23 de outubro de 2015

"Não haverá ruptura", diz Comandante do Exército

Publicação original: 23h39min de 22 Out


O país passa por um momento onde não temos lideranças e vivemos uma crise ética, sem previsão de solução, afirmou o Comandante do Exército nesta quinta feira (22), em encontro com militares em Cruz Alta (RS), sua terra natal. 
Neste cenário, onde os atores estão atuando descoordenadamente, poderá ocorrer uma crise social devido ao desemprego. “A sociedade precisa buscar suas soluções”, disse o General Villas Bôas. Segundo ele, o Exército vai agir de acordo com a Constituição e não causará instabilidade, estabelecendo limites para que tudo ande dentro da normalidade. “Não haverá ruptura, seja ela vertical ou horizontal”, sentenciou.

Vacas magras
A grave crise econômica que o Brasil vive hoje projeta um cenário de recessão para o próximo ano e uma previsão pessimista para os anos seguintes. O general prevê dez anos de dificuldades, inclusive para o Exército, que vinha num ganho sucessivo de recursos desde 2002. Apesar do horizonte de dificuldades, “não podemos nos desprofissionalizar”, completou.

Aumento sob risco
Reafirmando declarações anteriores, Villas Bôas informou que não há nada escrito sobre o reajuste dos militares, apenas um acordo informal. Inicialmente, a primeira das quatro parcelas seria concedida em janeiro de 2016. A partir dos cortes orçamentários, a expectativa é de que isso ocorra em julho.

Aldo “gente nossa”
A nomeação de Aldo Rebelo gerou inquietação, mas ele ajuda muito o Exército. “É gente nossa”, disse o general. “A ideologia causava preocupação, mas ele trabalha em prol do Exército”, finalizou.

44 comentários:

Anônimo disse...

O país passa por um momento onde não temos liderança?!?!?!
Agora entendi onde as FFAA se espelham, pois aqui já deixamos de ter liderança a tempos Cmt,
Pena que sua realidade seja longe dos quartéis, talvez nunca foi, ou se foi, foi em outro momento, porque hoje, a máxima é se virar com subemprego... É unânime no meio das praças o SV de Bico... Segurança de posto de combustível é tudo milico... Motorista de táxi... E a mais nova é soldado vendendo bala no metrô pra ganhar o pão.... Onde está o Sr V Ex??????
Pra arrumar o pais, primeiro olhe pra dentro de casa e veja o que está errado!!!!!

2° Sgt 2002

S Ten 1992 disse...

"Realmente é muito difícil,o militar tem que ter curso na NASA"!
A diferença entre o atual Comandante da Força Terrestre e o anterior é a seguinte: o primeiro não falava nada e nada se fazia; já o atual muito se fala e nada se faz igualmente.
Gen Villas Bôas, o senhor é mais um político igual a muitos outros. Perdera a sua essência castrense, porém ainda não se percebeu disso.
Com profunda decepção, pois de fato não há nada em que se possa ter esperanças.Pois aqui,e agora, acabo de sepultar as minhas últimas, respeitosamente, ainda que, com grande pesar.

Anônimo disse...

Os que acreditam em melhoras nas forças armadas estão tão alienados quanto os militantes do PT que acreditam que todas essas acusações são mentiras e no final o PT provará.Parabéns aos dois primeiros comentários.

Anônimo disse...

Esse cmt do EB é outro militar político!! Esta com sua vida ganha, não conhece a realidade da tropa ( empréstimos, fardamento velho, OM sem grana p pagar luz, militares fazendo bico etc...)! Ganha seu salário de ministro e a tropa pedindo migalhas!! FRACO, FRACO ....

Anônimo disse...

