15 de julho de 2016

Rio 2016: pressão dá certo e agentes da Força Nacional vão ganhar quase 150% de aumento nas diárias

Agentes da Força Nacional receberão aumento de quase 150% na diária
Rodrigo Viga Gaier
RIO DE JANEIRO (Reuters) - Os agentes da Força Nacional de Segurança Pública vão ganhar uma aumento na diária para a Olimpíada do Rio de Janeiro que pode chegar a quase 150 por cento, segundo duas fontes próximas à organização dos Jogos, um dia após membros da força reclamarem das condições de alojamento durante o evento.
Parte dos agentes que já estão no Rio de Janeiro desde a semana passada está recebendo uma diária de 224 reais. Com o aumento o valor passará para cerca de 550 reais, segundo uma das fontes. "Isso foi acordado e acertado nas últimas horas com a Casa Civil", disse a fonte, sob condição de anonimato.
"Houve uma pressão nas últimas horas e a gente sabe que tem gente sendo insuflada por grupos que querem que a segurança não funcione. Mas é segurança, não pode dar errado em um evento como este em que o mundo olha para o Brasil", acrescentou a fonte.
Mesmo com o aperto fiscal, segundo essa fonte, há gordura e espaço para o aumento no valor das diárias, uma vez que o contingente será bem menor que o programado inicialmente. Em vez de quase 10 mil homens da FNSP serão de 5 a 6 mil.
"Isso criou uma margem. As diárias levaram em consideração a demanda, os preços mais altos no Rio de Janeiro por conta dos Jogos e é praxe acontecer em cima da hora de grandes eventos", declarou a fonte.
Os novos valores devem começar a vigorar de três a quatro dias antes dos Jogos e terminar um dia após o evento. A Rio 2016 começa 5 de agosto, e a cerimônia de encerramento ocorre dia 21 de agosto.
"Esse aumento vai ser importante para nós. As coisas aqui são muito caras, e o dinheiro não dá. Eu estou dividindo um apartamento com seis amigos e por isso até que dá", afirmou um agente do Tocantins que está no Rio.
"Não vim para ganhar dinheiro, foi mais pela experiência mesmo. Quem veio pensando nisso deve estar com dificuldades", acrescentou.
A perspectiva é que a medida dê uma "acalmada" nos ânimos dos agentes que já estão na cidade. Houve reclamações contra as condições de estrutura e hospedagem do condomínio Minha Casa Minha Vida onde estão alocados em Jacarepaguá, perto do Parque Olímpico, coração dos Jogos.
Os agentes que reclamaram alegaram que o local não tinha luz, água e camas suficientes. Afirmaram, ainda, ter recebido apenas uma farda para trabalhar durante o período que passarão no Rio.
Além disso, argumentaram que estavam sendo intimidados por milicianos e traficantes da região para não circularem com armas e fardas. Os agentes ameaçaram abandonar os postos e voltar para seus Estados se não houvesse uma solução.
"Resolvemos na totalidade ou estão em fase final de solução as reais pendências como fardas, camas, colchões e outros", disse uma outra fonte.
"Tudo isso foi usado como elemento para chamar a atenção da sociedade e tem como pano de fundo a discussão sobre diárias", acrescentou.
Segundo uma terceira fonte, ligada à área de segurança, não há elementos reais sobre as especulações relativas a ameaças de milícias.
Autoridades federais e estaduais têm reiteradamente garantido o sucesso da segurança dos Jogos, em meio ao aumento das preocupações com episódios de violência na cidade às vésperas da Olimpíada.
UOL/montedo.com

Arquivo do blog

Compartilhar no WhatsApp
Real Time Web Analytics