27 de março de 2017

RJ: Morre o último Ministro do Exército, general Zenildo Lucena

Publicação original: 26/3 (15:11)
Morreu na manhã deste domingo no RJ (26), aos 87 anos,  o general Zenildo Gonzaga Zoroastro de Lucena, Ministro do Exército nos governos de Itamar e FHC. Ele estava internado no Hospital Geral do Exército. Nascido em 2 de janeiro de 1930, em São Bento do Una (PE), Zenildo cursou Cavalaria e formou-se na Aman, em 1950, chegando a general-de-brigada em março de 1983, segundo o verbete com seu nome no Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil (Cpdoc) da Fundação Getulio Vargas (FGV).
"Ligado aos setores mais nacionalistas do Exército, integrou um grupo de oficiais que apoiou a indicação do general Albuquerque Lima para suceder o general Artur da Costa e Silva (1967-1969), na presidência da República. O objetivo do grupo era evitar a indicação do general Emílio Garrastazu Médici, que, no entanto, acabou sendo eleito pelo Congresso Nacional a 25 de outubro de 1969", diz um trecho do verbete.
Ainda conforme o Cpdoc, Lucena era próximo do general Ernesto Geisel, presidente de 1974 a 1979. Ao assumir o cargo de ministro do Exército, em meio à crise que culminou com o impeachment de Collor, o general teria atuado para evitar uma intervenção dos militares. "Em junho de 1993, rebateu as declarações do deputado federal e capitão da reserva Jair Bolsonaro favoráveis ao fechamento do Congresso e à volta do regime de exceção, garantindo o apoio do Exército ao governo", diz o verbete do Cpdoc.
No primeiro governo Fernando Henrique, atuou também para segurar a oposição dos setores mais conservadores das Forças Armadas a medidas como a aprovação da Lei dos Desaparecidos Políticos, que concedeu atestados de óbito a desaparecidos políticos durante a ditadura militar e previa o pagamento de indenizações às famílias das vítimas. Segundo o Cpdoc, Lucena lançou uma nota em agosto de 1995 afirmando que a indenização era uma decisão exclusiva do presidente da República.
O general Zenildo deixa esposa, duas filhas e cinco netos. O velório será nesta segunda-feira no Palácio Duque de Caxias, sede do Comando Militar do Leste. (com informações de O Globo e O Estado de São Paulo)

28 comentários:

Anônimo disse...

Isso só explica os motivos do Lula ser um Deus, desde a amanhã que os Zap dos militares só falam, na morte desse cidadão, como se ele fosse um dos que nos defendeu, fala serio.

Anônimo disse...

Me mostrem um portaria com coisas boas para a milicada. Eu falei apenas uma. Pode ser meia.

Anônimo disse...

1992 foi o ano em que serviram mingau para os cabos e soldados no almoço e na janta. Depois, nem isso. O serviço foi dividido em 3 turnos pois não tinha comida nenhuma.

Anônimo disse...

A que ponto deixaram chegar nossos salários. Tiraram nossos direitos e nosso poder aquisitivo. Nos deixaram à deriva. Sinto vergonha!

Pracinha da Reserva disse...

já vai tarde, não fez nada em benefício da tropa, mas um pau mandado, como todos os que lhe sucederam, não fez nada, vezes nada, entra comandante sai comandante e a tropa continua a deriva, só recebe migalhas, digo, esmola, todos os anos renovando empréstimo consignado no famigerado FAM.

Anônimo disse...

o período que esse senhor esteve a frente da tropa foram os mais difíceis para tropa. nada foi feito para melhorar. os militares perderam seu poder de compra, seu salário e outras coisas a partir de aí, culminando com a famigerada mp do mal. lamenta-se a morte de um ser humano, mas como representante da tropa foi um nada.

Léo disse...

Peço ao nosso PAI CELESTIAL que perdoe os seus pecados,incluindo a omissão de absolutamente nada ter feito de bom para seus subordinados.Nada!!!

Anônimo disse...

