5 de outubro de 2016

Caças venezuelanos sobrevoam fronteira e colocam Brasil em alerta

EXTREMO NORTE
Exército diz que não há tensão e FAB não se pronuncia, mas enviou para Boa Vista caças de guerra A-1 AMX e dois aviões de carga C-130
Amílcar Júnior
Caças venezuelanos estão sobrevoando próximo ao espaço aéreo brasileiro. A manobra ocorre na faixa de fronteira da região amazônica, incluindo Roraima. Pode ser apenas um exercício militar, mas, do lado de cá, a Força Aérea Brasileira (FAB) já enviou, de Brasília para Boa Vista, caças de guerra A-1 AMX e dois aviões de carga C-130 (o Hércules) para transportar tropas.
A equipe de reportagem da Folha foi ontem pela manha à Base Aérea de Boa Vista. O setor de Relações Públicas informou que o Comando em Brasília responderia aos questionamentos feitos pelo jornal, mas não houve retorno até o encerramento da matéria, às 18h.
A Força Aérea da Venezuela usa o caça russo Sukhoi SU-30, um dos mais potentes do mundo, rival do norte-americano F-22. A Força Aérea Brasileira tem apenas dois caças F-5, com alcance menor que os aposentados Mirage.
Na área política, os dois países estão com as relações estremecidas. Nicolás Maduro, presidente venezuelano, ignorou a posse do presidente Michel Temer (PMDB) alegando que houve golpe. O clima na fronteira ficou mais tenso quando Maduro declarou apoio às Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farcs). O conflito armado já se arrasta há meio século e já matou mais de 200 mil pessoas.
O comandante da 1ª Brigada de Infantaria de Selva Lobo D’almada, general Algacir Antônio Polsin, disse ontem, em entrevista à Folha, que o relacionamento é amigável e sem tensão na fronteira. Descartou qualquer tipo de incidente naquela região, mas deixou bem claro que o Exército Brasileiro está permanentemente presente, com “braço forte”, em defesa da soberania nacional.
A manobra mais recente feita pela 1ª Brigada, lembrou o general, ocorreu na região do Tucano, em Bonfim, município a 125 quilômetros da Capital pela BR-401, região Leste de Roraima, na fronteira do Brasil com a Guiana. Polsin explicou que para não haver qualquer tipo de incidente, o Exército brasileiro avisa o país vizinho sobre as manobras nas áreas de fronteiras.
Na fronteira com a Venezuela, o general informou que o Exército brasileiro tem preocupação humanitária e sanitária. Sobre possíveis crimes naquela região, ele explicou que existem leis complementares que amparam as Forças Armadas no combate a crimes transnacionais e de meio ambiente. Polsin citou como exemplo a Operação Ágata, realizada com êxito nas fronteiras do Brasil.
A 1ª Brigada de Infantaria de Selva tem hoje em suas fileiras mais de três mil homens. Os militares atuam em seis pelotões especiais de fronteira, fazendo um patrulhamento permanente em toda a região. O general adiantou que o Exército vai realizar uma nova operação na faixa de fronteira, mas se restringiu a dar detalhes. (AJ)
Folha de Boa Vista/montedo.com

25 comentários:

Anônimo disse...

Que nível das nossas forças armadas, 2 caças F5! 2 sucatas! Se a venezuela atacar estamos perdidos! Não vem com essa que o PEF faz patrulhamento permanete pq nem gasolina temos! Estamos perdidos! Chamem os guerras! OPS os Guerras perderam para os chineses dentro de casa!

Anônimo disse...

Enquanto ficamos distraídos com piruetas dos caças, os políticos tratam de aumentar nossa tempo de serviço e tirar nossos direitos...
Nossa maior guerra é contra nós mesmos...

Anônimo disse...

É a situação é caótica! Se realmente a Venezuela resolver nos atacar estaremos perdidos pois a Força Aérea venezuelana atualmente é bem superior a nossa.

Claudinei Belarmino disse...

Um filho teu não foge da luta

Léo disse...

