12 de março de 2015

Fazendo história: tenente é primeira mulher a comandar helicóptero de ataque da FAB.

Pela primeira vez uma mulher comanda helicóptero de ataque da FAB
Aos 23 anos, a Tenente Vitória conduz uma máquina de guerra capaz de disparar mísseis e foguetes
Vitória no cockpit dianteiro do AH/2 (Sargento Guto/Esquadrão Poti)
A aviadora Vitória Bernal Cavalcanti entrou para a história da aviação brasileira ao se tornar a primeira mulher do País a alçar voo no comando de um helicóptero de ataque. Na última sexta-feira (06/03), ela realizou a sua primeira instrução no cockpit da aeronave AH-2 Sabre, com sede na Base Aérea de Porto Velho.
Helicóptero AH-2 Sabre
“É uma grande honra e responsabilidade ser a primeira mulher a pilotar um helicóptero de ataque da Força Aérea Brasileira. Espero que isso sirva de inspiração para todas as mulheres, mostrando que, por meio do esforço e da dedicação, nós podemos alcançar qualquer objetivo”, ressaltou.
Tenente Vitória no AH-2 (Sargento Guto/Esquadrão Poti)
Formada pela Academia da Força Aérea (AFA) em 2013, a Tenente Vitória, Helicóptero de ataque AH-2 Sabre Sgt Paulo Rezende / Agência Força Aéreahoje aos 23 anos, é natural de São Paulo (SP). Ela é a primeira aviadora do Esquadrão Poti, equipado com os helicópteros de ataque AH-2. A aeronave, armada com um canhão de 23mm e capaz de lançar mísseis e foguetes, é blindada e pesa 12 toneladas.
"Ainda terei muitos estudos e treinamentos pela frente para cumprir todas as ações da FAB atribuídas ao Esquadrão Poti, que são defesa aérea, ataque, escolta, supressão de defesa aérea inimiga, varredura e apoio aéreo aproximado”, destacou.

Ela é responsável por acionar os armamentos Sgt Guto / Esquadrão PotiApós voar aviões T-25 e T-27 na AFA, a Tenente Vitória passou um ano em Natal (RN), no comando de helicópteros H-50 Esquilo. Transferida em 2015 para Porto Velho, seu primeiro desafio foi o curso teórico da aeronave AH-2 Sabre. Agora, ela treina para atuar como POSA (Piloto Operador de Sistemas de Armas), responsável por acionar o armamento do AH-2.
FAB/montedo.com

Arquivo do blog

Compartilhar no WhatsApp
Real Time Web Analytics