É triste a nossa situação:

Ontem na hora de ir embora para casa, ao parar no sinal de trânsito, veio um senhor (mendigo) segurando uma placa pedindo ajuda, quando chegou à janela do meu carro e me vendo fardado, falou o seguinte:

" Os juízes e políticos tem altos salários, tem mordomias, mas vocês militares das forças armadas, tsc, tsc, tsc.......são uns coitadinhos”

Até um mendigo sabe da real situação das Forças e esses “comandantes” em seus altos postos, mordomias, gratificações e diárias, continuam a fechar os olhos e fingem que está tudo bem.

Desisto de ter orgulho das FFAA.

Anônimo disse...

10 (DEZ) ANOS DE DIFICULDADES. IMAGINA PESSOAL, PASSAMOS 08(OITO) COM FHC OU SEJA TODO ESFORÇO FOI POR ÁGUA ABAIXO. "VIVA O PT"

Anônimo disse...

vejam o anexo IV do plano de cargos e salarios do TJPE. Nossa carreira está muito defasada. Eles no início de carreira ganham pouco, porem no final da carreira compensa. Senhores Cmt não permitam que estraguem nossa carreira, torne-a atrativa. Isso de 3º Sgt /Cap ter reajuste maior que os demais é ilusão temporária. Todas as outras carreira fazem diferente, quem já deu o gás deve/merece ganhar um salário razoável quando vai para a reserva.

veja o site do TJPE:

http://legis.alepe.pe.gov.br/arquivoTexto.aspx?tiponorma=1&numero=15539&complemento=0&ano=2015&tipo=

Anônimo disse...

Só deixa de ser aquele que já é algo, no caso de profissional; ... gente nossa é de morte!

Lenharo disse...

Nossos oficiais generais gravitam num planeta muito distante!...
O Brasil precisa de reaver os seus OFICIAIS GENERAIS, mas pena, já não vivem mais!!!...

Anônimo disse...

O comandante "queimou a língua", com previsto, ao confiar em informações desse governo sobre reajuste salarial dos militares. O governo petista ainda vai se esforçar bastante para fazer os militares perderem a credibilidade em seus comandantes. Os comandantes, se já não perceberam,devem colocar as barbas de molho pois não adianta trocar os nomes e as ações continuarem as mesmas. A única coisa certa do futuro é que os militares terão outra década de perda salarial e, logo, os valores inferiores ficaram emparelhados ao do salário mínimo e, não pensem que o governo ficará satisfeito com isso. Eles querem tirar tudo.

Anônimo disse...

As perspectiva e previsões sobre o atual ministro da Defesa é uma incógnita.Se o comandante do exército o elogia é porque percebeu alguma coisa boa. Como o governo Dilma está afundando aos poucos, quem sabe se o ministro resolveu fazer uma administração consciente e honesta? Se ele não for novamente movimentado para outro lugar, pode ser que faça alguma atitude benéfica aos militares.

Anônimo disse...

Não se iludam, não haverá nem o meio-reajuste em 2016 !!! Gastaram comprando Os AVIÕES Suecos.

Anônimo disse...

Montedo, acho que limitaram o acesso ao último posto (Cel) para os oficiais. Esse Cmt EB está realmente mudando a vida na caserna...para pior. Saiu uma portaria no último BE.

Anônimo disse...

O General avisa que teremos 10 anos de dificuldades e ao mesmo tempo diz que não podemos nos desprofissionalizar. E o que o Sr pretende fazer para isso? Se ficarmos mais 10 anos com dificuldades simplesmente não haverá mais exército. As Forças Armadas serão compostas apenas por temporários e efetivo variável (serviço militar obrigatório), pois NINGUÉM tem vocação para ferrar com a própria vida.

Ubirajara Felix disse...

Esperança so no Senhor Jesus Cristo meus amados irmão de farda, Pense nisso.

Anônimo disse...

Caro Montedo, peço que analise a possibilidade de postar algo sobre a criação das Qualificações Funcionais Específicas (QFE), publicada no Bol Ex desta sexta-feira (23/10/15), que a meu ver é mais um engodo criado pela Força para pseudo-valorizar aqueles militares possuidores de Habilidades e cursos superiores do interesse da Força, em particular o Curso de Direito. Sendo que o documento de criação nada menciona, a título de incentivo, planos de carreira diferenciados ou adicionais na remuneração!

