26 de julho de 2016

RJ: caças da Marinha colidem no ar durante treinamento. Um dos pilotos está desaparecido

Caças da Marinha da frota da Rio-2016 batem e uma delas cai no mar
MARCO ANTÔNIO MARTINS
DO RIO
A colisão de dois caças da Marinha, durante um treinamento militar, derrubou um deles no mar, na tarde desta terça (26), próximo à Saquarema (RJ), na região dos Lagos. A outra aeronave conseguiu pousar em terra, mas também ficou danificada.
A Marinha abriu um inquérito para apurar o que causou o acidente, que aconteceu quando duas aeronaves AF-1B treinavam ataque a alvos de superfície com a fragata Liberal, a cerca de 100 quilômetros do litoral do município de Saquarema.
De acordo com a Marinha, o piloto do caça que afundou estava sendo procurado por equipes de militares em embarcações e helicópteros, junto com o Corpo de Bombeiros. Em nota, a Força afirmou que houve uma "provável ejeção do piloto", que não foi identificado.
O AF-1B que caiu foi encontrado e uma operação foi montada para retirá-lo do mar. Tanto ele quanto a outra aeronave fizeram parte do programa de modernização de 12 caças da Marinha feito pelo Ministério da Defesa para os Grandes Eventos.
Iniciado em 2012, o projeto pretendia preparar todas as aeronaves para a Copa do Mundo de 2014, mas não conseguiu concluir a preparação em tempo hábil. Elas estavam prontas para atuar na Olimpíada, caso fosse necessário.
Os aviões modernizados cuidariam do controle do espaço aéreo nos Jogos, que terão início em dez dias.
O Ministério da Defesa investiu R$ 790 milhões no programa de modernização destinado à Marinha, à Aeronáutica e ao Exército.
Durante o exercício, ao se afastarem da fragata simultaneamente, para simular uma nova formação de ataque, os dois caças colidiram no ar.
Uma das aeronaves conseguiu retornar e pousar, em segurança, na Base Aérea Naval de São Pedro da Aldeia, a 59 quilômetros de Saquarema, na região dos Lagos.
Em nota, a Força informou que está dando "apoio à família do militar" que caiu no mar e até, às 20h desta terça (26), permanecia desaparecido.
O AF-1B foi projetado para a aviação militar dos Estados Unidos na década de 1950. O modelo da Marinha foi construído no final da década de 1970. Em 1998, o Brasil comprou 23 caças das Forças Armadas do Kwait. Além do Brasil, as forças aéreas da Argentina e de Israel possuem a mesma aeronave.
Queda caças
FORÇA AÉREA
Há 20 dias, uma outra aeronave, essa da Força Aérea Brasileira, caiu em Santa Cruz, na zona oeste do Rio. Os dois tripulantes se salvaram. Na ocasião, eles conseguiram ejetar e pousar em terra, segundo nota da FAB.
A aeronave caiu em uma área desabitada da própria base aérea. Ninguém ficou ferido no acidente. O caça da Aeronáutica também havia sido modernizado pela Força: era F5-FM Tiger. Bombeiros da própria FAB é que chegaram ao local. Um inquérito foi aberto para apurar as causas do acidente.

CONTROLE AÉREO
Desde 20 de julho teve início o controle do espaço aéreo do Rio para a Olimpíada. A Aeronáutica irá monitorar, no dia da abertura do evento, em 5 de agosto, por exemplo, mil pousos e decolagens de aeronaves executivas e cerca de 700 voos comerciais somente nos aeroportos Santos Dumont e Galeão, no Rio. Qualquer aeronave que entre no espaço aéreo delimitado pode ser interceptada e até abatida, o que é considerada pelos militares uma medida extrema e que depende de decisão da presidência da República.
UOL/montedo.com

13 comentários:

Unknown disse...

