15 de julho de 2017

Os milicos gaúchos e a neve

Quando escrevo, são 8h40 da manhã de sábado (15). Temperatura: 17º; a máxima do dia deve chegar a 25º. Clima ameno e agradável que vai mudar radicalmente. Em menos de 24 horas - informa meu amigo Paulinho Barcelos em sua página do Facebook - a gauchada estará enfrentando temperaturas negativas, com grande possibilidade de neve já na segunda-feira (17).

Virou meteorologista, Montedo?
Não! Esse intróito (intróito é bom, hein?) foi apenas para lembrar que se repetem as condições de tempo existentes no inverno de 1965. Em 20 de agosto daquele ano, o interior do Rio Grande do Sul amanheceu coberto por um manto branco, fruto de uma nevasca nunca vista antes no Brasil. Abaixo, registros fotográficos daquele dia, feitos nos quartéis do antigo 17 RI (hoje, EASA) e 6º RAM (atual 29 GAC AP), em Cruz Alta.
17º Regimento de Infantaria
ESCOLA DE APERFEIÇOAMENTO DE SARGENTOS (EASA)



29º GRUPO DE ARTILHARIA DE CAMPANHA AUTO PROPULSADO

MILITARES


As imagens acima fazem parte do projeto Nossa Velha-Nova Cruz Altade autoria do médico Alfredo Roeber. O trabalho está hospedado no site da Unimed Planalto CentralVale a pena conferir. As imagens da nevasca estão na parte 29.
(Com informaçoes de MetSul Meteorologia)

11 comentários:

Julio Kimieski disse...

Gostei muito das fotos antigas como posso postar algumas que tenho aqui, de Curitiba E Santa Santa
Maria. Bom dia

Anônimo disse...

Friaca da bixiga kkkkk Senti frio só de ver as fotos kkkkk
Excelente!!!

daniel camilo disse...

Montedo, obrigado por publicar belas fotos históricas. Permita-me copia-las para guardar em meu álbum de recordações.

Anônimo disse...

Fala sério Montedo...com esse friozinho eu to varando campo em Vacaria, com a cachorrada nos calcanhar dos javalis.... Agora é que tá ficando bom hauahuahau

Anônimo disse...

Que postagem furreca ?!

Anônimo disse...

Captcha maldito !!!!!!

Anônimo disse...

bah, uma capa "Ideal" valia ouro nessa época

Anônimo disse...

Essa última foto mostra um grupo de militares do 29 GAC desfilando pela avenida principal com os uniformes doados durante a Segunda Guerra Mundial. Como nunca haviam sido usados, aproveitou-se a nevasca para usá-los nesse desfile improvisado na nevasca.

Alvimar Nascimento disse...

Muito legal! Obrigado.

Aspirante Poh disse...

E não podemos fazer uso do blusão de lã VO...

Anônimo disse...

Não gosto de muito frio, mas gostaria que uma parte desse frio viesse para o norte. Seria como se ligassem uma central de ar na cidade. Aqui tá um calor dos infernos. Sauna a céu aberto. O melhor lugar na minha casa é a geladeira, tá fresquinha que é uma beleza. Aos amigos gaúchos, um abraço e saudades dos churrascos e, até, do chimarrão que provei por lá.

Arquivo do blog

Compartilhar no WhatsApp
Real Time Web Analytics