12 de outubro de 2016

Exército realiza policiamento de rua no RS

Exército realiza policiamento de rua com a Brigada Militar na zona sul de Porto Alegre
Neste ano, atividade já foi realizada em Bento Gonçalves, na Serra
Renato Dornelles
Fardas verde-oliva, armas longas de uso restrito das Forças Armadas e um grande efetivo, com cerca de 60 homens atuando. Tudo isso foi novidade, entre a tarde e a noite desta terça-feira, na Vila dos Sargentos, no bairro Serraria, na zona sul de Porto Alegre, com a 8ª Brigada de Infantaria Motorizada (8ª Bda Inf Mtz) do Exército atuando no policiamento, ao lado de uma guarnição da Brigada Militar. A unidade do Exército é a mesma que já participou de operações no Haiti e na ocupação, para pacificação, do Complexo do Alemão, no Rio de Janeiro, em 2010.
De acordo com o comandante da unidade, general Carlos Alberto Dahmer, o trabalho é um exercício de preparação, que faz parte "da missão constitucional do Exército de garantia da lei e da ordem".
— É uma via de duas mãos. Para nós, é um treinamento e, automaticamente, um apoio à Brigada Militar — explica.
De acordo com o general, todas as unidades da 8ª Brigada (Porto Alegre, Pelotas, Rio Grande, Bento Gonçalves, Sapucaia do Sul e São Leopoldo) participarão deste tipo de atividade por ordem do Comando Militar do Sul.
A operação realizada nesta terça-feira na Zona Sul envolveu a tropa do 19º Batalhão de Infantaria Motorizada, de São Leopoldo, e foi a segunda atividade semelhante no Estado. A primeira foi realizada há cerca de um mês em Bento Gonçalves, na Serra.
— O próximo exercício pode ser na próxima semana, ou daqui a 15 dias, dependendo da disponibilidade de efetivo da Brigada Militar — afirma o general.
O trabalho é realizado em conjunto com a Brigada Militar pela necessidade de poder de polícia neste tipo de ação.
— Fizemos a "operação presença", com a orientação da Brigada Militar, que define a necessidade de abordagens e, se for necessário, realiza prisões — explica Dahmer.
Nesta terça-feira, até o início da noite, ninguém havia sido detido. O exercício foi iniciado às 15h e a previsão era de que se estendesse até as 21h.

População apoiou a iniciativa
O Exército apoiou o trabalho da Brigada com um "posto de bloqueio de controle de via pública" e com uma patrulha motorizada. O posto, com o uso de caminhões, abordava motoristas na Estrada da Serraria. A patrulha percorria vias dos bairros Serraria, Guarujá e Ipanema.
Um dos locais mais vistoriados foi a Vila dos Sargentos, uma das áreas conflagradas pela disputa do tráfico de drogas, dominada por uma das facções criminosas. Moradores consideraram positiva a experiência.
— É uma beleza. Toda ajuda é bem-vinda em um momento como este. Se for sempre assim, estará ótimo — disse o operário da construção civil Anderson Cheffer, 34 anos.
A auxiliar de serviços gerais Maria Rosário, 51 anos, tem opinião parecida:
— Já me sinto mais segura, pois a Brigada Militar não tem gente e, quando a gente chama, leva uma hora para chegar.
Zero Hora/montedo.com

Arquivo do blog

Compartilhar no WhatsApp
Real Time Web Analytics