Anônimo disse...

Vai acabar levando uma "cajadada" na cabeça.

Anônimo disse...

Vacas magras? A bicha está só no osso e mesmo assim estão querendo roer o que restou.Não vai sobrar nem o couro.

Anônimo disse...

Em uma entrevista ele anunciou o aumento. Caso não se confirme e se ele honra as calças que usa, deve entregar o cargo.É o mínimo quer se exige.

Anônimo disse...

Pois é, e tem pessoas fazendo criticas contra os QE quando promovidos. Vivam c salário lixo; que estamos vivendo pra vc verem o que é bom...
Então meus senhores; nós que possuem família filhos pequenos; enfim temos que lutarmos juntos e não de forma que prejudiquem outros irmãos. Não precisamos disso...Pensem nisso...

Glória a DEUS e Paz para todos...

ESTA É A HORA, CONCORDAS? disse...

Sério, o que tem de gente nesse blog inconformado, é brincadeira! Só reclama e nada mais. Tá puto, estuda, passa no enem em medicina e tenta a sorte, agora cheio do recalque, só de blá blá blá vc não vai mudar nada.

Anônimo disse...

Acabou o EB Srs! Esperem 35 anos e aposentadoria no INSS! Ah ano que vêm não haverá aumento!

Anônimo disse...

A ideologia de esquerda aplicada no Cambodja exterminou 1/4 da população do país em apenas 4 anos.
Os esquerdistas do Brasil são da mesma linha daqueles que, liderados pelo cambojano maoista Pol Pot, fundaram o Partido Comunista Khmer. O Khmer assassinou mais de 2 milhões de pessoas em sua empreitada louca.
Leiam todo Texto no Link abaixo:

http://www.sociedademilitar.com.br/wp/2015/10/julgamento-de-lideres-de-esquerda-que-causaram-2-milhoes-de-mortes-afinal-voce-e-de-direita-ou-nao-por-que-a-imprensa-brasileira-reduz-a-importancia-de-um-dos-maiores-julgame.html

Teste Teste disse...

Não acredito nisso! Se transferirem os inativos e pensionistas para o INSS ninguém mais será militar de carreira! E se fizerem mesmo, a galera toda vai estuda e vazar! Vai piorar ainda mais a evasão dos quadros. Mas olha que só duvida disso quem é louco. Esse governo e os ministros estão se aproveitando da crise para realizar algumas reformas. Isso é mais alta traição com um individuo que se prostituiu uma vida e agora é jogado no lixo. Se isso acontecer é Guerra.

Anônimo disse...

23 OUT
Dilma veta compulsória aos 75 anos

http://blogs.odia.ig.com.br/coluna-do-servidor/

João Luiz disse...

Na boa, esses QEs já estão enchendo o saco com esse papo de promoção! praticamente TODO assunto aqui, entra um pra falar nisso...voltando ao assunto, generais de verdade tínhamos até os anos 90, depois que FHC transformou essa promoção em "política" acabaram os generais de verdade! o povo está ai clamando, o país está uma roubalheira sem fim, desde a presidanta até o último vereador da menor cidade, o Supremo acobertando tudo, Bolivia, Venezuela e agora a Argentina, MST e esse outro professor comunista que apareceu, ameaçando o povo...e simplesmente ninguém abre a boca pra nada...a impressão que temos é que realmente estão todos com o rabo preso de verdade!

Anônimo disse...

Invicto, time militar criado em 2014 fatura turno de Municipal de Futebol

http://globoesporte.globo.com/ac/noticia/2015/10/invicto-time-militar-criado-em-2014-fatura-turno-de-municipal-de-futebol.html

Anônimo disse...

Recebi de um amigo e achei muito interessante e repasso o seguinte trecho ...

