Índios interditaram rua da Funai em protesto contra saída de coordenador
Luana Rodrigues, Fernanda Yafusso e Cristiane Reis
Campo Grande (MS) - Com faixas, cartazes, arco, flecha e até monitores de computadores, cerca de 20 indígenas bloquerama a Rua Maracaju, próximo a Pedro Celestino, em frente a sede da Funai (Fundação Nacional do Índio), no Centro de Campo Grande. Em Aquidauana, o quilômetro 527, da BR-262, foi interditado por cerca de 300 indígenas, conforme a PRF (Polícia Rodoviária Federal)
Os manifestantes protestavam contra a exoneração do coordenador regional da Funai, Evair Borges e a nomeação do coronel reformado do Exército, Renato Vida Sant'Anna para o cargo. Desde a última quinta-feira (10), índios ocupam o prédio a sede do prédio, na Capital, como forma de protesto.
Conforme a líder terena, Hekere Terenoe, os índios querem um posicionamento do Governo Federal, quanto ao fato de terem feito a exoneração sem consulta às lideranças indígenas. “Estamos sendo desrespeitados”, considera a índia.
Além dos cartazes e gritos de protesto, os indígenas usavam acessórios e pintura no rosto e corpo que indicam guerra. Eles também encenaram uma dança, que faz alusão à conflitos. “Estão tentando enfraquecer o povo indígena e não vamos permitir”, disse Valcélio Terena.
[...]
Exoneração
A exoneração de Evair Borges foi divulgada na página 37 da edição do dia 10 de novembro do DOU (Diário Oficial da União), que também apresentou a nomeação do militar, Renato Vida Sant'Anna, como coordenador da entidade.
Sant'Anna é coronel reformado do Exército, e passou 36 dos seus 70 anos servindo à corporação. Ainda não há data marcada para a posse do novo coordenador.
Campo Grande News/edição: montedo.com