5 de janeiro de 2017

Mato Grosso vai pedir ajuda ao Exército e Força Nacional para invasão em garimpo

Região da Serra da Borda em Pontes e Lacerda foi invadida pela 3ª vez. Invasores estão fortemente armados e seriam membros de facções.
A Secretaria de Segurança de Mato Grosso (Sesp) deverá pedir à União que o Exército e a Força Nacional enviem tropas ao garimpo ilegal da região da Serra da Borda, em Pontes e Lacerda, município a 483 km de Cuiabá. A área, cuja desocupação foi determinada pela Justiça Federal há mais de um ano, foi invadida pela terceira vez no final de dezembro de 2016, e deverá receber reforço no efetivo das polícias Civil e Militar ainda nesta semana.
As ações foram definidas em uma reunião realizada na tarde dessa terça-feira (03) entre Ministério Público do Estado, Sesp, PF e Polícia Rodoviária Federal. O encontro aconteceu na sede do MPE em Pontes e Lacerda. Cerca de 50 invasores estão na região desde o dia 30 de dezembro.
Segundo o estado, esta última invasão à área é diferente das anteriores por causa do perfil dos invasores, que estão fortemente armados e seriam membros de facções criminosas.
A polícia recebeu a informação de que os bandidos estão com fuzis 762, pistolas ponto 40 e 9 milímetros, espingardas calibre 12 e que estão em busca de uma metralhadora ponto 50, capaz de derrubar um helicóptero.
“A primeira invasão foi mais de moradores da cidade. Depois, veio uma segunda leva, na qual já havia a presença de delinquentes e uso de armas, mas dentro do garimpo. Agora, o perfil é outro. São marginais fortemente armados, liderados por um ex-detento que organizou uma verdadeira milícia armada no local”, disse o delegado Gilson Silveira.
Segundo a Polícia Civil, esse mesmo ex-preso estaria tentando reunir integrantes do Novo Cangaço (assaltantes de bancos que usam clientes e funcionários das agências como escudo humano) para invadir o garimpo ilegal.
Conforme a polícia, no final de dezembro os criminosos expulsaram os seguranças da mineradora que recebeu autorização do Departamento Nacional de Produção Mineral para fazer estudos sobre a produção de ouro. Policiais chegaram a ir ao local para retirar esses seguranças, mas foram recebidos a tiros pelos bandidos. Apesar do incidente, ninguém ficou ferido.
A Sesp informou que vai colocar as forças de segurança do estado à disposição do Exército e da Força Nacional para ajudar na reintegração da área invadida.

Ação judicial
Os ministérios públicos Federal e Estadual deverão entrar com uma ação na Justiça para cobrar que forças de segurança federais retirem os invasores da área e fiquem em Pontes e Lacerda para assumir o patrulhamento da área. Também deverá ser pedido que a União indenize o município pelos problemas causados pelo garimpo ilegal.
O MPE deverá pedir ainda o DNPM tenha agilidade em autorizar a lavra de ouro na Serra da Borda, hoje ainda em fase de estudos. Para a promotoria, a indefinição sobre a exploração tem causado problemas na área de segurança pública, como o aumento de casos de roubos e furtos.

Histórico
A primeira invasão ao garimpo ocorreu em meados de setembro de 2015, com a presença de milhares de pessoas. Naquele mesmo ano, a Justiça Federal mandou, por duas vezes, que a área fosse desocupada e isolada porque a exploração de ouro estava sendo feita sem a autorização do DNPM.
A área foi desocupada numa ação integrada entre Força Nacional, Exército, PF, PRF e polícias Civil e Militar, mas voltou a ser invadida.
CenárioMT/montedo.com

Arquivo do blog

Compartilhar no WhatsApp
Real Time Web Analytics