mandar militares se alimentar em casa, pois não tem alimentação. Loucura.
Não existe, assim, no momento, qualquer motivo para esse disparate.
O Estado Democrático de Direito está com seus Institutos funcionando plenamente.
O ideal seria os Comandantes apresentarem soluções, em moradia, saúde e educação que aflige o grosso da tropa. A preocupação é estirpar o abuso de poder nos quartéis.
Viva o Estado Democratico de Direito, a exemplo as prisões de empresários e políticos, além das manifestações do povo. Essencial numa democracia, contraria a qualquer volta do cabresto!

MESSIAS DIAS disse...

Complemento.
Se por um outro lado existir excessos nas manifestações, os Governantes que arquem com o caos. Suas policiais que busquem solução.
As Forças Armadas só deve se mexer quando de joelhos os entes que governam o Estado na esfera dos 3 poderes o solicite.
Por hora é cuidar de arrumar a cozinha interna, tem por base o alto grau de insatisfação da tropa.

Anônimo disse...

Ultimamente, após essa facção assumir o governo e acabar com as Forcas Armadas, a única coisa que esses militares estão servindo é para matar mosquitos (E mais um gasto desnecessário para o Brasil) deveriam acabar com essas forças armadas e investir na PF que seria muito mais util. Todos os treinamentos, missões e operações foram em vão, só serviram para aprender a matar mosquitos???. E o amor a pátria? e a honra em vestir a gandola Verde Oliva? e o lema respeitado por todos? "Não pergunte se somos capazes dei-nos a missão e será cumprida" como podem terem ficados tão abestados, vocês estão sendo comandados por comunistas e ficam quietinhos( foram esses que humilharam e humilham todos vocês sempre) se recomponham e mostrem para o Brasil que temos Forças Armadas, é revoltante ver tudo o que esta acontecendo e esses bonequinhos de chumbo só observando e comendo e bebendo aquartelados a custa da desgraça do País. A única policia que ainda presta nesse País e que merece nossa reverencia é a Policia Federal. Que venham os EUA e ocupem essa pátria chamada Brasil.

Marinho disse...

Eu nem sabia que estava de sobreaviso!

Anônimo disse...

Sobreaviso, fala sério? Não estou sabendo nada. Isto porque estou servindo num desses Batalhões.

Anônimo disse...

Eu também não sabia que estava de sobreaviso.

Que "jornalismo" esse, hein.

Anônimo disse...

...deixa o povo se divertir.O povo tem direito a se divertir. Estarei com meu isopor com cerveja a R$3,00 e água a R$ 2,00 (o copinho).
Afinal estarei de serviço.

Anônimo disse...

Vão matar mosquito. Essa quadrilha que está no poder não vai sair tão cedo, certamente a petralha mor irá nomear o molusco para algum ministério, o que lhe dará direito a forum privilegiado. Os petistas desta vez nem vão para a manifestação fazer baderna, já sabem que eles tem o golpe derradeiro na mão. Certamente isso selará o fim do combate a corrupção e nada acontecerá a essa corja. Não adianta fazer manifestações, bonecos infláveis, frases de efeito, postagens em redes sociais, bla bla bla... Se isso ocorrer a única via possível será o povo realmente se insurgir e tirar esses bandidos do poder na marra.

Anônimo disse...

Sempre tem um raro né Marinho! kkk Isso aqui tá parecendo o Blog do Milico Ponderão.


Galera, o Lula tem contato com os exércitos da Bolívia e Venezuela, prontinhos pra interferirem aqui dentro do nosso país e dar apoio pra esse partido comunista. O presidente Evo Morales já disse abertamente que iria interferir e ninguém falou nada. Os generais ficaram caladinhos.

Podem juntar todos os exércitos vermelhos da América Latina contra o Brasil, mas só não esquecem de avisar o dono da América, os EUA. Podem ter certeza de que se ameaçarem invadir o Brasil, no outro dia já tem uns 200 caças americanos sobrevoando por aqui e uma base americana montadinha em Brasília.

Alguém ae tem alguma dúvida que o Brasil é o quintal dos EUA, e que estrategicamente e economicamente o Brasil é fundamental para o continente???? Mexeu com a gente meu filho, mexeu com o Tio SAM.

Enquanto os EUA forem a maior potência bélica deste planeta eu vou ficar tranquilo e calmo que ninguém ameaçará nosso país.

Anônimo disse...

Eu vou ta de serviço, no TRE de Olinda em Pernambuco.

Anônimo disse...

Com um ministro da defesa comuna se formos pra rua será pra combater os atos anti PT ....

Anônimo disse...

É bom que se divulgue e realmente façam o sobreaviso ou algo parecido, pois os baderneiros tem que saber que as Forças Armadas não estão dormindo... muito... ou estão?

Anônimo disse...

Estou servindo num desses batalhões e não sabia de nada kkkk E olha que faltam combustível, munição, treinamento (época de incorporação), etc.

Anônimo disse...

Vou esta de sobreaviso...no INSS de Camocim, na beira da praia no CE...kkkkk...eb nunca mais

Anônimo disse...

Aposto que se fosse de outra bandeira politica, nem mandavam estar de prontidão, mas como é o partido do governo...ai sim dói...e chamam os severinos...que falta de consideração com os militares..mas falar de aumento ..nada...cambada de sem vergonha..tem mais é que mandar prender todos.

