18 de junho de 2016

"País não precisa ficar alarmado" com suposta ameaça do Estado Islâmico, diz general

Telegram
Ministro diz que "país não precisa ficar alarmado" com suposta ameaça do Estado Islâmico
Conforme Sérgio Etchegoyen, Abin e demais setores brasileiros de inteligência estão integrados com órgãos do mundo inteiro
Estadão Conteúdo
O ministro-chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), general Sérgio Etchegoyen, disse que "a população não precisa ficar alarmada" com qualquer notícia sobre a existência de um grupo de pessoas ligadas ao Estado Islâmico (EI) em troca de mensagens em português no aplicativo Telegram.
De acordo com o ministro, a Agência Brasileira de Inteligência (Abin) e os demais setores de inteligência do país estão integrados com os órgãos que trabalham com essa finalidade no mundo inteiro. A ação busca monitorar todo e qualquer fato que mereça atenção das autoridades.
Segundo Etchegoyen, monitoramentos em redes sociais e aplicativos "são feitos rotineiramente" e "todos os cuidados estão sendo tomados para garantir que os Jogos Olímpicos sejam realizados da melhor maneira possível".
— Sempre há preocupação, sempre há risco, e é por isso que estamos trabalhando com o maior cuidado e atenção. Mas não há nenhum indicativo de que leve a questão para nível alarmante. Por isso, não há o menor descuido neste trabalho. Ao contrário, todas as agências de inteligência nacionais e estrangeiras estão atentas e trabalhando em conjunto — comentou.
Para reforçar a sua tranquilidade em relação ao tema, o ministro disse que "há uma integração efetiva entre os Ministérios da Defesa, da Justiça e da Segurança Institucional e, principalmente entre as suas áreas de inteligência". Lembrou ainda que o sistema tem sido testado frequentemente, não só para atualizá-lo, mas durante os grandes eventos que o Brasil recebeu nos últimos anos, como Copa do Mundo e Jornada Mundial da Juventude.
Etchegoyen sublinhou que reuniões rotineiras têm sido realizadas para tratar do tema e citou que, na última quinta-feira, outro encontro deste tipo foi realizado, justamente para azeitar os trabalhos.
— Temos preocupação. É claro, mas estamos vigilantes — frisou.
— A existência de um grupo é um dado concreto que vai construir um grau de probabilidade. Até aqui, não há nenhum dado que justifique o alarme ou que tenha feito subir a preocupação. Mas insisto: estamos atentos — completou.
De acordo com o ministro, o fato de existirem países que estão em guerra contra o Estado Islâmico, como é o caso dos Estados Unidos e França, obviamente, aumenta o risco. Ele lembrou que as delegações estarão hospedadas lado a lado durante a Olimpíada e usam os mesmos espaços comuns, como restaurantes, e por isso todas precisarão estar protegidas. Os riscos, segundo Etchegoyen, também serão analisados caso a caso durante a realização dos jogos.
Na última quinta-feira, a Abin confirmou a informação de que pessoas ligadas ao Estado Islâmico criaram um grupo para trocar mensagens em português, através de um aplicativo de celular, no qual "conteúdos relacionados a ideologias extremistas são traduzidos para o português e reproduzidos nesse aplicativo (Telegram) de mensagens instantâneas".
Ainda de acordo com a agência, "a abertura desta nova frente de difusão de informações voltadas à doutrinação extremista, direcionada ao público de língua portuguesa, amplia a complexidade do trabalho de enfrentamento ao terrorismo e representa facilidade adicional à radicalização de cidadãos brasileiros".
A Abin informa também que "o compartilhamento desses conteúdos em grupos de troca de mensagens instantâneas é uma estratégia utilizada não apenas no Brasil" e que "organizações terroristas têm empregado ferramentas modernas de comunicação para ampliar o alcance de suas mensagens de radicalização direcionada, em especial, ao público jovem".
O nome do grupo é " Nashir Português" e usa uma estratégia semelhante à da Nashir News Agency, usada pelo Estado Islâmico para fazer propaganda de suas ideias e divulgar manifestos.
Zero Hora/montedo.com

19 comentários:

Anônimo disse...

É um pouco difícil ficar tranquilo em um país onde os criminosos fazem a festa, desfilam armados, debocham da polícia, estouram agências bancárias como se fossem guerrilheiros e usando até a famosa ponto cinquenta,e,para complicar, o governo do Rio pede "arrego". A bandidagem deve estar em festa.