" Por isso que, apesar dos pesares, ainda acho que militar é militar, quartel, segurança, preparação pra guerra. E deveria ser bem mais valorizado, claro. E a promoção deveria ser estritamente pelos méritos militares, nada de misturar com politicagem. Estamos vendo um general que nos passou uma boa imagem, ao assumir o comando da Força, enaltecendo o Ministro da Defesa, um comunista petralha; dando-lhe boas-vindas, de uma forma extremamente bajulatória. Precisava disso?
O que temos que fazer é melhorar nossa conscientização na hora de votar, escolher pessoas capazes que não sejam hipócritas feito esses petralhas. O erro está na escolha de quem vai nos governar. Fazer uma cobrança sistemática dos políticos, tem que produzir, sob pena de não se reeleger. Podemos tomar, como exemplo de cabide de teta, a família Bolsonaro que está toda alojada na política. Em que pese alguns defensores do Bolsonaro, respeito, mas não o acho tão importante para nossa classe, faz barulho, xinga, xinga, mas não aprova nada, só irrita o governo, que já não gosta de nossa classe. Que tal fosse ele mais negociável, mais detentor de um diálogo convincente, ponderações com os Cmts e com o ministro da Defesa?
Bom, é minha opinião."

Anônimo disse...

Posto de Bloqueio vistoria veículos e condutores nas rodovias de Roraima

http://g1.globo.com/rr/roraima/noticia/2015/10/posto-de-bloqueio-vistoria-veiculos-e-condutores-nas-rodovias-de-roraima.html

Anônimo disse...

O Cmt do EB afirmou que seria dado um aumento diferenciado para os 3º e 2º Sargentos e para os Capitães. Ora, ele mesmo, antecipando-se, afirmou que a totalidade daquele famigerado reajuste seria de 25 % ,parcelado em quatro (04) anos, a partir de 2016, quando do pagamento da primeira parcela.E foi afirmado pelo Ministério do Planejamento desse governo de ratos de esgoto,que, para os civis, seria de 21%, no mesmo período. General Villas Boas, como o Sr pretenderia dar aumentos diferenciados para os militares referidos por Vossa Excelência se o próprio governo bolivariano-brasileiro limitou o nosso reajuste , no tempo e no espaço. Ou o Senhor acha que todos nós somos imbecís ou então deveria ser criado uma nova Gratificação para a tropa. Aí, sim,o senhor poderia falar em reajuste diferenciado. Tenha a coragem moral de esclarecer isso. A sua afirmação, desmentida por esse governo canalha, de que nós teríamos reajustes no início de 2016, causou uma indignação tão grande, que seria melhor o senhor ter ficado calado.Agora, o senhor tem a obrigação moral de informar para a tropa como pretendia conceder esse ¨aumento ¨diferenciado. Lembrando que os ridículos 25% não cobrem nem a inflação desse governo corrupto , canalha, mensaleiro, quadrilheiro,mensaleiro, petrolão , Bndessesão, Nucleobrasão,etc , etc e etc. Ratos, ratos imundos de esgoto.Em tempo, o Lula esteve no Piauí e na Bahia esta semana e ,lá, esse canalha mentiroso teve a cara de pau de afirmar que ¨qualquer um dos nossos que errar será punido" .Expulsa o Zé Dirceu, Zé Genuíno e todos os outros canalhas do PT que estão saqueando o Brasil.Criminoso , reincidente, transitado em julgado. Expulsa, Lula, o Zé Dirceu do PT. Anuncia isto, esta semana , nas televisões do Brasil. Tem coragem? Ratos de esgoto.Mentirosos.Saqueadores do meu Brasil.

Anônimo disse...

Desculpe-me, mas Praça é desunido demais...

Só ver o caso dos QEs. O que vi Sgt de carreira recalcado por QE sair 2ºSGT...
Está insatisfeito? Meu amigo, muda sua vida. Corre!

