21 de junho de 2016

Juma: onça mascote do CIGS é morta após participar de solenidade da tocha olímpica em Manaus

Onça que participou do revezamento da tocha olímpica no AM é morta após solenidade
Exército confirmou óbito da onça Juma que escapou do zoológico do Cigs. Antes de morrer, animal recebeu um tiro de tranquilizantes.

Da Redação / portal@d24am.com

Manaus - O Comando Militar da Amazônia (CMA) confirmou, na tarde desta segunda-feira (20), a morte de uma das onças do Centro de Instrução de Guerra na Selva (CIGS), local onde houve uma cerimônia de revezamento da Tocha Olímpica na manhã desta segunda-feira.
Logo após a cerimônia, a assessoria de comunicação do CMA confirmou, por telefone, que a onça Juma, que participou da solenidade, havia escapado mas que já havia sido recapturada. No final da tarde, por meio de nota, o CMA confirmou a morte do animal, mas sem especificar se de fato se tratava de Juma. As onças do CIGS costumam ficar presas nas jaulas e somente são retiradas do local quando há alguma cerimônia.
Segundo o CMA, após a solenidade, a onça escapou do zoológico e uma equipe de militares composta por veterinários tentou resgatá-la. “O procedimento de captura foi realizado com disparo de tranquilizantes”, informou, em nota, o CMA.
No entanto, segundo o CMA, o animal, mesmo atingido, deslocou-se em direção a um militar que participava da operação. “Como procedimento de segurança, visando a proteger a integridade física do militar e da equipe de tratadores, foi realizado um tiro de pistola no animal, que veio a falecer”, informou o CMA.
O CIGS já determinou abertura de processo administrativo para apurar os fatos.
Acesse a nota do CMA
D24am/montedo.com

58 comentários:

Anônimo disse...

Bando de despreparados!

Anônimo disse...

O CIGS sendo CIGS, toda a desorganização e despreparo deste centro é novamente manchete nacional. Não é o melhor em nada, em uma simples atividade mais uma morte. Em um breve passado temos ai 2007, 2015 e agora 2016 com mais uma morte para conta ai do GRANDE CENTRO.

Anônimo disse...

A onça era do 1 BIS.

Anônimo disse...

Primeiro que é uma história muito mal contada. Segundo, que não é mais permitido ter animais em circo e o CIGS ainda mantem uma onça para aparecer em fotos e eventos festivos ? Uma equipe do próprio CIGS não conseguiu capturar o bicho vivo? perdi a fé.

Anônimo disse...

Senhor Montedo; Se nos militares seguimos, pontualmente, nossos instintos mais primitivos ( instintos de sobrevivência), tal como a da Dona Onça do CIGS, coitado dos nos nossos Comandantes!!! E tome mordidas e balaços no meio da testa. Parece que o Comando usa apenas tranquilizantes nos militares selvagens que se enraivecessem com os baixos soldos, daí se explica um reajuste salarial dividido em "doses homeopáticas". E selva, muita selva para os bichos do EB e diárias, ajuda de custos, transferências, promoções e outras "selvagerias" para os Caciques do EB.

Anônimo disse...

Não queriam virar notícia? Agora aguenta.

Marinho disse...

incrível como o pessoal consegue fazer um link entre a morte do animal e a remuneração dos militares. Haja criatividade!!

Anônimo disse...

Quem teve a ideia?
Quem autorizou?
Quem assinou a documentação?
Não brinquem com a selva!
A pergunta que fica?
Vai ter exoneração?
Vai ter punição?
Isto o nosso IBAMA e MPM vão apurar e com certeza a JUSTIÇA NÃO FALHARÁ!
Que a punição seja exemplar.
Este fato sensibilizou o mundo.

Anônimo disse...

http://g1.globo.com/am/amazonas/noticia/2016/06/especialistas-criticam-exposicao-e-citam-estresse-em-onca-morta-no-am.html

Anônimo disse...

Em todos os sites de notícias, nas redes sociais e blogs o Exército Brasileiro está sendo massacrado por causa da morte do animal. Lamentável...
- E os verdadeiros culpados???
- "QUEM SÃO ELES???"

