24 de julho de 2016

Comandante de batalhão do Exército morre após passar mal durante treinamento físico em Brasília


Brasília (DF) - O Comandante do 16º Batalhão Logístico, coronel André Ricardo de Amorim Leite, faleceu na manhã deste domingo (24), após passar mal durante uma atividade de corrida em forma da chamada 'Força Planalto'(ForPlan), contingente das Forças Armadas que atuará na segurança dos Jogos Olímpicos no Distrito Federal. O militar foi encaminhado ao Hospital das Forças Armadas, mas não resistiu.

Amorim Leite pertencia ao quadro de Material Bélico e formou-se na Academia Militar das Agulhas Negras em 1992. Ele havia assumido o comando da unidade em janeiro de 2015.

58 comentários:

Sylvio Moya disse...

Nossos sentimentos a família do militar. Muitas vezes somos questionados sobre passar mal em atividades fisicas. Ninguém na verdade sabe a hora. Que Deus o tenha

Elisabeth - Pq/5 disse...

Deus tá precisando de reforços eh seu exército contra o mal. Acho que chamou o coronel pra ajudar a organizar as coisas. Foi uma honra ser sua amiga. Deus ilumine sua nova caminhada.

Anônimo disse...

Conhecia-o muito bem, uma tristeza o que aconteceu. Sentimentos à família.
Agora, com relação aos TFMs e TAFs, precisam ser revistos os procedimentos e condições de execução do TF no EB e demais Forças. Têm havido muitas ocorrências e isso não pode ser ignorado. A nova portaria que regula o TAF, publicada na semana passada, não apresentou nenhuma melhora ou conduta no que já é praticado, pelo contrário.
O conselho que fica é prevenção + preparação. Previnam-se com todos os exames médicos necessários - na leve suspeita, investigue a fundo - e preparem-se com rotinas semanais de atividades físicas.
Maj QCO Leonardo

Eloyr disse...

Que Deus conforte a sua família. Os patriotas deste país lamentam profundamente! Eloyr/Ctba,Pr.

Anônimo disse...

Pessoas estão morrendo todos os dias de infarto. Na vida militar, não estão "dando bola" para a realidade. Parece até aquela atividade chamada "canguru", este arrebentou os joelhos de muita gente até que alguém acordasse para mandar acabar com ele.

Anônimo disse...

Fui aluno do CFS/97 na EsMB, atual EsSLog. Lembro do TC Amorim Leite quando era instrutor do CFS, ainda como tenente. Militar tranquilo e discreto.

Grande perda.

Meus pêsames aos familiares.

Ass

Ex-2ºSgt, atualmente, Técnico Judiciário do TRE.

Anônimo disse...

Mais uma morte. Não ha necesidade de luta/guerra/guerrilha/terrorismo oficial para termos morte sem sentido/ilógica/desnecessaria nas fileiras militares. Temos a "genealidade dos ramos de café", e vai piorar, quem viver verá.

jakson disse...

Fatalidade,e uma perca sem tamanho mais sem generaliza pessoal ele era comandante não teve nada sobre Carregado era apenas uma corrida poderia ter acontecido em qualquer lugar ele deveria estar com algum problema,por isso que médico a cada seis meses vamos nos cuidar mais da saúde fazer checapes mais vezes pode acontecer com qualquer um em qualquer atividade física meus sentimentos a família que conforte o coração vai com Deus coronel militar não morre se reagrupa para atormentar o inimigo..

luiz carlos nepomoceno siqueira disse...

Também fui da turma de 97, fiz Mnt Com. Ele foi para EsIE período básico?
Não estou lembrando dele lá.
Também passei em concurso.
Era do pel Golf.

Renir Maria disse...

EU NÃO O CONHECIA PESSOALMENTE, MAS MEU FILHO SERVIU NESTA UNIDADE POR OITO ANOS,QUANDO ELE NOS DEU A NOTÍCIA, EU LAMENTEI MUITO, PORQUE UM HOMEM TÃO JOVEM MORRE ASSIM EM PLENO VIGOR FPISICO, DEUS RECEBA ELE NO CÉU.

Anônimo disse...

eu eu tb fiz o CFS e servi com ele depois, gente boa aqui.

também passei em concurso, analista da receita.

abraços.

Anônimo disse...

EM NOME DO 16º BATALHÃO LOGÍSTICO, BATALHÃO TENENTE GENERAL NAPPION, AONDE TENHO A HONRA DE SERVIR NOS DIAS ATUAIS, CONHECI MUITO BEM O TC AMORIM LEITE, SEM PALAVRAS PRA DIZER O QUANTO ELE ERA GENTE BOA, CONVERSAVA COM A TROPA TODA, DESDE O MAIS MODERNO ATE O MAIS ANTIGO, PALAVRAS DE INCENTIVO, NOS ENSINANDO SEMPRE O CAMINHO DO CERTO, DO JUSTO, OBRIGADO CORONEL POR TUDO, SAIBA QUE O SR SOMOU MUITO NA VIDA PESSOAL E PROFISSIONAL, DESCANSE EM PAZ.