Vamos torcer para que tenha dado tudo certo com a ejeção do banco do piloto. São dois para quedas, um menor para estabilizar a descida e dependendo da altitude em ocorreu a ejeção, um maior, quando o banco é liberado e o piloto aterrissa. Só que neste caso a aterrissagem foi no oceano, com baixa temperatura da água. Cada um com a sua Fé, oremos por este Herói.

Anônimo disse...


Comando manda prender bombeira do Paraná que tirou fotos sensuais
Caso aconteceu em Curitiba em fevereiro, mas punição só saiu neste mês.
Pela transgressão, a soldado Lilian Villas Boas pode ficar oito dias detida.

http://g1.globo.com/pr/parana/noticia/2016/07/comando-manda-prender-bombeira-do-parana-que-tirou-fotos-sensuais.html

Anônimo disse...

Força a família do piloto, estamos orando!

Anônimo disse...



Contra terrorismo, militares das Forças Armadas reforçam segurança no DF. Militares protegem áreas e prédios considerados estratégicos e potenciais alvos de ataque, como estações de energia elétrica e centros de treinamento.

http://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia/cidades/2016/07/26/interna_cidadesdf,541726/contra-terrorismo-militares-das-forcas-armadas-reforcam-seguranca-no.shtml

Anônimo disse...

Não vi no blog a noticia do comandante do 16 blog que morreu em um treinamento força planalto para os jogos olimpicos e nem o boato de incluirem os militares na reforma previdenciaria.

Unknown disse...

É muito revoltante. O governo FHC e Lula, via Foro de São Paulo, acabaram com as FFAA. O projeto FX dos caças se arrasta por mais de 20 anos. Os Grippen, não sabemos quando chegarão.Hoje os F5 da FAB são aeronaves que foram usados na guerra do Vietnam e os americanos descartaram no final dos anos 70, é o aqui o que mais moderno que temos. Dos 29 caças AF-1 Skyhawk, A Marinha só conseguiu modernizar dois , sendo que um caiu hoje. Lamento pelo piloto.

Anônimo disse...


Alckmin sanciona lei que permite a entrada de ‘baixinhos’ na Polícia Militar.

http://blogs.correiobraziliense.com.br/papodeconcurseiro/alckmin-sanciona-lei-que-permite-entrada-de-baixinhos-na-policia-militar/

Sub Fab RR disse...

Os caças são da Marinha mas a foto é de um dinossauro F-5 revitalizado da FAB. Infelizmente em qualquer manobra aérea existe o risco de incidentes/acidentes. Espero que esteja tudo bem com o piloto que se ejetou. A aeronave que se dane! Perdas matérias têm reposição, já uma vida...que as buscas tenham sucesso e o encontrem são e salvo!

montedo.com disse...

"Anônimo disse...
Não vi no blog a noticia do comandante do 16 blog que morreu em um treinamento força planalto para os jogos olimpicos e nem o boato de incluirem os militares na reforma previdenciaria."

Você está falando sério?
http://montedo.blogspot.com.br/2016/07/vala-comum-governo-temer-quer-regime.html
http://montedo.blogspot.com.br/2016/07/ate-entao-intocaveis-militares-entrarao.html
http://montedo.blogspot.com.br/2016/07/comandante-de-batalhao-do-exercito.html

Anônimo disse...

Anônimo cego. Que coisa heim !!!! Será que sabe ler.

Anônimo disse...

Foi um ataque do estado islâmico?

Anônimo disse...

Quem quer ter Força Aérea/aeronaval tem que ter muito dinheiro. Depois desse acidente, quantos sobraram em condições de voo? O colete do piloto não infla automaticamente e não tem um localizador ou sinalizador eletrônico ou luminoso? Será que estou vendo muitos filmes modernos na TV? Estou torcendo por ele.Esses são corajosos em voarem nesse OBJETOS VOADORES ULTRAPASSADOS.

Diego H disse...

Alguém esqueceu de ligar a ceta aí.....

Arquivo do blog

Compartilhar no WhatsApp
Real Time Web Analytics