Ou o caso do sargento que quer estudar, ai tem 100 sgts perturbando o cara, botando terra no objetivo, fazendo caveira dele pro CMT, tudo por inveja porque não tem força pra buscar melhorar sua própria vida. Afinal, é mais fácil reclamar do que dar 4 a 6 horas por dia de sua vida estudando...

A verdade é que cada um está preocupado com sua vida. Essa é a realidade.
Esperanças do comando? A tendência em tempos de vacas magras nunca é de melhorar...

Já Falei, Estuda Praça. Sua arma é a caneta e o papel.
E não critica quem estuda, por que quem estuda quer o melhor para si e para sua família.

Todo ano tem praça saindo. Na moita ali, estudando, cumprindo a missão básica e estudando... Agora reclamar pelos alojamentos...só vi gerar mais frustração.

Porque reclamar não vai dar em nada, só em mais insatisfação...

ACORDEM! Ser 1ºSGT e ST não é fim de carreira.
Eles estão passando em concurso e saindo também!

Anônimo disse...

Bom dia. Alguém sabe o que é: Qualificação Funcional Específica (QFE), publicado no Boletim do Exército nº 43, de 23 de outubro de 2015.

Deve ser coisa boa pois não teve boato antes. Se fosse coisa ruim todos já saberiam.

Alguém sabe do que se trata? Acredito que em algum lugar teve alguma palestra sobre o assunto, então porquê não divulgaram?

Anônimo disse...

Ao anônimo-23 de outubro de 2015 22:37
Menos estudo da Bíblia e mais nos livros de português.

Anônimo disse...

HJ JOGUEI A TOALHA ! PAPIRO JÁ...

Anônimo disse...

Comandante, aonde queres chegar?
Está bancando o ideudo, posicione-se.
Ruptura haverá quando o Sr perceber que a sua tropa parou de acreditar em palavras sem sentido, quando a sua tropa cansar de vez.
NENHUM militar (que tenha no mínimo 2 neurônios)engole este governo petista.
Estão falindo o país, o STF é alinhado com eles, a existência do Foro de são Paulo e por aí vai...
O Sr terá de agir e, por favor, não venha nos dizer que o Aldo é gente nossa. Ele não é.

Anônimo disse...

Será que o Brasil vai no mesmo caminho?

Primeras declaraciones del fiscal Franklin Nieves -CASO LEOPOLDO LOPEZ- a su salida de Venezuela

https://www.youtube.com/watch?v=gfbJ8CUOiuo

Anônimo disse...

Os Sargentos QE só conseguiram sua tão suada e merecida promoção a 2º Sargentos depois que recorreram a políticos. Se ficassem confiando nos seus chefes, estariam ferrados até hoje. No mais, abriu concurso para soldado dos Bombeiros em MG. Salário inicial, 3500,00.

Anônimo disse...

Ao Anônimo24 de outubro de 2015 15:25

Cara essa qualificação é só pra Oficial ( Capitão e Major).

Anônimo disse...

Para mim ta bom, ganho 4000 por mês, passei num concurso nivel 1º grau, tenho plano de saude e ate casa para morar, com segurança 24 horas, dou uma de baixado no quartel e não tiro sv, e para completar vou me aposentar com 48 anos...o que mais quero da vida...

2º Sgt 2003

Anônimo disse...

Não temos tripartição de poder, estas urnas não são confiáveis...
E aí, como fica ?

Anônimo disse...

Ao Anônimo de 24 de outubro de 2015, 22:06. Bip! Araponga identificado.
E haja Contrainteligência!

Anônimo disse...