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...

KKKKKK...ESSAS PRAÇAS TÃO QUE TÃO!!!!

Anônimo disse...

a onça não era mascote do cigs convivia com os militares a 8 anos como iria atacar um militar. tem que ser investigado

Anônimo disse...

Quanto recalcado criticando o CIGS. NUNCA SERÃO.

Anônimo disse...

Só não entendi a relevância das castanheiras???????

Anônimo disse...

Recalcados criticando o CIGS ? O idiota que postou isso é muito inocente, conheci vários "guerreiros" de selva, todos na cidade grande, fazem os cursos e depois não aplicam os conhecimentos, perde o EB com esse procedimento. Realizou curso no CIGS ? Cinco anos , no mínimo, na Amazônia. Triste com a execução da onça, vai sobrar pro veterinário.

Anônimo disse...

Nunca vi um militar americano com uma águia no braço pagando de machão....parem de se fazer de domadores de circo e vão patrulhar as fronteiras.O Brasil realmente não é um país sério...

Edu disse...

A basbaquice de se levar essa Tocha Olímpica, para cima e para baixo, Brasil afora, além de gastar o dinheiro de quem já se encontra endividado, conseguiu fazer uma vítima inocente. Segundo o contido no texto abaixo, levaram a tocha para que a onça Juma a recepcionasse. Missão cumprida, porém, possivelmente, estressado, o animal se soltou e correu em direção a um dos presentes ao desnecessário e ridículo evento... http://alfocunha.blogspot.com.br/2016/06/a-tocha-olimpica-faz-primeira-vitima.html?utm_source=feedburner&utm_medium=feed&utm_campaign=Feed:+BlogDoAlfCunhaWwwalfocunhablogspotcom+(Blog+do+Alf+Cunha!++++www.alfocunha.blogspot.com)&m=1

Anônimo disse...

Nunca serão o que?
Irresponsáveis que botam em cativeiro e matam um animal em extinção, só pelo prazer do embuste. Realmente isso nunca serei.

Anônimo disse...

Circo de Instrução de Guerra na Selva.NUNCA SERÃO.

Maria Vittoria Velasques Nazario disse...

Todo e qualquer comentário pró e contra a utilização do animal silvestre para engrandecer a passagem da Tocha Olímpica pela cidade de Manaus-AM, deverá ser apurado e imputado ao culpado as Penas advindas do ato que causou a morte do Símbolo do Curso de Guerra na Selva no Brasil. O que se espera de agora em diante é uma maior precaução por parte da Comitiva nos diversos percursos que ainda restam até sua chegada final na cidade sede das Olimpíadas do ano de 2.016. Um grande abraço à todos

Anônimo disse...

Montaram um circo e o pobre animal, que deveria estar vivendo no seu habitat natural, que é a selva, foi morto por causa dessa palhaçada chamada Olimpíada. Para quem não sabe, aqui no RJ (onde nada funciona direito) a UERJ, por exemplo, está em greve desde fevereiro, a saúde é uma vergonha, a segurança é uma piada (vide o caso da invasão do hospital Souza Aguiar), o trânsito está sempre engarrafado nos mesmos lugares e ninguém toma providência nenhuma. Ainda têm a coragem de fazer festa para estrangeiro...

Jonecy Leite disse...

Em principio, o país falido não tem condições de financiar uma olimpiada, com onze milhões de desempregados, empresas falindo, outras indo para o Paraguai, essa tocha caberia bem enfiada no rabo dos idealizadores dessa porcaria de olimpiadas, e por INCOMPETÊNCIA, sacrificaram um pobre animal, tirado de seu habit natural, para assassiná-la em praça pública, e agora quem irá gritar selva?

Anônimo disse...

Os símbolos, os rituais e as cerimônias são as únicas prioridades desse nosso exército.

Aproveito para concordar com um colega acima: até em notícia de morte de onça, milico fala em remuneração.....rsrsrsrsr

Anônimo disse...

