14 de janeiro de 2017

Planalto não tem câmeras de segurança desde 2009. General diz que "a situação era de descontrole"

Planalto não tem câmeras de segurança desde 2009, diz ministro do GSI
À revista ‘Veja’, general Sérgio Etchegoyen afirmou que medida evitaria registros do que ocorria na sede da Presidência
BRASÍLIA — O ministro do Gabinete de Segurança Institucional, general Sérgio Etchegoyen, disse que o Palácio do Planalto está sem câmeras de segurança desde 2009, quando os equipamentos foram retirados durante reforma feita no prédio pelo governo Lula. Ele disse acreditar que a medida foi tomada para evitar registros do que ocorria na sede da Presidência da República, o que caracterizaria obstrução da Justiça.
Segundo as declarações de Etchegoyen, dadas em entrevista à revista “Veja”, o Palácio vem negando pedidos da Justiça para ter acesso a imagens, no âmbito de investigações contra corrupção, porque não havia qualquer câmera nos últimos anos. O general, que está à frente da Agência Brasileira de Inteligência (Abin), disse que “o Palácio passou anos em que, convenientemente, não se registrou nada”.
Etchegoyen afirmou que houve uma tentativa de reinstalar os equipamentos de segurança, mas “impediram” que o serviço fosse feito. Questionado especificamente sobre pedido do Ministério Público de acesso a imagens, na investigação que apura se a ex-presidente Dilma Rousseff tentou obstruir a Justiça em reuniões no Planalto, o general foi categórico: “não tem imagem”. Ele disse que “a situação era descontrole”, ao se referir ao período em que as câmeras foram retiradas.
O general informou que uma nova licitação está sendo feita para adquirir câmeras de segurança para o Palácio do Planalto. O GLOBO tentou contato com o general, mas a assessoria de imprensa não respondeu.
Ao G1, o Instituto Lula não informou o motivo de as câmeras terem sido retiradas. E afirmou que a agenda de Lula como presidente sempre foi pública e acompanhada pela imprensa. Já a ex-presidente Dilma Rousseff disse, por meio da assessoria, que “a responsabilidade pela segurança dos palácios presidenciais e das residências do presidente e do vice-presidente sempre foi atribuição do Gabinete de Segurança Institucional (GSI)” sem explicar a razão de os equipamentos não terem sido reinstalados.
O Globo/montedo.com

Comento
A julgar pela narrativa do general, a conclusão óbvia é que a situação só perdurou por omissão, negligência ou cumplicidade de seus três antecessores, os generais Jorge Armando Félix, José Elito Carvalho Siqueira e Marco Antonio Amaro dos Santos.

24 comentários:

Marcelo Carvalho disse...

Ah, Montedo... Manda quem pode, obedece quem tem juízo... Vc acha que Lula e Dilma não sabiam ? Me admira vc por a culpa nos Generais...

Léo disse...

Esse é o jeito canalha petista de ser.Jeito e práticas de bandidos!!!

Anônimo disse...

Ministro querendo aparecer...
Agora eles vão fazer uma famosa "licitação" para comprar novas câmeras..
Enquanto isso a nação afunda...

Anônimo disse...

É claro que não havia interesse da quadrilha que se instalou no palacio do planalto em ter imagens dos lobistas, "operadores", "empresarios amigos", militantes dos mov sociais, agentes bolivarianos e do foro de sao paulo.....
Agora, por que não "vazaram" isso antes, no tempo dos petralhas???
Sabiam e fizeram vista grossa....
mas arriscar perder o cargo nao queriam...

Marcelo Carvalho disse...

Não vazaram porque não adiantaria nada. Ou já esqueceram do apoio incondicional e maciço dá mídia aos quadrilheiros bolivarianos ?

Anônimo disse...

Cortina de fumaça. Apenas isso.

Anônimo disse...

Senhores o GSI sempre teve vida própria ... aquisiçao das armas, munições, carros, e ate mesmo helicóptero alguém ainda acha que não tinham condições de adquirir sistema de câmeras??? não compraram porque não queriam.. o motivo do não queriam é a incógnita do assunto....

Heloisa Sardinha disse...

Sem câmeras,a quadrilha do pt,fez a limpa no palácio.

Anônimo disse...

Alguém falou em omissão ou incompetência...quem será responsabilizado? Ai me serve ser Chefe, ganha como chefe, e tratado como chefe e não responde como chefe.

Anônimo disse...

Você sabe o que é AGU? É bom saber. Pois esse órgão do Estado, na Ação Civil Pública, movida pelo MPF, a respeito das promoções do QAO, se manifestou que os dados dos quadros de acesso as promoções não são sigilosos e disponíveis a todos os interessados.
O INFORMEX 010, DE 10 DE ABRIL DE 2015 falou sobre o processo e documentação.
Colega, o EB não entregar os dados solicitados pelo Messias Dias, a quase 2 anos, inclusive levando a cabo do Comandante do Exército, pode gerar improbidade.

