5 de agosto de 2015

Jato da FAB transporta coração para transplante em 7 horas entre SC e DF

Doador tem 16 anos e receptor, 42; operação será no Instituto do Coração.
Equipes de controle de tráfego 'limparam caminho', economizando tempo.
Jato da Força Aérea Brasileira (FAB) transplanta coração para transplante entre SC e DF (Foto: FAB/Divulgação)
Jato da Força Aérea Brasileira (FAB) transplanta coração para transplante entre SC e DF
(Foto: FAB/Divulgação)
Do G1 DF
Um jato da Força Aérea Brasileira (FAB) foi usado nesta terça-feira (4) para transportar um coração entre Santa Catarina e Distrito Federal. O órgão foi retirado de um doador de 16 anos em Jaraguá do Sul (SC), e será reimplantado em um homem de 42 anos no Instituto do Coração, na capital federal.
Segundo a FAB, o Learjet U-35 decolou da Base Aérea de Brasília às 10h50 e pousou em Joinville, cidade a 33 km de Jaraguá. Dois cirurgiões e um enfermeiro responsáveis pelo transporte fizeram o trajeto entre as cidades catarinenses em um helicóptero da Polícia Militar.
O jato decolou de Joinville às 16h04 e chegou ao DF às 17h50 – apenas sete horas depois do início da operação. O caminho entre a Base Aérea e o Instituto do Coração foi realizado por um helicóptero do Detran.
A FAB afirma que os órgãos de controle do espaço aéreo também ajudaram a diminuir o tempo de voo, "limpando" o caminho e dando prioridade para o jato. Cada trecho foi reduzido em cerca de 20 minutos porque a aeronave viajou praticamente em linha reta, fora das aerovias tradicionais. O ganho total foi de uma hora, segundo a FAB.
Enfermeira responsável pela captação do órgão, Karine Lustosa afirma que o órgão poderia ter sido desperdiçado em caso de atraso. "O tempo de isquemia [falha na circulação sanguínea por obstrução] do coração é de quatro horas", diz.
A missão de transporte foi coordenada pela Salvaero Curitiba, unidade da Aeronáutica responsável por missões de busca e salvamento na região Sul. Equipes da PMSC, do Detran-DF, do Hospital São José de Jaraguá do Sul e da Central Nacional de Transplantes também se envolveram no procedimento.
G1/montedo.com

Nenhum comentário:

Arquivo do blog

Compartilhar no WhatsApp
Real Time Web Analytics