Ele foi um político e não Ministro do Exército, e todo político como sempre não faz nada para ninguém somente para si próprio.

3º Sgt 2013

Anônimo disse...

http://www.alertatotal.net/2017/03/ataques-de-ciro-gomes-e-rui-pimenta.html

Palestra sobre 31 de março de 1964

Se não vier nenhuma misteriosa ordem superior de última hora (adiando o evento com uma desculpa esfarrapada), no dia 31 de março de 2017, às 9h 30min, haverá uma palestra com o coronel historiador Sérgio Paulo Muniz Costa, em Brasília.

A abertura será feita pelo General Antônio Hamilton Martins Mourão, Secretário de Economia e Finanças do Exército.

Será no Auditório Pedro Calmon, do Quartel-General do Exército, no Setor Militar Urbano.

O convite foi enviado a militares da ativa, através de uma circular interna, classificada como “Urgente”, em 22 de março.

Anônimo disse...

http://www.alertatotal.net/2017/03/ataques-de-ciro-gomes-e-rui-pimenta.html

Os militares, por enquanto, continuam se comportando iguaizinhos ao papagaio verde-oliva e mudo daquela velha piada de português: Não falam nada... Mas juram que prestam uma atenção...

keko marques disse...

Aberta a votação, "quem foi mais omisso com a tropa: Zenildo ou Enzo ?"

Léo disse...

Vejam quantos anos já passaram,desde que o General Zenildo Zoroastro foi ministro do Exército.O atual comandante do Exército,Gen Villas Bôas, ,e os que sucederam o falecido,ainda têm a desculpa de que,entre o comandante do Exército e Presidente desta República de ladrões,saqueadores dos cofres do povo,arrombadores do Tesouro Nacional existe,hoje,um político ,que é ministro da Pasta da Defesa.É uma confortável desculpa.Para o falecido ,nem esta desculpa a história lhe reservou.Mas a história também não perdoará os seus sucessores! Estamos envergonhados,humilhados,desprestigiados,vexados,ridicularizados dentro daquela mesma sociedade que o Exército insiste em afirmar que nos credita os maiores louvores e a maior das confianças ,entre todas as instituições deste Brasil do Crime-Político-Institucional-Organizado. ARROMBARAM O BRASIL.ARROMBARAM O PAÍS.ARROMBARAM ESTA NAÇÃO.ARROMBARAM A IMAGEM DO BRASIL,MUNDO AFORA! E agora? Que que tem...R$ 200 BILHÕES É O ROMBO,por enquanto- calma que só estamos em março- do Orçamento para 2017,deste país que abriga a classe política mais safada,ladra e lixo,do mundo dito democrático. Quem pagará todos os ROMBOS dos arrombamentos,institucionalizados,da TURMA ENQUADRADA NA LAVA-JATO seremos, nós, amigos.NÓS!!! Membros das Forças Armadas,vexadas, humilhadas,envergonhadas e, sub- empregadas,desde matar mosquitos até contar geladeiras em presídios nojentos,imundos,fétidos recebendo , segundo as palavras do próprio Comandante Villas Bôas,R$ 30,00 reais,ao dia trabalhado,enquanto um Soldado da Guarda Nacional- estavam ao lado na missão- recebe 550,00 reais de diárias.O trabalhador escravizado também pagará esta conta.O ROMBO.A história nunca erra.Podem tentar manipula-la ( COMISSÃO NACIONAL DA VERDADE)...Mas,passados todos os atores,ela ressurge linda,impecável,imaculada!!! VENCIMENTOS VEXATÓRIOS, VERGONHOSOS, HUMILHANTES E RIDÍCULOS é o que sobra para nós,Soldados de Caxias,como reconhecimento daqueles políticos vagabundos, como migalhas caídas nos pisos putrefatos e corruptos das mansões aonde se escondem os criminosos políticos ARROMBADORES DOS COFRES DO POVO. 40 anos de serviços nos lombos é o que a tropa terá que trabalhar para tampar o ROMBO, caso queira receber 100% dos vencimentos das ativa. MUITAS,MUITAS BENGALAS!!!

