14 de julho de 2016

A Venezuela, as Forças Armadas e o mea-culpa do PT

A matéria é sobre a crise na Venezuela, mas permite entender com mais clareza a frustração da esquerda bolivariana tupiniquim, expressa na Resolução do Partido do Trabalhadores de maio deste ano, a qual afirma:
"Fomos descuidados [...] em modificar os currículos das academias militares; promover oficiais com compromisso democrático e nacionalista;"
Se as Forças Armadas brasileiras - de fato! - transformaram-se no 'Severino' da Nação,  por outro lado mantiveram a solidez necessária para que a ideologia esquerdista não ultrapassasse o muro dos quartéis.
Leia e entendam o que poderia ser o Brasil de hoje, se o projeto das esquerdas latino-americanas - by Foro de São Paulo -1990 - tivesse seguido adiante.

Venezuela
Maduro se apoia em militares em meio ao caos econômico
Forças Armadas vão fiscalizar carga nos portos e distribuir comida
Caracas (AFP) - Os militares venezuelanos ordenam filas nos supermercados, custodiam caminhões de alimentos e cultivam. Agora, vão fiscalizar a carga nos portos e distribuir comida. O presidente Nicolás Maduro se apoia nas Forças Armadas para mitigar a grande escassez.
Na noite de terça-feira (12), Maduro deixou os cinco principais portos do país sob comando de uma autoridade militar, como parte de um enorme deslocamento de soldados para a recém-lançada "Missão de Abastecimento Soberano", a cargo do próprio ministro da Defesa, general Vladimir Padrino López.
Acompanhado do general do Exército, Maduro disse que, na segunda-feira, primeiro dia de aplicação de um plano de fiscalização em portos e empresas de produtos básicos, observou-se o "caos", o que favorece "a corrupção".
Entre dezenas de caixas de frango que circulavam para serem empacotadas, o general Pedro Álvarez garante que tudo é verificado: qual tipo de matéria-prima chega às empresas, a capacidade instalada e de armazenamento, a quem se dirige o produto final e a quais estabelecimentos comerciais ele chega.
— Caso se esteja desviando, nós tomaremos medidas bem severas. São as instruções. Estamos fazendo uma verificação dos estoques, das máquinas — explica à imprensa o comandante da zona de defesa do estado Miranda (centro).
Maduro, que enfrenta uma baixa popularidade, espera que os militares ponham ordem à distribuição de mercadorias e reduzam a enorme escassez de mais de 80% nos alimentos e medicamentos, que gera angústia nos venezuelanos e provoca longas filas nos supermercados.
— O governo deve governar os portos: saber o que entra, saber o que sai, saber o que está ali e saber para onde vai, É uma guerra. Por isso, foi colocado o comando das Forças Armadas à frente da guerra, como deve ser — afirmou o vice-presidente Aristóbulo Istúriz, em um fórum sobre economia.
Como suporte jurídico às medidas de intervenção, o governo anunciou nesta quarta-feira a extensão, por 60 dias, do estado de exceção diante da emergência econômica, que Maduro decretou em janeiro e já prorrogou em três ocasiões.
O governo socialista assegura que os produtos são desviados para o contrabando e a revenda. O governo atribui essa situação a uma "guerra econômica" de empresários e da oposição para derrubá-lo.

"Dividir o que não tem!"
Analistas e empresários asseguram, entretanto, que o problema é a produção, como consequência do controle de preços e da falta de dólares para importar, considerando-se o rígido controle cambial que existe desde 2003.
— Isso é dividir a escassez, dividir o que não tem. É impossível que resolvam o problema se não aumentarem a produção — disse à AFP o economista Luis Vicente León, da Datanálisis, referindo-se ao que chamou de "desastre econômico".
Golpeada pela queda dos preços do petróleo, a Venezuela também sofre com a inflação mais alta do mundo: 180,9% em 2015, e 720% em 2016, segundo projeção do Fundo Monetário Internacional (FMI).
— Estamos enfrentando uma guerra. Não tenho dúvida de que, por isso, o general Padrino está assumindo novas responsabilidades (...) saberá como batalhar — disse nesta quarta-feira o ministro da Agricultura, Wílmar Castro, um dos dez militares que integram o gabinete de 30 ministros.
Segundo Maduro, a iniciativa privada controla 93% da distribuição de produtos básicos e - afirmou - está "pulverizando" todo o sistema com o acúmulo e a especulação.

"Um enorme disparate!"
Com seu plano, Maduro ordenou que todos os ministros se subordinem a Padrino López, que agora se tornou um dos homens mais poderosos da Venezuela.
— Subordinar toda a estrutura do Estado a Vladimir Padrino traça o caminho da Venezuela: o diálogo para a transição será com os militares — opinou a especialista em assuntos de segurança, Rocío San Miguel.
O presidente do Parlamento, Henry Ramos Allup, considerou um "enorme disparate entregar aos militares a última etapa dessa tragédia".
"É uma vergonha", ressaltou o opositor.
Padrino López, um militar de 53 anos com fama de fidelidade ao chavismo, diz que não se trata de militarizar a economia, mas de levar "ordem e disciplina" em meio à "guerra econômica".
Com 165.000 homens, 25.000 na reserva e outros milhares da chamada Milícia Popular, a Força Armada Nacional Bolivariana (FANB) está, atualmente, no comando de ministérios-chave, como o da Fazenda, o de Alimentação e Terras, o de Pesca e Aquicultura, Energia Elétrica e Moradia, entre outros.
Em fevereiro passado, Maduro criou uma companhia militar de mineração, petróleo e gás, que se somou à lista de empresas controladas pela FANB, como um canal de televisão, um banco, uma montadora e uma construtora.
ZERO HORA/montedo.com

Arquivo do blog

Compartilhar no WhatsApp
Real Time Web Analytics