FAMÍLIA 16 BLOG

Anônimo disse...

Conheci o aspirante Amorim Leite bem como o asp Brasil neste mesmo Batalhão onde comandava. Oficial extremamente inteligente. O Exército brilha menos a partir de ontem. Deus o receba com todas as honras. Ex-Ten Onaldo

Anônimo disse...

Eu acho que domingo era para está com a família...

Anônimo disse...

Isso é verdade!!! Pessoas estão morrendo todos os dias de infarto. Na vida militar, não estão "dando bola" para a realidade. Mais gente irão morrer ainda nos quartéis TFM com sol quente e baixa umidade, ou TAF também, militar nunca será superior a SAÚDE, pois bebem bebida alcoólica, fuma, etc, ainda querem ter uma vida de super homem, quando morrer mais oficiais/sargentos irão analisar uma melhor maneira o TFM e TAF.

jorge mike disse...

Meus pêsames à familia.... o Cel Amorim Leite era uma grande pessoa e de fácil trato com superiores e subordinados.... Lastimamos essa grande perda...

Léo disse...

Meus sentimentos à família do Tenente-Coronel Amorim Leite.Toda a Terceira Brigada de Infantaria Motorizada, Brigada Visconde de Porto Seguro, está consternada com o falecimento.Que JESUS CRISTO o rebeba pelas mãos ,na entrada do seu Paraíso.

Unknown disse...

Que Deus comforte a toda familia colegas amigos e que Deus de um bom lugar a este guerreiro

Anônimo disse...

Mais um militar do exército brasileir o que falece ao realizar o TAF. Até quando as autoridades irão fazer vista grossa sobre esse assunto. Saiu uma nova portaria onde aumenta a idade dos militares para alguns exercícios, pelo amor de Deus, se como está já morre militar ao realizar tal procedimento imagine aumentado? É lamentável.

Anônimo disse...

O TC Amorim Leite assumiu o comando no ano passado.
Era, realmente, uma pessoa nobre. Bom para com todos.
Uma perda muito grande para seus amigos e também para as OM que precisam do apoio do 16º B Log. Fazia de tudo para nos ajudar.

joao roberto disse...

Que DEUS Conforte a família e ele esteja num bom lugar

Anônimo disse...

QUE DEUS RECEBA BEM O EXCELENTE MILITAR QUE VEIO A ÓBITO CUMPRINDO SUA MISSÃO.
O QUE FALTA PARA REVER-MOS ESSAS INVENÇÕES DE EDUCAÇÃO FÍSICA.

Anônimo disse...

Que Deus o tenha e conforte os corações de sua família.

Anônimo disse...

A Tabela com novos índices foi publicada na sexta. Os valores aumentaram em todos os niveis

Anônimo disse...

No período que estive servindo no Parque/5, o então Capitão Amorim Leite teve passagem exemplar pela Unidade. Meus sentimentos a família e amigos pela grande perda.
Ex-Cb Sidnei Pq/5.

Anônimo disse...

Meus sentimentos aos familires e a familia militar. É grande o numero de militares morrendo durante as atividades fisicas. Acho que deveriam rever essas atividades. Tambem acho que temperatura verso umidade de Brasilia deverá ser considerada. Para o exercito sera menos um mas para a familia com certeza sera um eterno vazio.

Anônimo disse...

Não foi no TAF
Se informem antes de criticar

Tenente BONINA disse...

Meus sentimentos e vibrações de conforto à família e amigos !

Sergio Rodrigues disse...

Fato lamentável ! Os nossos sentimentos para a família enlutada!!! Eu já servi no 16º B Log, nos anos de 80 à 83 ! Já vi muitos militares com a idade de 35/45 anos passarem mal e até morrerem , pelo simples e obrigatório TAF!CUIDEM-=SE!!! Ao menor sinal de aperto no peito e dificuldade de respiração, para o exercício!!! NUNCA PROCURE DAR MAIS QUE SUA REAL CAPACIDADE!!!

Anônimo disse...

Esse sim era Comandante. Dentre tantas qualidades, inteligente, dinâmico e de fina educação, sempre com seu pensamento voltado a motivação de sua tropa ao cumprimento de missão e esquecer que lidava com homens. O resto também são tb comandantes, mas de de campo de concentração.

Anderson Medeiros disse...

Exército Brasileiro está de luto... Perdemos um grande militar. Instrutor da minha turma de Formação de Sargentos em 1998 na Escola de Instrução Especializada e na Escola de Material Bélico... Gente da mais alta qualidade.
Descanse em paz, Cmt!!! Tenha a certeza que os seus ensinamentos, a sua camaradagem, os seus bizus, a sua atenção preocupada com seus alunos e a sua educação, jamais serão esquecidas pelos que aqui ficaram.

