20 de janeiro de 2017

Em meio a onda de ataques e destruição, Exército volta hoje às ruas de Natal

Forças Armadas voltam às ruas de Natal para conter onda de ataques
Bandidos atearam fogo na garagem do prédio da Secretaria de Saúde de Caicó  (Foto: Willacy Dantas )


Operação Potiguar 2 será deflagrada nesta sexta (20) e segue até dia o 30.
Ao todo, 1.200 militares serão empregados no combate ao crime organizado.
Fred Carvalho
Do G1 RN
Homens do Exército, Marinha e Aeronáutica voltam às ruas de Natal a partir desta sexta-feira (20) para combater a onda de ataques criminosos iniciada nesta quarta-feira (18). O emprego dos militares no patrulhamento das principais vias, pontos turísticos e o aeroporto da capital do Rio Grande do Norte foi autorizada pelo presidente Michel Temer. Ao todo, 1.200 homens vão integrar a Operação Potiguar 2, que segue até o dia 30 deste mês.
Essa será a segunda vez em seis meses que militares são empregados no cambate à criminalidade em Natal e na região metropolitana. Em agosto do ano passado, por 21 dias, o mesmo efetivo ocupou as ruas da cidade após uma série de ataques criminosos em todo o Estado.
De acordo com o Exército Brasileiro, a Operação Potiguar 2 seguirá os mesmos moldes da primeira ação. Os militares virão dos mesmos batalhões da Operação Potiguar 1, localizados nos Estados de Pernambuco e da Paraíba, além do interior do Rio Grande do Norte.
Ataques
Entre a quarta (18) e a quinta (19), 22 ônibus, dois micro-ônibus, um carro do governo do estado, um carro da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana, três carros da secretaria de Saúde de Caicó, um veículo do município, duas delegacias foram alvo de criminosos e um prédio público foram alvos de criminosos.
Houve ataques em nove municípios do estado: Natal, Parnamirim, São Gonçalo do Amarante, Ceará-Mirim, João Câmara, Macau, Caicó, Touros e Maxaranguape.
Segundo o secretário de Segurança Pública, Caio Bezerra, a relação entre os ataques e a crise no sistema penitenciário do estado está sendo investigada. "Pessoas já foram presas", afirmou, mas sem revelar a quantidade de detidos.
A maioria dos ataques aconteceu no mesmo momento em que a PM fazia a remoção de 220 presos da Penitenciária Estadual de Alcaçuz. No local, 26 detentos morreram durante uma rebelião no final de semana. Destes, segundo o governo, 15 foram decapitados. Alcaçuz fica em Nísia Floresta, cidade da Grande Natal.
A remoção dos presos foi uma nova tentativa de o Estado retomar o controle da unidade. Para a retirada dos detentos o governo está usando ônibus de turismo locados.