Vamos ver se assim diminuem a ânsia de nosso s Cmt em manter esses animais para alimentar o próprio ego, que só dá trabalho a tropa. Quem não conhece a onça do CMA, o dinheiro gasto naquela jaula pode ser investido em pnr, pef ou até mesmo em obras nos ranchos. Mas oq fazer com os egos? E na cavalaria q os torneios de cce, salto envolvem toda a tropa, mas quem salta é civil e of. Vamos abrir uma sindicância pra descobrir se alguém recolhe ao erário o valor gasto com os tratadores e veterinários nos cavalos particulares...

Unknown disse...

Foi-se a Onça, mas permanecem as antas no Circo de Instrução do que resta de Selva...

Anônimo disse...

Nossa , é muito despreparo , sobretudo para uma unidade de combate na selva não conseguir conter um simples e inofensivo felino , e olha que era uma equipe com vários homen ( até veterinário tinha ) e ainda com meios para paralisar o pobre bichano sem precisar sacrificar o pobre animal .
Imagine esse pessoal patrulhando as favelas do RJ , seria uma carnificina !!!
Salve as polícias militares do Brasil , verdadeiros combatentes !!!
Forte Abraços a todos !!!
Sd PMERJ Joel

Anônimo disse...

Exército sendo Exército! Brasil sendo Brasil! Nunca vi uma instituição que preza tanto a organização ser tão desorganizada, tal como nosso país. Infelizmente esse é o teu, o meu, o nosso Exército, administrado por incompetentes carreiristas e tendo como força de trabalho militares sem vocação, desmotivados e despreparados. O tão comum "caga que não dá nada" é o carro-chefe de muitos de nós e nossos comandantes não estão preocupados com a tropa, apenas com a política e com suas carreiras "gloriosas e cheias de medalhas". Depois ainda tem gente aí querendo pagar embuste com CIGS, Haiti e sei lá o que mais. Pra cima de mim não filho!

Anônimo disse...

Mataram a onça, pobre do animal. Não merecia esse fim !!!!

Anônimo disse...

Bandao de recalcados peito liso falando mal do CIGS. Dar o nome pro jogo nao querem! Leoes de alojamento!

O EB nao trata mau as oncas!

Quanto a esta infeliz fatalidade: Bota na conta da dilma!!!!!

Anônimo disse...

Vc conseguiu relacionar uma notícia da morte de um animal com choro de baixo salário???Ainda tem gente que me surpreende com esse chororô, VC TÁ DE PARABÉNS!!

Diego H disse...

Vergonhoso, animal silvestre é do mato, façam um programa para colocar no mato de volta, colocar em uma formatura, dá vergonha de saber que sou militar as vezes...o Ser humano que deveria ser morto, não a onça.

Anônimo disse...

Kkkkk...tenho certeza que a culpa foi de um praçinha que não fiscalizou ou avisou seu superior kkkkk
Quem são eles???? Se não fosse a tocha e todo o " teatro"....O rei leão estaria vivo....

Anônimo disse...

Grande palhaçada! Deixem o pobre animal em paz. Perdeu a vida por causa dessa tocha imbecil, que aqui nessa terra sem lei, serve apenas como mais um pretexto para a roubalheira descarada do dinheiro público. E o Exército se prestando a um papel ridículo desses. Que vergonha!!!

Anônimo disse...

Tudo resolvido, sindicância pronta, puna-se o Cmt Gda...

ALMANAKUT BRASIL disse...

Defesa da Pátria é dever supra-constitucional

Artigo no Alerta Total – por Antônio Ribas Paiva

http://www.alertatotal.net/2011/12/defesa-da-patria-e-dever-supra.html


Superior Tribunal Militar realiza Dia D contra o mosquito do Zika

Superior Tribunal Militar - 22/03/2016


https://www.youtube.com/watch?v=NjsB4YJCMLs



Não deram fim no mosquito, acabaram com a onça e só falta perder para os terroristas que chamaram o Brasil de país de merda que corre atrás de tocha!

Anônimo disse...

Olha a onça dele no chapéu,
matou com pistola e usa como troféu!

Onça pintada que tanto me orgulha;
serás aprisionada e depois morta por um pulha!

