29 de junho de 2016

Tirando o sofá da sala

A 4ª Região Militar, com sede em Belo Horizonte (MG), informou ao Comando do Exército que é verdadeira a FATD (Ficha de Apuração de Transgressão Disciplinar) que circula no WhatsApp, reproduzida pelo blog na postagem Da série: 'Morro e não vejo tudo!".
Informou ainda que instaurou sindicância para apurar a autoria da divulgação na 'mídia social'.
Sobre o conteúdo - digamos - pitoresco do documento, nenhuma palavra.

47 comentários:

Anônimo disse...

É a mesma lógica das conversas telefônicas entre Dilma e Lula tentando obstruir a justiça. Só foi levado em conta o fato de que as escutas eram ilegais devido a ela ter foro privilegiado, deixando-se de lado o gravíssimo fato de evidente obstrução de justiça. No caso em pauta, não se fala da aberração da existência dessa FATD, e dá-se pleno foco ao vazamento da mesma. "Quando você aponta uma estrela para um imbecil, ele olha para a ponta do seu dedo". Mao Tsé-Tung

Anônimo disse...

Deviam punir quem deu essa FATD ridícula!

Anônimo disse...

Fiquei curioso em saber o que de tão "grave" há por trás nesta historia toda, a ponto de ser expedida uma FADT pelo motivo exposto....
Será que deve ser a ponta de algum "iceberg"...
Será alguma "estória mal resolvida"....
Ai, meu Deus..
Será de arma de "Com" ou "Artilharia"...

Anônimo disse...

Lembrem q o ESTATUTO DOS MILITARES, lei, só fala em parte.

Anônimo disse...

Engraçado que, possivelmente o transgressor, não publicou o documento estopim da fatd. Fácil ver apenas um lado da moeda. Se cada um quer ser juiz no momento que recebam todas as informações para tal e não desprezem a motivação, cerne da transgressão. E vamos combinar um 2o sgt ? Não há inocentes ai.

Anônimo disse...

Cuidado, não digitem os interrogatórios em negrito ou em letras garrafais para não dar em outra sindicância, e outra e outra...Adivinhem quem vai ser punido? Não tem nada mais importante para fazerem?

Anônimo disse...

Virou bagunça. É simplesmente falta do que fazer. Esse EB precisa de uma guerra para acabar com essas idiotices!

Anônimo disse...

Mas era só o que me faltava, querer punir um praça por causa de parágrafos não enumerados, letras maiúsculas e algumas palavras em negrito.

Anônimo disse...

EB sendo EB! Nada mais me surpreende! Ridículo! É não ter o que fazer, querer punir um militar por causa disso! Por isso que a farda esta desmoralizada, não há como alguém se motivar a trabalhar em um ambiente desses, isso que só trabalhamos para nós mesmos! Viva o eterno amadorismo!

Anônimo disse...

O documento não é confidencial e pode se tornar público sem nenhum problema. Depois ainda tem alguns que querem os militares no poder...

Anônimo disse...

Eu recebi o documento agora pouco e descobri que a razão dessa Fatd é por causa que o 2°Sgt solicitou que fosse revisto as escalas de serviço, uma vez que existem na mesma unidade alguns segundos sargentos mais modernos concorrendo a escala de adjunto, sendo que ele é outros amigos são mais antigos e estão sendo obrigados a permanecer a escala de Sgt de dia. Ou seja, o Sargento mais moderno tendo precedência sobre o mais antigo.

Anônimo disse...

É o EB sendo o EB nada mais !Aciona a Justiça Comum e fim de papo. Esses "superiores" que vão achar algo de útil que fazer, fala sério!

Anônimo disse...

Infelizmente ainda existe quartéis desse baixo nível no exército....onde a disciplina castrense é exercida através do abuso de poder....lixo!

Anônimo disse...

Como sempre a ociosidade está acabando com os oficiais, falta do que fazer é f...tem que trabalhar o intelecto, não sei como um cara desses conseguiu passar na prova da AMAN.
Realmente quem sabe se houvesse um combate de verdade, real, talvez pudesse nascer alguma lucidez à um jagodes como esse do EB.

Anônimo disse...

Só mesmo o jurista Tomas Turbando Bustamante para explicar o amparo desta FATD...

Anônimo disse...

Ei, o Senado aprovou o nosso aumento, ou foi só o do Judiciário?
Já larguei cheque...

Anônimo disse...