Os atos
Comandante do 1º Batalhão da Polícia Militar, o major Soares disse ao G1 que o primeiro ataque registrado foi contra um carro do governo que estava estacionado na frente da casa de um servidor que mora no bairro de Mãe Luíza. Seis pessoas teriam se aproximado a pé e atirado contra o veículo, que em seguida pegou fogo.
Já na comunidade de Brasília Teimosa, que fica perto de Mãe Luíza, um ônibus da empresa Santa Maria foi incendiado.
Um pouco depois, dois ônibus foram queimados no terminal do Vale Dourado, no bairro Nossa Senhora da Apresentação, Zona Norte. Segundo a Polícia Militar, homens se aproximaram e lançaram um coquetel molotov sobre os veículos.
À noite, mais oito ônibus foram queimados na garagem da empresa de viação Contijo, no bairro Felipe Camarão, na Zona Oeste da cidade e um micro-ônibus queimado em Bela Vista, bairro de Parnamirim, cidade da Grande Natal.
Por volta das 23h10 a 2º DP de Natal foi alvo de disparos.
Em Macau, cidade da região salineira do estado, um micro-ônibus também foi incendiado.
No município de Maxaranguape, litoral Norte potiguar, dois ônibus escolares e um caminhão foram incendiados. Os veículos estavam na garagem da prefeitura. O fogo consumiu os veículos. Ninguém ficou ferido.
A Polícia Militar conseguiu evitar ainda outro ataque a ônibus no conjunto Parque dos Coqueiros, Zona Norte de Natal. Segundo o comandante do 4º batalhão, o major Lisboa, dois homens chegaram a jogar combustível no veículo, mas foram impedidos pelos policiais que patrulhavam preventivamente a área. Os bandidos fugiram a pé na direção da lagoa de captação. O comandante disse também que a segurança foi reforçada em todos os oito terminais de ônibus da Zona Norte.
Na cidade de Caicó, região Seridó do estado, a garagem da Secretaria de Saúde da cidade foi incendiada. De acordo com a Polícia Militar, três viaturas foram incendiadas. Ainda em Caicó, a PM confirmou um ataque na garagem da empresa de ônibus Jardinense. Um veículo foi destruído.
Durante a noite um ônibus também foi alvo de bandidos na cidade de Ceará-Mirim, na Grande Natal.
Na madrugada desta quinta-feira (19) dois ônibus foram incendiados em João Câmara, município a 75 quilômetros de Natal. Um deles estava estacionado na frente de uma oficina quando foi alvo dos bandidos. O outro, da empresa Expresso Cabral, estava estacionado na rodoviária da cidade. De acordo com o policiamento do local, ninguém ficou ferido.
Em Touros, um ônibus foi incendiado na noite desta quarta-feira (18). Segundo o policiamento da cidade, moradores chamaram os bombeiros para apagar as chamas. Ninguém ficou ferido.
Em São Paulo do Potengi, município do Agreste potiguar, três homens encapuzados botaram fogo em um ônibus escolar na tarde desta quinta-feira (19). A população conseguiu apagar o incêndio com a água de um carro-pipa. Os bandidos fugiram.
Grande Natal
Na madrugada desta quinta-feira (19) dois homens atacaram uma viatura que estava estacionada em frente à sede da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (STTU), em Natal. Servidores conseguiram apagar o fogo com um extintor. As outras viaturas foram retiradas do local.
Por volta das 23h uma bomba caseira foi jogada na subestação Chesf no bairro do Bom Pastor, em Natal. De acordo com a assessoria de imprensa da Cosern, não houve danos.
Por volta das 7h30 desta quinta-feira (19) um alternativo foi incendiado no bairro Nova Esperança, em Parnamirim, na Grande Natal. De acordo com o tenente Moisés de Almeida, do 3º Batalhão da PM, homens armados abordaram o veículo e mandaram todas as pessoas descerem. Atearam fogo ao carro e fugiram sem levar nada. Ninguém ficou ferido.
Por volta das 2h30 da madrugada desta quinta-feira (19), um ônibus de passeio foi alvo de bandidos no conjunto Santa Catarina, na Zona Norte de Natal. Ninguém ficou ferido.
Por volta das 8h30 desta quinta (19) o terminal das Rocas foi alvo de bandidos. De acordo com a PM, o prédio foi arrombado e os criminosos atearam fogo na sala da administração.
No início da tarde desta quinta-feira, um ônibus da empresa Santa Maria foi incendiado em Santos Reis, bairro da Zona Leste.
O 1º Distrito Policial, na Cidade Alta, também sofreu um ataque na tarde desta quarta-feira. Um policial que trabalha na delegacia e preferiu não se identificar disse que dois homens chegaram em uma moto e atiraram contra a fachada do prédio. Os bandidos também atiraram uma mensagem, amarrada a uma pedra, com ameaças aos policiais.
O Fórum Varela Barca, na Zona Norte de Natal foi alvo de disparos na noite desta quarta. O outro fórum, em Parnamirim, também foi atacado por bandidos. Ninguém se feriu.
Um homem suspeito de participação nos ataques foi detido na Plantão Zona Norte para averiguações. Ele apresentava queimaduras pelo corpo.
A outra delegacia atacada foi a 14ª DP, que fica no bairro de Felipe Camarão, na Zona Oeste. Tiros foram disparados contra o prédio. Ninguém foi ferido.
G1/montedo.com

14 comentários:

S Ten 1992 disse...