Onça pintada quem foi que te matou?
Foi um guerra na selva que não me controlou!
------------------------------------
A zoação é eterna! QUEM SÃO ELES???

Anônimo disse...

A culpa é do CmT da Guarda, sempre foi, sempre será!

Anônimo disse...

Nos desfiles do 7 de setembro, já observei outros animais expostos, em dias quentes de Manaus, também não seria um erro?. O Colégio Militar de Manaus, também coloca um animal para desfilar. Importante os Órgãos ambientais fiscalizar. Coloque no youtube desfile militar Manaus.Punição exemplar para todos em defesa do meio ambiente.

Anônimo disse...

Uma irresponsabilidade sem tamanho! Os envolvidos nesse crime deveriam ser processados e condenados!

Anônimo disse...

Ao Sd PMERJ JOEL, quero deixar claro, que já atuamos em favelas, como no Haiti, que não deixa nada a desejar para o Rio de Janeiro, e no início da pacificação foi até pior.

E lembro ao nobre e desinformado Sd PMERJ JOEL, que já por diversas vezes já atuamos como pacificadores nas favelas do Rio de Janeiro, pq a gloriosa PMERJ não consegue executar o seu trabalho da maneira correta, tendo em vista o despreparo, corruptores etc.

Então Sd JOEL da PMERJ, antes de postar um comentário, pense, analise, veja os fatos que acontecem, antes de sair falando asneira, sobre o que se percebe nada sabe.

Anônimo disse...

Hoje em dia somente as Antas fazem Gerra na Selva.
Muitas antas fazem o curso de Guerra na Selva somente para colocar o distintivo no peito e pagar embuste.
Esse curso não serve para nada e esse episódio da onça fala por si, e não é a primeira vez que alguma onça sai do cativeiro e é morta com tiro de pistola ou fuzil. Quem está muito tempo no CIGS sabe o que eu estou falando.

Anônimo disse...

Concordo com o comentário das 18:47. Dinheiro gasto inutilmente. Enquanto isso no RJ temos dois Hospitais e três Policlínicas todos com carência de médicos. Na especialidade Oftalmologista, temos Somente um médico para marcação na PMPV, que fica a mais de 40 KM do local que residem a maioria dos militares. No HCE às 08:00 já não havia mais números para consulta. Infelizmente não ganhamos polpudas diárias que alguns superiores ganham em suas inspeções, para que possamos pagar um Médico particular para nós e nossos Dependentes. Em suma "farinha pouca, meu pirão primeiro". O resto que se exploda.

Anônimo disse...

Sd da PMRJ
Você está postando opiniões furadas no local errado, e sim, o EB têm que ir patrulhar favela, fazer o trabalho de vcs, uma das intituiçôes menos confiáveis e mais corruptas do país.
Salve ao Exército de Caxias, verdadeiros guerreiros da pátria.
E que acabe o circo promovido pelas vaidades de superiores, e abusos de autoridade tão comuns em todo lugar.

Anônimo disse...

Apoiado o PM comentarista.
Qualquer um que comenta, e o blog é pra isso, se aponta o erro que é cristalino, logo vem um argumento pífio, ridículo, de algum anencéfalo que pensa que ter um brevê no peito lhe permite errar e errar feio. Não amigo, um brevê de selva é sem dúvida uma conquista, um mérito mas, não torna o mundo melhor. Existem muitas tropas no mundo com esta especialização, não seja ingênuo pensando que americanos,russos, franceses, ingleses invadiriam a amazônia em coluna por cinco com fardas coloridas, não vai ser. A não ser que você seja um nativo,índio,criado nos igarapés, com raras exceções,você é só bom, aqueles que usam este argumento de peito liso, se acham o cão chupando manga mas,não passam de mais um entre os milhares de homens das FFAA. Oração de selva, sei...á pra recruta.

Anônimo disse...

O Exército fazendo a segurança desse ultraje ao povo brasileiro, que é essa olimpíadas, quando nossos hospitais, escolas e segurança estão em estado de calamidade, e, ainda recebemos essa chacota desse Comitê. Essa olimpíadas é apenas um circo para grandes multinacionais racharem de ganhar dinheiro. Assim como a Copa do Mundo, não vai deixar nada de legado a nossa Nação tão sofrida! Só Roubalheira do erário!