Anônimo disse...

Qual é o legado deixado a tropa por antecessores e sucessores ?
"reestruturaçao remuneratoria" de 2001, PNR suficientes? salarios em mesmo patamar de outras carreiras de estado?

Anônimo disse...

Nada fez em prol dos seus soldados, ou seja, contribuiu para a MP do mal. Hoje estamos nessa condição por comandantes como esse.

Anônimo disse...

Ou seja, fez nada pra tropa quando estava no poder.

Anônimo disse...

Pra quem gosta de história um dos motivos para a derrocada de Roma foram imperadores e generais fracos. Da mesma forma quando Roma possuía um Cônsul, ou Imperador forte, comprometido com o Império, dava gosto de ver. Eram os "caras".

MESSIAS DIAS disse...

"Quando penso em você
Fecho ou olhos de saudade (tristeza, raiva etc)
Tenho tido muita coisa
Menos a felicidade (...)

Anônimo disse...

O último General foi Leônidas Pires Gonçalves. Depois tivemos inúmeros ursinhos carinhosos. Vergonha eterna!!!!!!!!!

Anônimo disse...

Kkk, os militares de hj tem que parecer anjo com uma auréola na cabeça! Um bando de fracotes! Queria ser um General para correr com a tropa na esplanada cantando "xambioá" numa dia da semana, outro dia fazer um pbce em frente a palácio do planalto e arrochar aquele bando de bandidos, com abordagens bem padrão, fuzil apontado na cabeça! Ah se eu tivesse poder!

Anônimo disse...

Nenhum ministro ou comandante fez algo em prol dá tropa, isso é FATO! E tenho a impressão q mesmo se pudessem não fariam, principalmente para as praças.

Anônimo disse...

Vale lembrar que foi na época deste General que foi aprovado o aumento diferenciado dos 28:86, aumento este que deixou os Praças de fora. Vá com Deus e já vai tarde.

Anônimo disse...

Os generais dormem... A arte da guerra poderia ser mais trabalhada nas "cadimias"... Só pensam neles e nos vampiros que os rodeiam

Anônimo disse...

https://www.stm.jus.br/informacao/agencia-de-noticias/item/7105-mulher-que-agrediu-medico-militar-no-hospital-das-forcas-armadas-em-brasilia-e-alvo-de-acao-penal

Anônimo disse...

Enquanto isso os empréstimos e renovações na Poupex só aumentam, deve ser uma política defasar os salãrios, já parcos .para os lucros aumentarem na Poupex.
Se fizerem uma estatística do total de militares com empréstimos,poucos não estarão enquadrados.
Nem Cooperativa de Credito que dar empréstimos para militares, é uma vergonha.

Anônimo disse...

sinceramente, após ler e ver documentários de vários lados, sobre o 31 de março, cheguei a conclusão de que foi uma besteira dos militares de então. Ficou claro que os Estados Unidos insuflaram e patrocinaram tudo! Os militares foram meras marionetes, apenas depois tomaram gosto e ficaram 21 anos. Foi tudo arquitetado pelos EUA que temiam as reformar de Jango, uma massiva propaganda incutiu nos brasileiros de que Jango era o comunista malvado e que precisávamos salvar nossas famílias. Isso foi dito pelo embaixador dos EUA e pelos próprios presidentes da época, Kennedy e depois de seu assassinato Lyndon Johnson, quem tiver boa vontade assista (fica bem claro): https://www.youtube.com/watch?v=RVnf3Ap7guQ

Ah, sobre o falecido, que descanse em paz, não tava nem aí com a tropa!

Anônimo disse...

Pergunto se alguém sabe qual o critério para trabalhar na POUPEX, na minha cidade a funcionária é sobrinha do Coronel e o outro atendente é irmão do General???/ è por concurso?

keko marques disse...

Pelo velho conhecido: "QI"

Anônimo disse...

Ele afundou a milicada e foi para reserva com status e conta bancária gorda.

Arquivo do blog

Compartilhar no WhatsApp
Real Time Web Analytics