Anônimo disse...

querem mostrar para a sociedade uma imagem ... enquanto isso os corruptos saqueiam o Brasil ...

Anônimo disse...

Mas poderia ser ... lembre-se disso ... tem que melhorar o TAF ...

1º Sgt GERSON Pq3 disse...

Ele foi comandante de meu Pel (Alfa), em '98, turma Guararapes. Gente boníssima. Fico triste pelo ocorrido assim como outros tantos colegas de turma que tiveram a honra de conhecer-lhe.

cleiton dos santos silva disse...

Servi com ele em 1993 quando ele era aspirante a oficial no 16 Blog,sentimentos de pesar a família do coronel

cleiton dos santos silva disse...

Servi com ele em 1993 quando ele era aspirante a oficial no 16 Blog,sentimentos de pesar a família do coronel

cleiton dos santos silva disse...

Servi com ele em 1993 quando ele era aspirante a oficial no 16 Blog,sentimentos de pesar a família do coronel

Marcos Junior disse...

Que Deus conforte toda família sabemos andre que vc é especial para Deus ele precisa de pessoa boa como vc. Sentimentos família tonho onde vc adorava descançar em sua casa de praia araruama.

Anônimo disse...

Sou do 16° B log e estou muito triste ele era um ótimo comandante. Duas correções no post a cima está que ele era Tenente Coronel e assumiu o comando do batalhão em janeiro desse ano, na verdade ele já era Coronel e assumiu o comando do 16° blog em janeiro de 2015!

Anônimo disse...

Que Deus conforte a família neste momento de grande pesar.

A despeito de toda a tristeza, devemos agradecer a Deus pelo tempo que nos permitiu conviver com o Cel Amorim Leite e devemos nos lembrar que ele nos deixou no cumprimento do dever, fazendo aquilo que mais gostava: apoiar e servir.

Hoje o cinza está mais chumbo do que aço. Mas o luto não será perene e a memória do "Logístico" será honrada, diariamente, por seus comandados.

Talvez nossas formaturas fiquem mais curtas mas, certamente, ficarão mais tristes.

J Carlos disse...

É uma pena que um amigo jovem, batalhador, "do bem", que sempre ouvia os companheiros, não poderá estar presente no nosso dia-a-dia. A família, esposa, filhos e amigos deixo meu pesar pela perda.

Anônimo disse...

Q DEUS O TENHA EM UM BOM LUGAR E LHE DER O DESCANSO ETERNO. AGORA TEM EX MILITARES QUE VEM AQUI FAZER PROPAGANDA DE QUE É ANALISTA É TÉCNICO DISSO OU DAQUILO NINGUÉM ESTÁ INTERESSADO EM SABER O QUE VCS SÃO. QUEREM APARECER PENDUREM UMA MELANCIA NO PESCOÇO SEUS RIDÍCULOS, QUANTA VAIDADE E SOBERBA, VOCÊS QUE VEM ATÉ NESSE BLOG FAZER ISSO SÃO UNS PATETAS UNS PERFEITOS IMBECIS; SIGAM SUAS VIDAS SEUS ZÉ MANES.

Anônimo disse...

Agora militares têm que fazer barra no TAF até os 49 anos. Tá tudo resolvido...

Luiz Claudio disse...

OBRIGADO POR TUDO, QUERIDO COMANDANTE!
.
É em choque e com profundo pesar que recebo esta terrível notícia. O então 1º Tenente Amorim Leite foi meu Comandante de Pelotão na saudosa e inesquecível Escola de Material Bélico, em 1997...
.
Como comandante, ele me disse algo que, desde então, trago comigo e levarei para todo o sempre. Ele me disse durante o TAF Final do CFS daquele ano: "Luiz Claudio, confie em si. Quando fizer isso, nada vai te segurar, pois talento e inteligência vc tem de sobra."
.
Eu nunca pude dizer para ele o quanto ele fez a diferença para mim.
.
Depois disso, servi por mais de 10 anos na Brigada de Infantaria Paraquedista, formei-me em Geografia na UFRJ, dei baixa do EB para realizar o sonho de cursar Mestrado, tornei-me Professor, fiz Especializações na UERJ e na UNIRIO... Sempre tendo em mente aquelas frases tão singelas quanto inspiradoras das quais nunca me esquecerei...
.
Que Deus o tenha em paz. E que Ele conforte a sua família e seus amigos!
.
A admiração, o respeito, o carinho e a gratidão serão eternos de minha parte, Comandante!
.
BRASIL!

Anônimo disse...