AOS INICIADOS:

Alvin Toffler, autor futurista, morre aos 87 anos nos Estados Unidos
Escritor e visionário ficou conhecido por 'Choque do futuro' e 'A terceira onda'. Em parceria com esposa, previu desenvolvimento econômico e tecnológico.

http://g1.globo.com/pop-arte/noticia/2016/06/alvin-toffler-autor-futurista-morre-aos-87-anos-nos-estados-unidos.html

Anônimo disse...

Engraçado!!!! O doc enviado não passou pelo cmt de cia??? Desde de quando praça assina doc??? Nós fazemos o trabalho e eles assinam!!!! Não é assim???

Anônimo disse...

Se não queriam que divulgassem não deveria ter feito a FATD.
O que e mais grave a divulgação ou a confecção da FATD.

Anônimo disse...

Mais uma Vez o praça é o coitadinho e o oficial o filho da puta. Primeiro se informem da história completa pra depois dar essa opinião sem conhecimento de causa de vcs. Espero que o exército permaneça assim pra sempre, pq nós merecemos isso.

TEN AMAN 2012

Anônimo disse...

Caprichos da realeza que ainda persiste no Brasil...os oficiais das FA! Nada mais me surpreendente diante desta impossibilidade de resolver certos assuntos fora da seara do RDE. Queria conhecer o incompetente e soberbo que mandou dar essa FATD ao Sgt.

Anônimo disse...

Parabéns para quem publicou essa aberração. A sociedade precisa tomar conhecimento dessas ignomínias que ainda acontecem no EB em pleno século XXI. Agora para fechar o pacote, publica o nome do tal major só para ver o que acontece. E parabéns ao Montedo por colocar o seu blog a serviço da classe militar disprivilegiada que sofre com esses abusos.

Anônimo disse...

Esse fato é um assunto emblemático para os atuais e futuros adjuntos de comando, aconselhem os oficiais a pararem de baixaria, envergonham a nós graduados, a vcs mesmos e a instituição.

Anônimo disse...

Ohhh ten aman 2012 novinho. ..
Leia mais
Ouça mais
Fale menos
Fica a dica...

Anônimo disse...

TEN AMAN 2012, tá cheirando leite da AMAN, nem acabou de desmamar ainda !!!

2º Ten QAO WFO

Anônimo disse...

Esse Ten 2012 deve ser filho de praça. Duvida!??

Anônimo disse...

O Ten AMAN caiu de para-quedas em Resende e acabou tendo um posto.

Anônimo disse...

O erro começa em colocar na cabeça do oficial de que ele é infalível e é super-inteligente,sabedor de tudo, um grande sábio,o todo-poderoso, etc.Esquecem que, aceitar os erros e fazer a correção adequada, também faz parte de uma boa liderança e comando. Tentar encobrir um suposto erro de quebra de hierarquia com uma medida administrativa para punir o mais antigo que reclamou, é um "tiro no pé".Isso me lambra um "causo":um colega, que detestava procurar o hospital militar, como a grande maioria, sentindo algumas dores, teve que ir lá para ser consultado. Ao chegar no consultório, entrou, deu bom dia, e se dirigiu ao médico, 1º tenente,chamando-o de doutor. Foi interrompido pelo médico que disse que queria que ele o tratasse como tenente.O colega, então levantou-se, disse que veio procurar um médico, pois tenente ele tinha na seção. "Bateu" continência, pediu licença e foi embora.

Anônimo disse...

Vc, ten da AMAN "santuário sagrado" como já ouvi referirem-se à essa academia, e garanto que lá estive e nada de sagrado, tampouco de santuário vi...como faz parte desse círculo, é incapaz de ver e perceber os abusos de autoridade, e o ego estratosférico dos oficiais, fato esse que impede a instituição de progredir. É não, o praça não é coitadinho, não mais, existe o MPF e a justiça comum, que amplamente aceitam e investigam denúncias contra aberrações e abusos de autoridade. Pau neles. Querem que o Exercito de Caxias continue no tempo de Caxias, perpetuando abusos e ignomínias a bem de uma disciplina que favorece somente a eles.

Anônimo disse...

Pessoal!!!
Calma...
FATD é um ato Administrativo, isso mostra a capacidade das FFAA apreciarem fatos ocorridos internamente. Não é coisa do outro mundo. O militar que emitiu a FATD tem todo o direito de fazê-lo, resta ao que recebeu apresentar seus ARGUMENTOS e que com certeza será analisado. Sempre há uma solução para os pequenos problemas. Nosso EB é forte. Nossos militares são bastante inteligentes para discernirem ante pequenos fatos. NÃO critiquem os NOVINHOS eles com o tempo pensarão como eu. ANALISE SEMPRE OS FATOS ANTES DE QUESTIONÁ-LOS E EMITIR UM PARECER.
Abraço a todos que fazem parte do nosso EXÉRCITO BRASILEIRO.