Charles disse...

http://diariodesantamaria.clicrbs.com.br/rs/geral-policia/noticia/2016/06/uniao-e-condenada-a-reintegrar-militar-licenciado-apos-diagnostico-de-cancer-6054119.html

Anônimo disse...

http://www.campograndenews.com.br/cidades/interior/ministro-da-defesa-afirma-que-marca-de-governo-na-fronteira-e-o-sisfron

Anônimo disse...

http://www.campograndenews.com.br/cidades/interior/homem-se-entrega-em-delegacia-apos-matar-um-e-ferir-outro-a-facadas

Anônimo disse...

http://www.campograndenews.com.br/cidades/capital/brasil-nao-tem-dinheiro-e-vontade-politica-para-por-exercito-na-fronteira

Anônimo disse...

http://www.tribunadonorte.com.br/noticia/corte-de-recursos-enfraquece-defesa-brasileira-diz-comandante-da-marinha/349212

Anônimo disse...

Marinha ...
http://www.tribunadonorte.com.br/noticia/fora-a/349344

Anônimo disse...

http://www.tribunademinas.com.br/exercito-realiza-leilao-de-veiculos-em-jf/

Anônimo disse...

Vai confia fica tranquilo, depois vai tarde .

Anônimo disse...

A inteligencia dos Estados Unidos, França, Bélgica dentre outros não conseguiu prever ataques em seus países, por que com a nossa será diferente? Deus queira que nada aconteça, mas temos que estar alertas sim sempre

Anônimo disse...

Se essa ATENÇÃO é a mesma que nossos comandantes estão dando aos nossos vencimentos, então agora é que fico preocupado com os ataques.

Anônimo disse...

Os terroristas já estão no Brasil a muito tempo!

Anônimo disse...

Existem sempre dois discursos:O discurso oficial vem sempre carregado de gerundismo. ..estamos fazendo..estamos trabalhando nisso...faremos isso...vigiar em os aquilo...e há também o discurso real,geralmente feito para os diretamente envolvidos no assunto: ..."Os recursos são escassos e as necessidades infinitas"...."Este plano não pode falhar,pois não temos o plano B"... "...Não esquentem a cabeça! No final tudo dá certo mesmo!!!...." Acho difícil não acontecer um sinistro no Brasil com a participação do EI nesta Olimpíada. Eles estão enfraquecidos e precisam da propaganda para mostrarem força! ALERTA MÁXIMO nunca é demais! O momento pede isto!

Anônimo disse...

Agora to mais tranquilo.

Anônimo disse...

Ele está certo.
Mas por precaução vou ficar bem longe das olimpiadas. Somente vou assistir pela televisão.
Os países europeus possuem um sistema de segurança, profissionais treinados e experientes não conseguem conter o avanço do terroristas em seus países.

Anônimo disse...

Pura balela. Aqui no RJ bem próximo da Vila Militar, estamos apavorados com a bandidagem que aterroriza com seus poderosos armamentos, bairros como Guadalupe, Marechal Hermes, Anchieta, Barros Filho e outros. Nesses locais moram muitos militares com suas respectivas famílias, não porque querem, mas, por falta de opção já que não existe PNR suficiente. Mas não se preocupem. Nossos Comandantes estão preocupadíssimos com a população e com os seus integrantes que moram nessa região. Talvez não estão conseguindo dormir em seus PNR de tão preocupados que estão. Moral da história. Se eu estou protegido o resto que se exploda.

Altevir Stall disse...

Senhores! Para quem é governado por criminosos e sofre atentados diuturnamente, em todos os setores da Republiqueta, nada a temer. Sugiro seguir os três vetores do nosso Comandante do EB....legalidade, legitimidade, etc, e muita fé em Deus. E o salário....óóóóóó´!!!

Anônimo disse...

ah, ESTADO ISLAMICO não é nada pra quem mora em costa barros, guadalupe, ricardo de albuquerque, pavuna, vilage, anchieta, marechal hermes, fazenda botafogo e adjacencias...

Sexta-feira foi mais de meia hora so de tiros em todos esses lugares em sequencia.

Anônimo disse...

não mesmo, estamos acostumados.

mais de 20 bandidos entraram num hospital do RIO DE JANEIRO, mataram e feriram inocentes. Já temos preocupação demais!

Arquivo do blog

Compartilhar no WhatsApp
Real Time Web Analytics