Antes de mais nada, meus sinceros pêsames a família. Agora me desculpem, mas é impossível não perguntar: corrida em forma, perto do meio-dia, num domingo, em Brasília,comandante de uma tropa de apoio logístico, vejam bem, sem ser de emprego peculiar (FEsp, Pqdt, Selva, etc), é isso mesmo? Não dá pra acreditar. Com certeza tudo que é previsto nos regulamentos do Exército foi cumprido. Condições climáticas, QTS, prevenção de acidentes, etc. Por que se não foram atendidas as prescrições regulamentares, se o objetivo era apenas embuste por motivo da olimpíadas, que se puna exemplarmente o responsável, inclusive criminalmente, pois se fosse um 3º Sgt o comandante da fração, iria conhecer o capa-preta com certeza. Não vou aqui fazer juízo sem conhecimento de causa, mas é fácil saber quem deu a ordem, como eu disse, certamente regulamentar.
STen Cav

Anônimo disse...

O que deve ser levado em conta é qual a finalidade de realizar uma atividade desse tipo em pleno domingo, concerteza foi mais uma aventura de algum general que inventa essas atividades de corrida em forma sem se preocupar com a tropa.estando preocupado somente em se auto promover aparecendo na mídia que o exército está se preparando para os jogos olímpicos me pleno domingo

JAIME LUIS DE SOUZA Souza disse...

Tive que me ver lutar...
Tive que me ver sangrar... eu cai,
Como um bom guerreiro, reergui,
Por isso vim, vivi, venci!

Descanse em paz meu Camarada!

Anônimo disse...

Por favor, leia a matéria.
Grato

MARCOS TÚLIO PEREIRA disse...

Lamentável, um militar ímpar , foi meu instrutor no CFS e depois tive a oportunidade de trabalhar com ele em 2005 na extinta ESMB e posso dizer que o exército perde um grande profissional. Meus sentimentos a família.

Jacinta Maria Leite Ferrer Jacinta Ferrer disse...

Meu mais profundo sentimento de tristeza e pesar,por tão prematura e tão grande perca!Em nome de todos os Filhos da Família Leite do Brasil!Em nome de todos os Patriotas Intervencionistas da nossa Nação, Nossas Condolências à todos os seus Familiares que choram à Grande Dor da Saudade! Às FFAA que Perde um Grande Guerreiro! Honrado Heróico da Cidadania!Da Ordem e Progresso e Soberania do Brasil!TC AMORIM LEITE!VOLTA PARA OS BRAÇOS DE DEUS!OS HERÓIS NAO MORREM!SÃO CHAMADOS PELO DIVINO PAI ETERNO,PARA VOLTAR AO SEU POSTO DIVINO!JUNTO COM OS ANJOS E OS ARCANJOS PARA À MILÍCIA SANTA! O PODEROSO E INFINITO EXÉRCITO DE DEUS!VAI EM PAZ...AMÉM.

Anônimo disse...

Meus pêsames.Joaquim, Ex Cabo, agora Auditor da Receita Estadual de Tocantins.

Anônimo disse...

Meus sentimentos á familia, Descanse em paz Coronel.



Anônimo disse...

Com esta mudança de tabela mais militares podem falecer. Os calção pretos só fazem isto treinar, se alimentam bem. Não podem comparar eles com os demais integrantes do EB. O bizú é sair QAO e não se "matar" por menção. Vamos até Cap QAO na antiguidade. Companheiros QAO, façam somente o básico e caso se sentirem mal, procurem a Junta Médica. Fico triste ao ver subtenentes com mais de 40 anos tomando energéticos e vitaminas para conseguirem um "E" para poderem ser QAO.

Lucas. disse...

E assim era na vida civil.

Umas das pessoas mais educas que já conheci. Ser humano de um plano diferenciado. " Amigo de infância"

Lucas. disse...

O conheço desde minha infância, um ser humano diferenciado em todos os aspectos,educacão extrema.
Fique na paz do senhor André.

Lucas. disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Penha disse...

Não sei explicar o real motivo, talvez a falta de sorte, ou dia era dele..eu o conheci quando ele era Chefe da 4ª Seção da 14ª Bda, em meados de 2010/11, o então Maj Amorim Leite..era uma pessoa muito comunicativa, sempre alegre, sorridente, prestativa, muito dedicada ao seu trabalho....vá com Deus, Cel..o Sr morreu muito jovem, lamentável...que Deus conforte toda a família enlutada..

Jan Carle disse...

Tive a oportunidade de servir com este excelente militar, quando o mesmo era 1º Ten na Escola de Material Bélico em 1994. Só tenho boas lembranças do mesmo. Sempre disposto a ajudar ao próximo e de uma educação sempre exemplar. Meus sentimentos à Família, que descanse em paz TC Amorim.

1º Sgt MB Jan Carle

Arquivo do blog

Compartilhar no WhatsApp
Real Time Web Analytics