Anônimo disse...

mi mi mi
snif snif snif
Sou Leão de alojamento sim senhor

Anônimo disse...

Abuso de autoridade não e justiça militar, e sim na justiça federal.
Se a FATD foi feita de forma correta, não tenha medo, o mais antigo não possui o direito de participar, o mais antigo possui o dever de participar. Mas para isso não deve ser por capricho, o subordinado deve estar transgredindo os regulamentos.
Agora emitir FATD, porque foi questionado, responda o questionamento, qualquer um cidadão pode questionar a administração publica.
Regulamento e para ser seguido. Muitos dizem usar quando querem. Isto deve acabar.

Anônimo disse...

Não fiquei surpreso, já presenciei coisa pior. por exemplo, esses dias vi a seguinte participação: "o cabo cumpriu sua permanência até às 9:00h. quando passei às 9:30h o cabo não estava mais lá."
No caso do 2º sargento é pura perseguição!
Processo Administrativo que não possui justa causa implica constrangimento ilegal. Justiça em que confeccionou o FATD.

Anônimo disse...

Verdade ou não, se previna.

http://www.alertatotal.net/

Bandidagem Olímpica

Mensagem que se espalha pelas redes sociais de militares:

O crime organizado do Rio de Janeiro estava preparando uma operação de terror para os próximos dias, com arrastões, blitz falsas, e outras coisas mais. O ponto principal é que eles mencionaram a caça aos militares, com requintes de crueldade e covardia.

Comentaram que nos arrastões e blitz falsas iriam verificar celulares e documentos das pessoas abordadas, e se fosse encontrado qualquer vestígio de parentesco ou que a pessoa fosse militar (Polícia, Forças Armadas e etc.), eles iriam matar. Portanto, quem possui fotos no celular, ou grupos de WhatsApp, fotos de perfil que possa dar a impressão de que é militar ou parente, APAGUE.

Copie para um computador, suas fotos, mude fotos de grupos de colegas militares, e principalmente, divulgue para o maior número de pessoas possível, para que não sejam vítimas da falta de informação, insegurança e impunidade, que reina em nosso país.

Anônimo disse...

Esse post veio a calhar, pois serve para comprovar porque o uso do "Anônimo" nos diversos comentários do blog. Ora, quem não sabe que existe "perseguição" nos quartéis? O assédio moral dos civis aqui no EB é a velha perseguição.

Pois vejam, independentemente da demanda do sargento no documento, o certo é que ele está sendo perseguido. Aí a administração, não podendo questionar o conteúdo do seu pleito, tenta puni-lo por possíveis erros na forma do documento.

Agora, imaginem aqui no blog todos nós comentarmos os diversos assuntos nos identificando. É claro que não seríamos punidos pelo conteúdo dos comentários, mas os comandantes achariam motivos irrelevantes para "demonstrar" a "infringência" da disciplina. Por exemplo: se eu aqui no blog externasse a minha opinião sobre os gastos desnecessários em formaturas na minha OM e me identificasse, o meu comandante não iria me punir por essa opinião, mas esperaria qualquer "vacilo" meu e me "entregaria" um FATD por "não ter se apresentado corretamente, ao se dirigir ao oficial, tendo tomado uma distância menor que um aperto de mão", por exemplo. Ou qualquer outro motivo irrelevante.


Por isso, que devemos usar o anonimato, pois em "defesa" da hierarquia e da disciplina, os comandantes possuem um poder monstruoso em suas mãos, frente a todas as praças.

Em tempo: existe na legislação federal - e o EB deve acatar as leis federais - norma que torna o erro de forma algo relativo. Ou seja, um documento não se vale pela sua forma, mas pelo seu conteúdo. Cabe à administração, ao receber um documento com erros formais, devolver ao remetente com as orientações quanto às suas correções, devolvendo-lhe prazos, se houver.

Caso o militar em questão procurar a justiça, sua causa será ganha muito rapidamente. Acho até que qualquer juiz vai concordar com o absurdo e o ridículo de tal "transgressão".

Simples assim.

Anônimo disse...

O feudalismo militar brasileiro , que possui o autoritarismo - coercitivo aliado à aplicação da Teoria X de Douglas Macgregor , são fatores primordiais que fundamentam a TOTAL falência das instituições das FFAA. Sinto-me triste em SERVIR o EB e ter a cada dia a convicção que fiz a opção errada.