Desde que a Força Aérea do nosso Amado e desarmado Brasil anunciou que precisava renovar sua frota de caças de combate,já se passaram vinte,vinte,vinte longos anos.Foi no início do governo FHC.Naquela época,foi alegado que o Brasil não poderia arcar com custos tão elevados,pois a ordem era economizar,reestruturar,enxugar,diminuir o tamanho do Estado.Pois bem: foi exatamente naquele governo que nós militates,com a conivência de todos os generais que nos comandavam à época-TODOS LEVARAM TODAS AS VANTAGENS QUE NOS TIRARAM-,que o FHC arruinou os nossos vencimentos.Aí veio o Lulinha paz e amor.O país prosperou,e muito,PIB crescendo quase 8% ao ano. E quanto aos caças? Nada.Lula até encenou a assinatura do contrato.Mas pegaram o Sarcozy antes ,lá nas terras de Bonaparte.E os caças? Apenas trinta e seis. Não eram prioridades no governo dos Petralhas,quadrilheiros,mensaleiros,lavadores de dinheiro sujo,sonegadores de impostos, formadores de organização criminosa...O Bolsa-Esmola era mais importante.E quanto aos caças? Nada.Chegou a Dilma Vana,ex-guerrilheira que afundou a economia do Brasil com sua arrogância e incompetência e com a roubalheira das estatais,às suas vistas...E os caças? Que Nada! A Comissão Nacional da Verdade( Que verdade??? ) teve mais prioridade em seu desgoverno.E agora? Agora a Venezuela tem cem,cem,cem caças Sukhoi SU-30 e a Nossa Gloriosa Força Aérea manda uns poucos caças AMX sucateados e dois,dois míseros cargueiros.Responsabilidade do FHC,do Lululinha,da ex-guerrilheira? Que que você acha ,caro leitor? Uma vergonha!!! E quanto aos nossos vencimentos? O Gen Ex R1 Bini afirmou no Globo que são VEXATÓRIOS E HUMILHANTES.Eu acrescento: VERGONHOSOS!!! Coitada da nossa população que é tão escravizada,tão saqueada,tão roubada por esses canalhas de gravatas.Lixos!!!

Anônimo disse...

O nosso vizinho joga beisebol. Não se preocupem é mais uma ação de contrainteligencia!!Brasil acima de tudo!!!

keko marques disse...

Amx é de ataque ao solo. Não ar-ar.

Anônimo disse...

"Oh, Meu Deus! Se a Venezuela atacar, o Brasil está perdido! Os caças deles são melhores que os nossos!"

Acordem, seus histéricos!

Um país que não consegue prover a limpeza da bunda dos seus cidadãos, como conseguiria prover a manutenção de uma campanha de superioridade aérea por cima de uma zona de selva como a da fronteira com o Brasil?

À propósito, os caças americanos são melhores que os caças do Taliban no Afeganistão, e adivinha que está vencendo a guerra.

Anônimo disse...

Segura a onda de vocês que eu tô indo para a reserva. Nunca conseguir conceito para ser promovido. Mas com certeza devo ser escalado para substituir um militar merecedor de promoção e medalhas, para guarnecer algum lugar distante e que não ganhe diária e se tiver é grat rep, que por sinal o IR leva quase tudo. O merecedor vai baixar ou pedir ao coroné que tire ele dessa lista, pois não há vantagem para ele: já foi promovido, já tem todas as medalhas, não tem vantagem financeira ...

Anônimo disse...

Relaxa, o EB está com braço forte e mão amiga para resolver esse problema, diz o general.


3° sgt mnt com pqdt

Rocha disse...

Nossos índios com arcos e flexão dão conta dos Bolivarianos...

Anônimo disse...

Você acha mesmo que a Venezuela tem poder pra fazer frente ao exército de Caxias ?

Anônimo disse...

As nossas FFAA esta na miseria, sem treinamento, sem munição, sem pessoal motivado e tem comandantes dizendo ironias que estamos pronto com braço forte. Isso é demagogia, o Brasil hoje não tem condição de combater no ar, no mar e nem na terra, pois falta efetivo, armamento, treinamento e munição, porem de contra partida tem muita faxina, formatura e embuste dentro das OM...
Estamos ferrados se tiver algum problema.

Anônimo disse...