Anônimo disse...

Os EUA podem até ter seus heróis na ficção, mas o Brasil tem os verdadeiros heróis da vida real, viva ao Ex-Ministro Joaquim Barbosa, Juiz Sérgio Moro e a Polícia Federal.

Anônimo disse...

Eu quero é comer PêTi assado!

Anônimo disse...

Messias você calado é um poeta

Anônimo disse...

Alguém pode explicar o que significa tal afirmativa!?" O normal é que os soldados e suboficiais vão para casa após o expediente, sem compromisso de deixar de viajar ou sequer de manter contato com o quartel"

Anônimo disse...

Tem uns malas comentando aqui, magoadinhos, achando que estamos subservientes aos "comunas". Gente retrógrada, ultrapassada e viúva de regime militar; passou da hora de compreender que isso não cabe mais e não adianta ficar xingando os militares, porque não estamos nem aí com sua opinião, o nosso tá caindo em dia e com isso sustentamos nossa família e vivemos em paz. Vai comentar lá na polícia federal, já que ama tanto eles. Nós vamos continuar aqui de boa, cumprindo nossa missão constitucional e sem dar golpe na democracia brasileira. Parodeando o Gen Figueiredo: "NOS ESQUEÇAM!!".

Anônimo disse...

Tranquilo. Estou aqui também de sobreaviso, em casa.
Mas segunda feira prossegue a missão, como Auditor Fiscal.
ex sgt 99

Anônimo disse...

Na hora dos "abacaxis" e dos "pepinos" lá vão os "severinos". Depois vão jogar pedras nos militares, caso haja alguma bagunça. tem que divulgar mesmo que os militares estão de sobreaviso. Melhor seria todos no quartel, só para demonstrar força pronta para intervir e fazer o outro "exército" colocar o rabo entre as pernas.

Fardado Indignado disse...


do site: Diário do poder:
CONFLITO A CAMINHO
O “exército de Sédile” chegou a Brasília em dezenas de ônibus pagos com dinheiro do contribuinte. Eles querem intimidar a manifestação pró-impeachment, domingo. Se a Polícia Militar cumprir a obrigação de fazer abordagem, recolherá um enorme arsenal de armas brancas.

Anônimo disse...

Ei, ao anônimo de sobreaviso que é auditor fiscal. É da Receita federal? Se for, não tem como dar um veneno de rato para esse leão esfomeado? O cara só tem o salário que é descontado na fonte e depois tem que pagar mais? Por que, se não teve mais renda?

Fardado Indignado disse...

Agora fiquei confuso!! De que lado nós estamos???
Segundo o site 247 somos nacionalistas!!
Somos mesmos ou só queremos brinquedos novos???

Leiam mais:
http://migre.me/tcjlS
http://www.brasil247.com/pt/247/brasil/220149/Projeto-de-Pa%C3%ADs-da-Globo-%C3%A9-oposto-ao-dos-militares.htm

Fardado Indignado disse...

Se essa moda pega!!! Recomendo ver o video inteiro! Porém o mais hilário é a partir do minuto 01.19
Esse subão tem aquilo roxo!!!! Um verdadeiro ponderão!! kkkkk a coisa tá feia e ninguém quer acreditar!!
http://globoplay.globo.com/v/4874796/

Mab 3d disse...

As ffaa não tem como função gerenciar essas crises internas, causadas pelo governo que a sociedade escolhe de expontanea vontade. Tb essa mesma sociedade não apoiaria intervenção alguma. Então as ffaa comportam-se como deve ser.
Só mesmo em uma cabeça de camarão pode passar a ideia de extinguir as ffaa, mas era bom que isso acontecesse, pois vc viraria colono...
Vai estudar e aprender a usar essa democracia que vcs tanto pediram e agora só usam para patifaria, esqueceram que democracia é governo pelo povo... mas como poderia um povo que só gosta de novela praia e futebol saber usar um regime democrático?
Asno

Anônimo disse...

SDS do exército que apoia o TRE de Olinda, ainda não receberam as migualha do vale refeições, já faz quinze dias que estão pagando as refeições do próprio bolso de domingo a domingo

cfs10bi88 Militar disse...

Parabéns Messias.
Brilhante interpretação
O Brasil vive o Estado de Direito.
Ninguém tem que estar aquartelado

Jairo Ferraz de Campos disse...

Esse demente que nem nome apresenta " anônimo", não sabe o que fala, deve ser um débil mental, pois como pode sugerir em acabar com as Forças Armadas, que protegem com a máxima discrição a nossa querida Pátria. Sabe de nada inocente. O Brasil esta sendo roubado e desmoralizado internacionalmente. Tem sim que ter mudanças, necessárias para limpar toda essa sujeira. Golpe é quase quebrar a Petrobras, investir em Países que jamais darão retorno e nem vão pagar o empréstimo, deixar a saúde em estado de calamidade, voltar a inflação, desemprego, quebradeira geral, funcionários públicos sem receber seus salários etc. Eu acredito em nosso País e nas autoridades constituídas, que graças a Deus, na sua maioria é séria e justa. Parabéns Exercito, Aeronáutica, Marinha, Justiça Federal e Estadual, Policia Federal e Militar, Ministério Público Federal e Estadual. Salve o Brasil!!!!

Arquivo do blog

Compartilhar no WhatsApp
Real Time Web Analytics