As aeronaves, da Força Aérea Sueca, deverão chegar no Brasil nas próximas semanas. Os aviões sobrevoarão os céus do Brasil durante os Jogos da Rio-2016
Leonardo Coutinho
A Força Aérea Brasileira (FAB) receberá ainda neste mês três caças Gripen, que sobrevoarão os seus dos Brasil durante a Olimpíada do Rio de Janeiro. As aeronaves são semelhantes às adquiridas pelo Brasil, como parte do programa de modernização das FAB, cuja previsão de entrega das primeiras aeronaves que é de 2019. A notícia publica pelo site DefesaNet foi confirmada por um alto oficial da FAB.
Além dos caças, a FAB terá à disposição um Boeing 767. O avião, com capacidade para 254 militares, tem chegada prevista para manhã deste domingo, na base do Galeão, no Rio de Janeiro.
O jato, que será usado para o transporte de tropas, foi alugado e deverá ficar à disposição da FAB por três anos. O valor do contrato foi de 19,8 milhões de dólares. Segundo a FAB, o aparelho, que tem autonomia de voo para uma viagem entre Tóquio e Brasília, apenas com uma escala, substituirá o Boeing 707, que foi desativado em 2013 depois de 27 anos de uso.
Atualização
A assessoria da FAB informa que os caças Gripen, da Força Aérea Sueca, que chegarão ao Brasil não têm a função de reforçar a segurança dos jogos, que já está definida. Os aviões farão exibições e serão apresentados às autoridades e população. A FAB informou ainda que, devido a um atraso registrado nos Estados Unidos, o Boeing 767 chegará somente este domingo.