O pior sentimento que alguém pode ter por si mesmo é a piedade. Infelizmente, o Exército está cheio desses que tem pena de si mesmo. Teve um comentarista que disse que o mendigo sentiu pena dele (se isso é verdade) e parece até que gostou. Sinceramente, se fosse comigo mandaria (verbalmente, é claro) o mendigo para o inferno, pois posso não ter o melhor salário nem as melhores condições de trabalho, mas brio eu ainda tenho. Outra coisa que me dá raiva é a inveja e egoísmo existentes no Exército (achava que era sentimento exclusivo de mulher, mas definitivamente não é). Se os Sgt QE foram promovidos, parabéns para eles, se quiserem que eles saíam general QE, que assim seja, acredito que se for para o bem deles está ótimo. O tal auxílio-moradia, o qual diz a lenda que voltará, dará uma clara mostra do quanto a classe é contaminada pela inveja, pois aquele que mora no PNR do lado do quartel vai ficar magoado com aquele que mora em Osasco e tem que pagar um aluguel exorbitante. Militar é tão invejoso que se um chega no quartel de carro novo, a primeira coisa que alguns pensam é que ele está traficando drogas. Outros acham absurdo a Polícia Militar ganhar mais que nós, ao invés de ficar feliz que uma classe tão importante para a sociedade está ganhando razoavelmente bem (pra mim deveria ganhar mais, pra arriscar a vida por uma sociedade fétida).Pra terminar a dissertação sobre a inveja militar, lembro de uma formatura nível brigada, onde minha tropa de PE estava ao lado de outra tropa de infantaria motorizada e antes da formatura começar ouvi um 1º Sgt comentar com outro que era absurdo que sargentos mais modernos que estivessem armados de metralhadora de mão (dotação da PE) e ele, "primeirão antigão", tinha que estar de fuzil! Imagina, ter inveja disso! Sinceramente pessoal, a nossa situação está assim por que quase todo mundo rema pra trás e quem faz as coisas certas é o errado. A esses bravateiros de plantão afirmo o seguinte: vocês clamam por melhorias, falam uma série de asneiras e criticam todo mundo, mas se o Exército, hipoteticamente, derrubasse o governo e instaurasse um governo militar, dando à classe o salário justo e merecido, mas sabendo que esse governo seria mal recebido por boa parte da população e imaginando que esta parte fosse às ruas reivindicar a volta da democracia utilizando-se de violência, vocês iriam às ruas cumprir a missão de manter/restabelecer a Lei e a Ordem, ou ficariam no quartel, esquivando-se e deixando a "boca podre" para o mais moderno? Quanto aos Cmt Ex, o anterior era criticado por não falar, já o atual é criticado por falar um pouco mais. Outros dizem que o atual só fala coisas desnecessárias e não diz o que é preciso, mas vocês dizem o que é preciso para seus superiores, sabendo que podem ser punidos e sofrer algum tipo de retaliação? Será que seu discurso não fica só aqui, na internet, e lá na unidade dizem amém a tudo que seus Cmt determinam? A mesma inversão de valores que a sociedade sofre está contaminando o Exército (basta ver o quanto de pessoas acham "babaquice" punir militares que usam drogas no quartel) e isso vai se tornar uma espécie de câncer que tomará conta da instituição se não abrirmos os olhos. Eu ainda acredito na instituição, mas nas pessoas, já perdi a esperança há muito tempo!

Anônimo disse...

Ao anônimo dissertativo. Cidadão militar, imagino que trata-se de um oficial superior, QEMA, o qual ainda acredita na Instituição, achando que irá para o exterior -se é que já não foi- em uma daquelas missões que quando da volta,traz cerca de R$ 200.000,00 ( duzentos mil reias). O antigo comandante não era criticado porque não falava nada. O atual comandante não está sendo criticado por falar. Ambos são criticados por Não Conseguirem absolutamente nada pra tropa endividada e humilhada.

Anônimo disse...

Lamentável. Já não tínhamos uma presidente da República. Agora não temos nenhum STF, nem mesmo um Senado. Só vejo quadrilhas disputando o meu dinheiro pago de imposto. Gostaria de entender o que o sr. quis dizer com TODAS AS INSTITUIÇÕES FUNCIONANDO. É do Brasil que o sr. Falava, General Villas Boas ?

Arquivo do blog

Compartilhar no WhatsApp
Real Time Web Analytics