18 de novembro de 2016

MS: índios protestam em Campo Grande contra saída de coordenador da Funai, substituído por coronel do Exército

Índios interditaram rua da Funai em protesto contra saída de coordenador
Luana Rodrigues, Fernanda Yafusso e Cristiane Reis
Campo Grande (MS) - Com faixas, cartazes, arco, flecha e até monitores de computadores, cerca de 20 indígenas bloquerama a Rua Maracaju, próximo a Pedro Celestino, em frente a sede da Funai (Fundação Nacional do Índio), no Centro de Campo Grande. Em Aquidauana, o quilômetro 527, da BR-262, foi interditado por cerca de 300 indígenas, conforme a PRF (Polícia Rodoviária Federal)
Os manifestantes protestavam contra a exoneração do coordenador regional da Funai, Evair Borges e a nomeação do coronel reformado do Exército, Renato Vida Sant'Anna para o cargo. Desde a última quinta-feira (10), índios ocupam o prédio a sede do prédio, na Capital, como forma de protesto.
Conforme a líder terena, Hekere Terenoe, os índios querem um posicionamento do Governo Federal, quanto ao fato de terem feito a exoneração sem consulta às lideranças indígenas. “Estamos sendo desrespeitados”, considera a índia.
Além dos cartazes e gritos de protesto, os indígenas usavam acessórios e pintura no rosto e corpo que indicam guerra. Eles também encenaram uma dança, que faz alusão à conflitos. “Estão tentando enfraquecer o povo indígena e não vamos permitir”, disse Valcélio Terena.

[...]

Exoneração
A exoneração de Evair Borges foi divulgada na página 37 da edição do dia 10 de novembro do DOU (Diário Oficial da União), que também apresentou a nomeação do militar, Renato Vida Sant'Anna, como coordenador da entidade.
Sant'Anna é coronel reformado do Exército, e passou 36 dos seus 70 anos servindo à corporação. Ainda não há data marcada para a posse do novo coordenador.
Campo Grande News/edição: montedo.com

Arquivo do blog

Compartilhar no WhatsApp
Real Time Web Analytics