Anônimo disse...

Ahhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhh...
Nao sabem da maior!!!
Instauraram sindicancia e sabe quem vai ser o bode espiatorio??? O sgt dia de servico no dia!!! Colocaram ele como denunciante porque comentou no alojamento que tanbem recebeu no whatsap a foto da fatd no celular dele.
jogo sujo no EB. ofs tirando da reta

Anônimo disse...

Tao falando do cara sem nem ler o que ele reclamou. Antigo no sargento dia e mais moderno adjunto, com folga maior. Teve a coragem q a maioria peida, 3 paginas de amparos nos regulamentos. Pode isso Arnaldo???????????

Anônimo disse...

Não venham com esse papo que FATD serve para apurar fatos pois PUNE em 99% dos casos. Ten AMAN 2012: sabe de nada, INOCENTE!

Anônimo disse...

Lembro-me do distante ano de 1984 quando um companheiro tirando serviço de Cmt da Guarda do Portão Monumental da AMAN quase, quase, foi punido por que um sentinela cagou dentro da guarita, o imbecil do Oficial de Dia achava mais fácil responsabilizar o sargento do que o soldado! Será que era perseguição? Não podia ser, era o primeiro serviço do sargento na nova OM, é imbecilidade mesmo !

Anônimo disse...

Tenho certeza que o Sgt escreveu o que escreveu pq não aguentava mais reclamar e todos darem as costas, enfim. O EB é impressionante já tirou todas as conclusões no FATD que seria para apurar, porém já diz o que ocorreu com todas as letras, ou seja, quebrou o contraditório e a ampla defesa, pois já deu o veredicto antes de apurar e deixar o militar se explicar, enfim, só por isso não dará em nada se o militar em questão acionar a justiça. =/

Anônimo disse...

Os caras fazem de tudo para se manterem no topo da pirâmide e materem suas regalias e custo de grande massa....vergonhoso,cadê o adjunto de comando,justiça Civil neles,mídia, tb,jornal etc!

Anônimo disse...

Reclame menos
Trabalhe mais
A insatisfação tem solução. E a porta está aberta.

Ten AMAN 2012

Anônimo disse...

Ten AMAN/12 é bom mudar seu pensamento, caso contrário quando Vossa Senhoria for Comandante, isto se conseguir ser ecemico, levará muitos processos. Os tempos hoje são outros. Militar já se foi o tempo. Tenho colegas que quando saem a noite para balada dizem que são engenheiros, médicos, odontólogos, enfim qualquer profissão menos que são militar. Acorde Tenente de AMAN, o que vale é a conta corrente e amoral na sociedade...kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Anônimo disse...

Se todos os praças e os oficiais competentes usassem a solução dada pelo Ten AMAN 2012, o EB seria formado por elementos do naipe desse Tenentinho e meia duzia de temporarios que depois entram na justiça para reintegrar. É triste vê que ainda hj saem oficiais com esse pensamento, pois fique sabendo Ten: Quem realmente trabalha no EB é sargento de carreira, vocês, apenas e sem saber, assinam papeis, e outra, tirar + de 20 anos serviço enche o saco mesmo e o camarada esta certo em reclamar. Se o EB acha desnecessário ter sargentos de carreira em seus quadros que feche a ESA e deixe so esse pessoal tipo Ten AMAM 2012 em seus quadros.

Anônimo disse...

Esse Ten AMAN 2012 é da mesma patota do major QCO Leonardo, são fakes, fazem suas postagens no blog apenas para causar alvoroço, em suas unidades cumprem seus papeis com perfeição: Militares encagaçados, escamões, fofoqueiros e puxa-sacos, o EB possui milhares assim.Rabugento.

Anônimo disse...

camaradas para descontrair um pouco. Para este Tenente de AMAN-2012 ficar calado, vou contar um caso real. Em uma festa junina no quartel um Tenente, deve ser da turma dele, foi conquistar umas garotas que chegaram em um veículo porsche zerado. Caracas mano o tenente para não ficar por baixo falou que era médico cirurgião plástico. Na segunda-feira, duas gatas lindas, chegaram procurando o Tal Doutor. O cara foi tão bisonho que deu o nome de guerra, então chamaram ele que apareceu todo envergonhado e falou: brincadeira eu sou da AMAN, não sou médico. Parece piada, mas não é. hahahaha Ten AMAN-2012, não tem esta moral toda não.

Arquivo do blog

Compartilhar no WhatsApp
Real Time Web Analytics