O Brasil de vários Brasis
O Brasil é um país incrível, não é mesmo? Há várias gerações a gente cresce ouvindo a seguinte frase: “ O Brasil é um país do futuro!” Eu também acho que sim e não tenho a menor sombra de dúvida quanto a isso.
Reflitam comigo: Em um país onde facínoras se tornam “celebridades”;
Ex-presidente altamente ignorante recebe título em Honoris Causa. Só se for em Apedêutica he he he;
Funcionário público medíocre, se torna milionário e sócio majoritário do ramo frigorífico;
O povo consegue eleger para representá-lo no Congresso Nacional, alguém inapto em tarefas simples, como ler e escrever. Imaginem se precisar raciocinar então heim;
Ser parlamentar, ser homem público no país, em geral possui dois significados básicos: enriquecimento ilícito e legislar em causa própria; uma autêntica “farra do boi” com o dinheiro público. Que o diga o Sistema Previdenciário, a Saúde e a Educação desse país;
Esse mesmo povo elegeu à Presidência da República alguém que no passado, sob o pretexto de lutar contra o Regime Militar, colocou seus interesses próprios e os da sua “quadrilha” em detrimento dos interesses nacionais. E o mais estarrecedor de tudo isso, é que eles permanecem sob a égide do Estado. O que dizer dos fundos monetários, destinados ao sistema carcerário? Mais uma vez, a Educação e a Saúde preterida!
Esse de fato é um país do futuro, de outros quase 2017 anos...

Essa 93 disse...

Vão ficar de figuração de novo. Da última vez não serviram pra nada

Anônimo disse...

20/01/17 Jornal Hoje - JH acompanha treinamento do Exército para inspeções em presídios

20/01/17 AMAMBAI NOTÍCIAS - Ministro da Defesa visita Centro de Comando do Sisfron em Dourados nesta quinta-feira

20/01/17 Folha de Dourados - Prazo para alistamento militar obrigatório vai até 30 de junho

20/01/17 VNT Online - Forças Armadas voltam às ruas de Natal para conter onda de ataques

20/01/17 BEMPARANÁ - Exército apreende 12,8 mil explosivos no Paraná e em SC

Anônimo disse...

Excelente comentário

Anônimo disse...

O recado já foi dado, falta a reação adequada. Se os meliantes não tivessem a certeza de que não ha punição, não fariam isso. Os políticos conseguiram transformar o Brasil em uma Colômbia da era Pablo Escobar. Quando não ha planejamento, investimentos e eficiência nas administrações, o resultado é isso. Não adianta prender numa esquina e soltar na outra. E não me venham dizer que isso é consequência só da guerra entre facções do norte, do sul ou de qualquer outro lugar, pois todos estavam sabendo das condições das penitenciárias e e só pensaram em faturar com as marmitas, limpezas e outros serviços. Agora, só tem um jeito: Forças Armadas.Lembro que "alguém" disse que iria incendiar o país quando as investigações da Lava Jato começaram a cercar o Lula.Será só coincidência?

Anônimo disse...

Para acabar com essa matança nos presidios bastaria conferir quantos são e distribuir duas foices para cada um. Parece uma bola de neve cada dia é num presidio.

Anônimo disse...