ABRAM A CAIXA PRETA!

Anônimo disse...

Comento
A julgar pela narrativa do general, a conclusão óbvia é que a situação só perdurou por omissão, negligência ou cumplicidade de seus três antecessores, os generais Jorge Armando Félix, José Elito Carvalho Siqueira e Marco Antonio Amaro dos Santos.
Precisa explicar subserviência ou medo de perder a boquinha, sim porque quando não tinham coragem de falar transformaram o cargo em favor.
E a ausencia das câmeras era sim para ecobrir determinadas reuniões ou visitas de empreiteiros.
IV

Anônimo disse...

Esse já conseguiu defender o seu bolso, está com status e com o salário de ministro de estado. Já nem usa mais o verde-oliva.

Anônimo disse...

Sabe qual é um grande problema nessa área de inteligência no Exército? Temos muitos militares capacitados (Of e Praças) com perfil e com conhecimento mas a grande maioria que está dentro do "sistema" são aqueles militares que se acham semi-deuses, babões, pensando apenas em privilégios futuros e que vivem fazendo serviços amadores buscando em Google e utilizando de ferramentas prontas. Quem quiser comprovar é só fazer o Curso de Inteligência e ver que as ferramentas utilizadas são todas prontas; nossa Instituição é amadora, não produzimos nada, eu morro de rir vendo esses pseudo-agentes de 2ª Seção que se acham "os caras" fazendo um papelão pior que outro. Se fizerem um varredura de senha desse pessoal, seja em aplicativos institucionais, seja na sua vida pessoal, é de ser troféu de diamante em stand up. Estamos cheios de câmeras nas Om, agora pergunto quem faz o monitoramento em tempo real, quem armazena dados por mais de 1 ano, quem utiliza câmeras de alta definição... NINGUEM... Gastam milhões para falar que tem mas não tem nada... Faz me rir Biguazão!!!

Anônimo disse...

É só ver o caso daquele Capitão de São Paulo. Esbanjou incompetência num caso que envolvia jovens vândalos. Era desprezado pelos jovens e não conseguiu enganar nem as gatinhas do tinder. Enquanto isso as P2 das PMs integrando forças tarefas da Polícia Federal e do GAECO.

Anônimo disse...

4200 funcionários no Palácio do Planalto e 400 na Casa Branca! Isso aqui oh oh....e os Gen não largam o osso! A tropa que sr fod $#@

Anônimo disse...

Com relação a falta de câmeras no Palácio do Planalto: Isso é área de segurança, portanto é de inteira responsabilidade do GSI! Agora se os Ministros anteriores não tomaram as devidas providencias, terão que se explicar aos órgãos competentes. Seria de bom grado o atual ministro chefe do GSI, mandar em caráter de urgência que se instale o mais rápido possível essas câmeras para que o sr Presidente da Republica tenha um minimo de segurança no Palácio. Ficar apenas apontando erros é fácil... mostre porque foi designado para o cargo...

Anônimo disse...

Os "ratos" estavam tomando conta da fábrica de queijos e, os "gatos", bem alimentados pelos ratos, ficaram só curtindo a vida.

Anônimo disse...

Investigando movimentos sociais enquanto a turma fo pmdb rouba bilhões! EB elitista!

Anônimo disse...

Omissão e covardia.

Só apertam subordinados.

Anônimo disse...

Essa desinteligencia nunca sabe das falcatruas e roubos de verdade e ainda apoia esse pmbd! Ou seja pau semente nas praças e nos movimentos sociais "em prol da moral dos bons costumes...blah...blá blá blá..."

Anônimo disse...

Isso foi proposital com intenção clara de cobrir atitudes ilícitas. Apurar e punir os responsáveis, os omissos e coniventes. Toda equipe do GSI à época.

Anônimo disse...

Inacreditável! pode até participar do programa "Acredite Se Quiser". O que diriam os nossos irmãos do norte ao sul?: Égua, mano!; arre égua!; vixe!; mas bah, tchê!!

Anônimo disse...

Fico imaginando com os meus botões como seria a cena do chefe da segurança institucional, criando coragem para entrar no gabinete da presidenTA, que parecia estar sempre na TPM, para pedir a reinstalação das câmeras. certamente, descontou em alguém depois.

Anônimo disse...

GSI. 4 Soldados presos por saírem armados e praticarem roubos em Taguatinga. Que Belo serviço prestado pelo EB.

Arquivo do blog

Compartilhar no WhatsApp
Real Time Web Analytics