26 de outubro de 2015

Exército fará homenagem ao coronel Brilhante Ustra na segunda-feira, em Santa Maria

Publicação original: 24/10 (22h53min)
Atualização: 25/10 (9h)


A 6ª Divisão do Exército [3ª Divisão de Exército], com sede em Santa Maria, prestará homenagem pública e póstuma ao coronel Carlos Alberto Brilhante Ustra. Será nesta segunda-feira, às 11 horas, no patio de formatura do 6º Batalhão de Infantaria Blindada [Blindado]. Brilhante Ustra era filho de Santa Maria. Foi ele e sua família quem deram "salvo conduto" ao peremptório petista "grilo falante" e poeta onanista e tenente artilheiro Tarso Genro para que voltasse de seu "auto exílio" em Rivera, no Uruguai. Brilhante Ustra tinha o apelido de "Bandão". Seu irmão, advogado e professor de Direito, conhecido como "Bandinha", é quem se encarregou de ir buscar Tarso Genro, de carro, em Rivera, e reconduzí-lo de volta a Santa Maria. Ao chegar na cidade, Tarso Genro foi prestar serviço militar no CPOR local, que funcionava no Regimento Mallet, da arma da Artilharia. Ele foi um caso único em seu curso de oficial da reserva do Exército brasileiro: desapareceu do quartel por dez dias, sem ter sofrido um processo por deserção. O fato está documentado no livro da turma do ano de 1967 no regimento Mallet. 
Quando chefiou a Operação Bandeirantes, do Doi-Codi, que funcionava na delegacia de polícia da rua Tutóia, no bairro do Paraíso, em São Paulo, na década de 70, o coronel Carlos Alberto Brilhante Ustra era conhecido pelo codinome de Dr. Tibiriçá. As famílias Genro e Ustra tinha relacionamentos muito próximos. Um irmão de Tarso Genro, Adelmo, que morreu vítima de Aids, foi casado com uma sobrinha do coronel Carlos Alberto Brilhante Ustra.
videVERSUS/montedo.com

20 comentários:

Anônimo disse...

Finalmente alguém vai ter coragem para homenagear, ainda que seja postumamente, esse homem que foi sim um verdadeiro herói. Um dia a história lhe fará justiça, fique com Deus comandante Ustra.

Anônimo disse...

Senti um desamparo do EB durante os interrogatórios que este homem estava passando. Mas agora que o governo está numa crise iminente de impeachment reaparece para homenageá-lo!!!

Anônimo disse...

Sou militar e professor de História e um dia ele será reconhecido como salvador da pátria!!! Abandonado pelos altos coturnos, assumiu toda a culpa, não entregou ninguém, foi integro até o dia da sua morte, amou e livrou o Brasil do comunismo que hoje corrompeu e comprou os novos "comandantes" em minúsculo mesmo!!!

Anônimo disse...

Toda honraria aos militares de antigamente é muito justo. Já para os militares de hoje ...

Recebi de um amigo e achei muito interessante e repasso o seguinte trecho ...

" Por isso que, apesar dos pesares, ainda acho que militar é militar, quartel, segurança, preparação pra guerra. E deveria ser bem mais valorizado, claro. E a promoção deveria ser estritamente pelos méritos militares, nada de misturar com politicagem. Estamos vendo um general que nos passou uma boa imagem, ao assumir o comando da Força, enaltecendo o Ministro da Defesa, um comunista petralha; dando-lhe boas-vindas, de uma forma extremamente bajulatória. Precisava disso?
O que temos que fazer é melhorar nossa conscientização na hora de votar, escolher pessoas capazes que não sejam hipócritas feito esses petralhas. O erro está na escolha de quem vai nos governar. Fazer uma cobrança sistemática dos políticos, tem que produzir, sob pena de não se reeleger. Podemos tomar, como exemplo de cabide de teta, a família Bolsonaro que está toda alojada na política. Em que pese alguns defensores do Bolsonaro, respeito, mas não o acho tão importante para nossa classe, faz barulho, xinga, xinga, mas não aprova nada, só irrita o governo, que já não gosta de nossa classe. Que tal fosse ele mais negociável, mais detentor de um diálogo convincente, ponderações com os Cmts e com o ministro da Defesa?
Bom, é minha opinião."

Anônimo disse...

Brasil, o único país que não puniu os torturadores que agiram pelo Estado. E nem adianta dizer que os do outro lado não foram punidos, porque de alguma forma, foram, sim. A gente aplaude os que torturam e matam porque estão investidos de autoridade estatal, até que nós mesmos ou um dos nossos familiares seja vítima deles. Ai a opinião muda. Isso vale para policiais também. Tenho um amigo que era oo típico reacionário. Achava que preto e pobre vacilou, dançou, e todo esse discursinho nazista, até que o irmão dele foi arbitrariamente baleado por um PM. Depois disso, ele não fica mais feliz quando vê uma execução sumária. Agora ele entende o verdadeiro significado da expressão "homem de bem".

Pra finalizar, não sou petista e: QUE COMECE O MIMIMI!

Anônimo disse...

O Exército devia fazer uma homenagem póstuma a todos aqueles militares que morreram e vão morrer de fome graças a MP 2215, revogando a mesma. Essa sim, seria uma homenagem justa aos militares.

Anônimo disse...

Ao petista das 11:41h, poderia esclarecer qual foi a punição impostas ao terroristas? Auto-exílio na França, Suécia, Chile, não valem.