Em meio a tantas coisas acontecendo com o Brasil, coisas que nem preciso sitar e que todos estão cansados de saber, Um General diz que Brasilia enviou caças e aviões (Hércules). Francamente é lamentável saber que o Exercito esta em uma falência, e decaído mais, sabemos que não tem nem Dísel para fazermos uma simples instrução com alguns blindados e nem para fazer um rodizio diário de viaturas, muito menos para os aviões!. Hahaha. O Exercito ta mudando senhores, nós comandados somos a escoria, o lixo, que pra eles pertencemos só para fazer faxina, apresentar os quarteis limpos em dias de visita e esconder debaixo dos tapetes as coisas que não prestam quando um General faz uma visita nas OM. Coisas que usamos diariamente nas OM e que não podem ser mostradas para os chefes!!! Vergonha!!!
Hoje Estou de Ferias, estou de barba grande, fui a minha OM solicitar umas guias junto ao Fuxes para realizar alguns exames, fui barrado pela guarda, que não poderia entrar a não ser se estivesse fardado e de barba feita, e que era ordem de um simples CAP e se adentrasse e passasse pela guarda levaria uma FATD e responderia por isso. Nossos comandos estão preocupados com a Administração, com a papelada, com a imagem do Exercito, com a burocracia. E pessoas que deveriam pensar na tropa, agir pela tropa, dar instruções pra tropa e não cobrar picuinhas. Lixo. Exercito esta ficando Exercito de amadores. Exercito de Formaturas.

Anônimo disse...

Tudo igual, tudo igual. Argentina quando estava para "implodir" politicamente, inventaram de guerrear com os ingleses. O presidente da Venezuela está indo pelo mesmo caminho, agora sem apoio político do Brasil, o que é ótimo. Ele fica inventando guerrinhas e fazendo seus caças capengas voarem sem manutenção, só para tirar a atenção dos graves problemas que provocou.As nossas forças armadas estão lá e sabe o que vão fazer? Vão socorrer a população venezuelana passando necessidades graves.É só um "teatro" dramático do sem-noção venezuelano.

Anônimo disse...

Agora é hora dos "QUEM SÃO ELES" e dos "QUEM ÉS TU"...

daniel bazin disse...

Realmente é uma vergonha um país de tamanha extensão como o nosso ter só sucata , não é capaz nem de pelo menos tentar intimidar com míseras 2 aeronaves que vergonha!

Anônimo disse...

Só pra deixar claro, o Exército não tem caças.

Anônimo disse...

Por cima da fronteira até pipa sobrevoa e é superior a nossos caças. Kkkkk. Ferrugem voadoras. Os próximos serão os botijões voadores das Farc. Contra nossas fortalezas. Não esqueçam do café e da bolachinha para nossos oficias terem condições de planejar uma defesa.

Anônimo disse...

Voooouuuu contar tudo pro S2 e isso será resolvido. Kkkkkk

ALMANAKUT BRASIL disse...

CANTO DO PARDAL CANTO CLÁSSICO - HD 720p

PASSAROS M.D.A OFICIAL

https://www.youtube.com/watch?v=kXdCynqCTqQ

Anônimo disse...

Historicamente começar uma guerra é fácil mantê-la que é difícil.

O que preocupa é até onde a Rússia estará disposta a apoiar a Venezuela.

É a velha história do baixinho que arranja confusão para o irmão maior e mais forte resolver.

É olhar para a Síria e verificar que a Rússia não se importa com o quê os outros países pensam, se PUTIM decidir vim para estas bandas ninguém segura.

Manchete de internet:

"O ministro da Defesa da Rússia, Sergei Shoigu, disse que seu país está pensando em expandir sua presença militar em vários países, incluindo a Venezuela, Cuba e Nicarágua, segundo informações da agência de notícias russa RIA Novosti."

Anônimo disse...

Quem ta reclamando do patrulhamento vai pegá o facão e fase a honda na fronteira

Anônimo disse...

O único perigo que existe é um desses caças cair, que nem jaca madura por falta de manutenção, do lado brasileiro.

Anônimo disse...

Venezuela atacar? Os caras não têm nem comida...este blog realmente é comentado por militares? Pois parecem civis sem a menor noção de geopolítica.

Arquivo do blog

Compartilhar no WhatsApp
Real Time Web Analytics