20 de novembro de 2016

O Programa Habitacional dos Milicos, as lideranças militares e o desencanto do blogueiro


Já vem de algum tempo meu desencanto com a capacidade de mobilização dos militares na esfera política. Quando digo 'militares', não me refiro ao comando das Forças Armadas, muito menos à sindicalização, greves, motins e outras ações manifestamente ilegais. Definitivamente, não! Este blog prima pelo respeito à Constituição e às regras de um regime que se quer democrático. Por isso, vocês jamais leram ou lerão aqui uma linha sequer deste escriba apoiando a tal 'Intervenção Militar Constitucional', uma aberração linguística que busca rebatizar o velho termo 'Golpe Militar'. O passado pertence aos livros de História e lá deve permanecer.
Quando falo em mobilização dos militares, refiro-me aos cidadãos por baixo da farda, tão refratários a perceberem-se como tal, tão renitentes em assumirem-se como parte importante da cena política. A autofagia notória no meio castrense, bem representada pela figura do 'cesto sem tampa', fez com que, ano após ano,  meu ímpeto de apoiar e estimular lideranças fosse enfraquecendo. Em suma, perdi a fé na nossa classe, meus amigos. Nos acostumamos a condição de 'gado fardado', para usar a expressão de um certo Capitão de Cavalaria.

Porém, vez por outra algumas ações reacendem a tênue esperança que ainda resta. 
A foto aí em cima é de 30 de agosto deste ano e registra o encontro de Genivaldo Silva (AMARP) e Jair Silva Santos (APRAF) com a Doutora Henriqueta Arantes. 
- Quem é a Doutora Henriqueta Arantes, Montedo?
- Nada mais, nada menos, que a Secretária Nacional de Habitação do Ministério das Cidades.
- Qual a pauta do encontro?
- Políticas habitacionais, financiamento e projeto de moradia para os Militares das Forças Armadas!!!
Acredito que este artigo do meu amigo Robson, do site Sociedade Militar, resume a contento a atuação recente de algumas lideranças militares na concretização do Programa Habitacional exclusivo para militares das Forças Armadas, divulgado com estardalhaço pelo ministro da Defesa como se fosse obra exclusivamente sua.
Kelma Costa, Genivaldo, Jair, não façam como eu: não desistam!
BRASIL!!!

Conquistas para a Família Militar – saiba quem são os responsáveis. Imagine se eles possuíssem mandatos parlamentares!
Robson A.D. Silva
Essa semana o Ministério da Defesa anunciou em letras garrafais que os MILITARES serão contemplados com um PROGRAMA HABITACIONAL EXCLUSIVO.
Genivaldo da família militarDesde o início desse ano que lideranças de associações militares, como Genivaldo da Silva e Jair Silva Santos têm se reunido com diversos parlamentares até que conseguiram uma oportunidade de se ancontrar com autoridades do Ministério das Cidades. Na reunião forneceram dados detalhados e expuseram a situação crítica atualmente vivida pelos militares das Forças Armadas.
O deputado Cabo Daciolo também foi procurado pelos representantes dos militares, o parlamentar apresentou no Congresso Nacional uma proposta de financiamento imobiliário para militares.
A mensagem abaixo, das redes sociais, do mês de outubro desse ano, mostra um militar cumprimentando o Senhor Genivaldo pela luta e conquista obtida na questão da moradia para os militares das Forças Armadas.
militares financiamento imobiliarioPor tudo que vimos acima percebe-se claramente que o anunciado benefício para os militares das Forças Armadas não foi alcançado pura e simplesmente por uma iniciativa do Ministro da Defesa. Na verdade foi resultado de muito trabalho nos bastidores realizado por pessoas que sequer possuem mandato parlamentar e inúmeras vezes custeiam de seu próprio bolso os deslocamentos para reuniões com parlamentares e audiências públicas no Congresso Nacional.
Genivaldo, Jair e Kelma Costa, entre outros, são alguns dos representantes que, além das diversas audiências públicas para tratar das condições dos militares, têm obtido vitorias em sua luta para levar até deputados e senadores os problemas sofridos pela família militar nacional.
kelma e genivaldo 17-47-2_No-00Imaginem se eles possuíssem mandatos parlamentares o que não poderiam fazer pela categoria!
A situação vivida pelos militares, sobretudo por aqueles que tem mais de 20 anos de caserna, que têm seu poder aquisitivo corroído aos poucos pela inflação, é crítica.
A Revista Sociedade Militar, com a ajuda de sites como Montedo e Perola do Mamoré, realizou pesquisa detalhada que mostrou que mais de 65% dos militares da ATIVA não possuem casa própria. (Veja a pesquisa completa aqui)
Sem perspectivas de melhor reconhecimento por parte do governo federal muitos militares pensam em abandonar a caserna.
militares pensam em pedir baixa
Sobre o financiamento para “habitação popular”
Entre outras coisas a nota da DEFESA diz que: “O acordo, vigente por no mínimo cinco anos e que pode ser prorrogado, prevê o desenvolvimento conjunto de ações para apoiar os financiamentos imobiliários residenciais para os militares das Forças Armadas, inclusive no âmbito do Programa Minha Casa Minha Vida e … “Hoje trazemos todo o entusiasmo e toda a força que a Caixa tem na produção de habitação popular do País.”
Policiais federais, analistas da ABIN e outras categorias do executivo, que tem o mesmo status e executam atividades semelhantes às exercidas pelos militares, têm se mobilizado ao longo dos anos e conseguiram, por meio de representantes eleitos e associações fortes, manter um poder aquisitivo condizente com suas funções, o que faz com que não dependam de qualquer tipo de assistencialismo para adquirir seus imóveis.
Os financiamentos obviamente são bem vindos. Dada a situação crítica vivida pela categoria nada pode ser dispensado. Contudo, a opinião deste editor é que os militares das Forças Armadas deveriam receber salários justos.
Como foi dito acima. Daqui a aproximadamente dois anos o Brasil terá novas eleições para DEPUTADOS FEDERAIS E ESTADUAIS. OS militares não podem perder mais uma oportunidade de eleger representantes.
Um agradecimento especial aos guerreiros incansáveis Genivaldo, Jair e Kelma Costa.

Arquivo do blog

Compartilhar no WhatsApp
Real Time Web Analytics