Faz muitos anos que ouço essa balela e safadeza dessa conversa de "brazil.....país do futuro". Esse futuro nunca chega e nem nunca chegará. Só inocente e incauto acredita nessa "estórinha". Futuro mesmo somente para uns poucos privilegiados que estudam, fazem consultas médicas, compras e passam férias nas "zoropa", "miami", "niu iorque". Nós mesmos.....o povao, somente continuamos acreditando no "futuro" que obviamente nunca chegará, principalmente para milhões de brasileiros "deixados para trás", abandonados por essa pequena elite que nos escraviza por séculos. Milhões de irmãos brasileiros estão abandonados e esquecidos em milhares de favelas, currutelas, muquiços e etc nos mais distantes rincoes dessa imensa e rica terra que herdamos do criador mas que não temos verdadeiramente direitos sobre suas riquezas. Somos roubados, saqueados e espoliados por uma minoria à mais de quinhentos anos e a ficha ainda não caiu. Teve um breve momento que pareceu que este país seria um país de todos e que finalmente escaparíamos dessa sina de pobreza, de insignificancia e que nossa pátria ocuparia seu lugar de direito no concerto das nações mas, foi um sonho muito breve. Tudo foi destruído em menos de sete meses. Nosso país foi jogado de volta aos anos 30.....40.... em incríveis sete meses. Muitos apoiaram e continuam apoiando, outros, a ficha já começa a cair e percebem o desastre.

Léo disse...

Só se faz História, com coragem,renúncia a si mesmo e objetivos grandiosos.Quando esses objetivos são permeados de visão estreita, fanatismo ou desprovidos de sentimentos básicos de justiça social,por exemplo, aí mora o grande perigo.No entanto, quando surgem líderes dotados de sentimentos genuínos e desprovidos de si mesmos,aí começa a roda da História para a construção de um mundo melhor.Poderia citar dezenas,centenas de homens e mulheres,muitas das vezes pessoas simples,que, em atitudes extraordinárias, carimbaram seus nomes na eternidade da História humana de maneira grandiosa.A diferença maior entre um Gandi e um Renan Calheiros é a tola aparência de que este sempre vence e aquele é sempre um derrotado,um sonhador,um utópico.Rui Barbosa de Oliveira ,o Águia de Haia,foi candidato à Presidência desta república de ladrões, por mais de uma vez.Perdeu em todas.Quem é lembrado ,até hoje e sempre,como alguém que eternizou-se pela honra pessoal,O Águia de Haia ou aqueles que o derrotaram , aparentemente,naquelas fraudulentas eleições? O SENHOR JESUS afirmou, pela boca do seu profeta Lucas,que" não há nada em oculto que não será revelado".Sepúlcros caiados é o que são essa elite política e financeira ,ordinária e vagabunda,que comanda o Brasil da roubalheira,do dinheiro na cueca.Qual a diferença entre o ladrão pequeno da cueca e o grande ladrão das off-shores, mundo afora? Nenhuma diferença!Ratos de esgoto é o que são.E ambos irão para o lixo dá História!!!

Anônimo disse...

Sugiro que sejam convocados os defensores ferrenhos dos direitos humanos para controlarem e extinguirem as barbaridades que estão ocorrendo nestes presídios. Acredito que a fala mansa e indignada e o sonho utópico de combater estes marginais, sem ações enérgicas e imediatas ,irão sumir rapidinho!

Anônimo disse...

Cara vou te mandar uma real
...tudo isso que está acontecendo é herança do " Brasil um país de todos". Porém não são apenas eles os culpados é toda a classe política brasileira!

Anônimo disse...

Solta os FEs a noite, igual no Haiti!

Anônimo disse...

Hum então vc vai lá e fica no lugar deles inútil só sabe reclamar eles estão lá correndo risco vc que fica postando besteira sem saber de nada

Essa 93 disse...

Correndo risco de quê?Insolação?O EB só fica na Orla assando nas VTRs e sendo desrespeitado por garotos de 15 anos com cabelo oxigenado numa bicicleta

Essa 93 disse...

Kkkkkkkkk quem vê pensa que esses FEs fazem alguma coisa de noite lá

Arquivo do blog

Compartilhar no WhatsApp
Real Time Web Analytics