Anônimo disse...

Embusteiro eh of peito-liso que pensa ser o Rambo...

Anônimo disse...

Leitores aqui esta a resposta:
Presidência da República
Casa Civil
Subchefia para Assuntos Jurídicos

LEI Nº 9.605, DE 12 DE FEVEREIRO DE 1998.
Estudante de Direito e Futuro Promotor de Justiça se assim Deus permitir

Anônimo disse...

outro peito-liso recalcado...

Anônimo disse...

Chora peito-liso, chora...

Anônimo disse...

Quem são eles? Sou paraquedista!!!! Ficar gritando selva e fazendo armadilha na instrução é fácil, quero ver o camarada se lançar no espaço...GUERRA NA SELVA É SÓ EMBUSTE!!! Ficam dois anos na fronteira e voltam pro nordeste cheios de si, vem pro Rio camarada! e paga sua cota aqui no 26!

Anônimo disse...

O cara vai pra selva, chega em fevereiro, ai tem instalação né? ai vai pro Guerra, volta, tira ferias, no outro ano vai pra fortaleza...Não chega a ficar um ano e meio no quartel, e quer vir pagar embuste de selva!! Guerra da farofa, firandula e embuste!!!


PS: Eu sou guerra, mas tenho vergonha, prefiro o curso de inteligência...

Anônimo disse...

Sei muito bem o que falo , pois fui sgt do EB , e sei muito bem como funcionam as coisas no Exército . Aqui na PM não é guerra de mentirinha , o negócio é sério mesmo !
Sd joel

Anônimo disse...

O cara sai da ESA ou da AMAN e passa a carreira toda acochambrando, medo de campo, dispensa médica pra não tirar sv e nem TAF quer fazer...
Só fica apto quando tem umas diárias ou para ir pro Haiti..
Ai vem aki falar um monte de asneiras sobre o CIGS...
Vai lá, faz o curso antes de falar.
Americanos, franceses e vários outros militares do mundo vem aqui babar o CIGS, só os recalcados que não tem moral nem condições para aguentar o tranco que ficam criticando... afinal é o que lhes resta...
Fiquem na seçãozinha vendo almanaque do DGP ou pagando embuste pra cima de recruta que pra isso vcs são bons...pqp
E tem outra coisa, militar é militar, não é porque fez curso que tem mais responsabilidade que aquele que não fez, se tiver que patrulhar fronteiras a missão será para todos e não só para quem fez curso...muita raridade pensar o contrário...

OBS:
1- A onça era do 1º BIS, não era do CIGS, fugiu quando estavam trocando de jaula, não é a mesma que está nas fotos próximo da tocha olímpica.
2- Os experts de plantão, que acham que uma onça pode ser parada com tranquilizante tentem a sorte...

Anônimo disse...

Tem leao de alojamento aos monte mesmo !!!!

AO infeliz do anonimo de 22 de junho de 2016 10:13, que diz que o curso nao serve pra nada...

Por um acaso voce passou por isso para ter respaldo pra falar?????
Com certeza nao!

Aposto que voce vive enfiado em alojamento debruçado no papiro se esquivando de tudo!

Anônimo disse...

Pro amigo pqd...
Pra curso de um mês de meio expediente, sem armamento e equipamento, sem nenhuma atividade militar de combate, tu ainda quer falar de embuste, te orienta parceiro...
Qualquer aeroclube faz curso de pqd e vc salta em dois dias, de uma altura bem maior...
fala muito tu, cumpadi...

Anônimo disse...

Se lancar no espaco! Uiiii. Vai pomba-gira!

Anônimo disse...

O EB está em baixa mesmo, até meganha sacaneando a gente, justo um meganha da PMRJ, uma das instituições mais corruptas do Brasil, e a desunião continua alta, guerrinha de egos e outras picuinhas. TC Cpl Leonardo.

Arquivo do blog

Compartilhar no WhatsApp
Real Time Web Analytics