Anônimo disse...

Bom mesmo foi com o FHC, deixou a categoria 8 anos sem aumento, sucateada, entregue às moscas e continua sendo um dos maiores traidores desta nação, mesmo assim tudo que este ser abjeto e seu partido representam (tornarmos vassalos das grandes potencias) encontra seguidores ávidos.

Anônimo disse...

Traficantes matam todos os dias e não vejo o desempenho das famílias vítinas quanto vejo em relação a esses militares. Na verdade o que estas famílias estão interessadas a na fortuna que pode conseguir com esta estória. Brasil não copia nada que seja bom lá de fora, por exemplo, Estados Unidos, e não existe quem se mobilize por isto. Mas, agora, querem que o Brasil copie "paisecos" da América do Sul, digo, da "América do Çú", como se isto fosse bom para o país. O tráfico está matando muiiiito mais, no Brasil, e não vejo um sem vergonha contestar por isto. Hipócritas!!!

Anônimo disse...

Faço questão de estar presente a esta homenagem!!!

Anônimo disse...

Estude mais e responda aos seus próprios questionamentos. Não sou petista, mas se fosse, o que você tem a ver com isso? Volte à sala de aula ou procure o Google. Um dos dois vai te ajudar.

Anônimo disse...

O EB homenagear torturador, assassino e terrorista de Estado equivale à Igreja Católica homenagear o Bispo de Torquemada e à Alemanha homenagear Adolf Hitler. Se esse governo do PT não fosse esse lixo de corrupção, o certo seria punir o autor dessa homenagem.

Anônimo disse...

Por isso as FFAA estão como estão. Porque ainda se iludem achando que são inatingíveis e o fiel da balança. Não são. Todos estamos sujeitos à lei. Será, mesmo que todas as acusações, contadas em detalhes pelas vítimas desse homem não passam de uma fantasia bem construída? É óbvio que não. Certeza de que ele matou e torrurou, inclusive alguns inocentes. Não é porque morreu que virou santo.

Anônimo disse...

6ª Divisão de Exército - Patio de formatura do 6º Batalhão de Infantaria Blindada - será que nem só fazer a transcrição do convite é difícil.

Anônimo disse...

Se for medir o melhor presidente pelas melhorias dadas aos salários dos militares, o Sarney ganhará de disparada. No final do governo Sarney, o salário de um 2° Sargento era em torno de 18 Salários Mínimos. Nem por isso as pessoas o adoraram.

Anônimo disse...

As homenagens póstumas foram uma determinação do Gen Mourão, Comandante Militar do Sul, não apenas na 3ª DE (no texto saiu 6ª DE, que já foi extinta e ficava em Porto Alegre). A homenagem, além de corajosa, é justa. Vamos aguardar a reação do Governo Federal. Com relação ao comentário do Gen Vilas Boas sobre o novo ministro da Defesa, foi lógico, basta analisar os diversos diversos do Aldo Rabelo e seu posicionamento com relação as FA. O fato de ser comunista pouco importa. O Partidão é legal, queiramos nós ou não. Com relação ao comentarista das 11:41 (que quer punição aos militares que defenderam o Brasil durante o período militar) só posso dizer o seguinte: "SABE DE NADA, INOCENTE!". Se as Forças Armadas não tivessem agido em 64, hoje você não estaria escrevendo asneiras pela internet.

Anônimo disse...

Não adianta espernear! O que vocês querem e esperam desse governo? Maior desastre do que já está acontecendo e eles na maior cara cínica na TV defendendo CPMF e as outras meia-medidas tomadas só para enganar e gastar. Deles espero qualquer coisa para piorar. Se pudessem, eles entregariam para a iniciativa privada se fartar com a dinheirama e cobrar a porcentagem.

Eduardo disse...

Tem que fazer homenagem mesmo. Ele é verdadeiro herói abandonado pelo Exército. Nunca baixou sua cabeça, aguentou todo tipo de pressão. Nada mais justo do o Cmt Mil Sul tomar a iniciativa da homenagem. O Cel Ustra, foi íntegro e implacável contra estes bandos de comunistas no poder, que roubam a nação e deixam o povo desiludidos. Cel USTRA - HERÓI NACIONAL. Assino Eduardo Sub Ten Art (não sou covarde anônimo que fala mau do Cel Ustra)

Marinho disse...

Se o Cmt do EB do alto de sua educação e cordialidade fala bem do Ministro da Defesa, reclamam. Se o Bolsonaro xinga aqueles que roubam a Nação, também reclamam. Não dá pra entender...

keko marques disse...

É bom saber que os MAVs frequentam o blog. Assim ficam sabendo que o pensamento, da grande maioria dos militares, não estão simétricos com os comunas. Quanto a estudar, é sempre bom. Estou na 3# faculdade, mas o que precisava saber sobre comunismo, já aprendi há muito tempo, na EsIE e na vida. Quanto a vc ser petista, realmente, não tenho nada com isso, ainda. Vc deve ser civil, pela maneira como se expressa, um frustrado qualquer. Até entendo vc ser petista/comunista,afinal, civis são todos uns "românticos", movidos por paixões. Agora, se tu for militar, sinto informar, mas vc está na instituição errada. E caso haja uma nova revolução, desde já me prontifico, a compor o pelotão de fuzilamento que despachará militares iguais a vc.

Arquivo do blog

Compartilhar no WhatsApp
Real Time Web Analytics