14 de outubro de 2015

Comandante do Exército vê risco de crise social no país



RODRIGO VIZEU
EDITOR-ASSISTENTE DE "PODER"
O comandante do Exército, general Eduardo Villas Bôas, disse ver risco de a atual crise virar uma "crise social" que afetaria a estabilidade do país, o que, segundo ele, diria respeito às Forças Armadas.
"Estamos vivendo situação extremamente difícil, crítica, uma crise de natureza política, econômica, ética muito séria e com preocupação que, se ela prosseguir, poderá se transformar numa crise social com efeitos negativos sobre a estabilidade", afirmou.
O militar prosseguiu: "E aí, nesse contexto, nós nos preocupamos porque passa a nos dizer respeito diretamente".
Villas Bôas deu as declarações em inédita videoconferência na sexta (9) para 2.000 oficiais temporários da reserva, os R2, que se prepararam durante o serviço militar, mas não seguiram carreira.
A conversa, com transmissão para oito comandos pelo país e cujos trechos circulam na internet, foi aberta a perguntas e teve a presença, por exemplo, do ex-governador Roberto Magalhães (DEM-PE), saudado pelo general.
O militar, que foi escolhido para o comando do Exército pela presidente Dilma Rousseff no início deste ano e já afastou intervenção militar em outras declarações, disse não ver uma crise institucional e que as instituições funcionam, dando como exemplo a reprovação das contas da petista pelo Tribunal de Contas da União.
"Dispensa a sociedade de ser tutelada. Não são necessários atalhos nos caminhos para chegar ao bom termo."
Questionado pela Folha sobre o significado de eventual crise social dizer respeito ao Exército, a instituição citou artigo da Constituição que afirma que as Forças Armadas "destinam-se à defesa da pátria, à garantia dos poderes constitucionais e, por iniciativa de qualquer destes, da lei e da ordem", sob autoridade presidencial.
"Foi com o pensamento de legalidade, de estabilidade e de legitimidade que o comandante do Exército se referiu", disse em nota.
Segundo o Exército, que tem desenvolvido projeto recente de reaproximação com reservistas, "a única intenção [do evento] foi manter o contato com ex-companheiros".
O presidente do conselho de R2, Sérgio Monteiro, terminou assim nota publicada após a palestra: "Os tenentes estão de volta, prontos! Dê-nos a missão!".
VEJA ABAIXO TRECHO DA VIDEOCONFERÊNCIA

Poder(Folha)/montedo.com

7 comentários:

Anônimo disse...

Nosso cmt tem toda razão em se manifestar desta forma, pois demonstra o verdadeiro papel de nossa instituição em manter a soberania. a propria constituição assegura que o Brasil é um país CAPITALISTA no inciso IV do art 1º. mas infelizmente isso pode custar seu cargo.

Anônimo disse...

A garantia dos poderes constitucionais se referem também a endossar um partido corrupto com um governo com mais de setenta por cento de desaprovação ?

Anônimo disse...

Nossa! E ele precisou ser o comandante para prevê isso? Vou fazer um resuminho: Aqui em casa o salário acaba e o mês continua uma eternidade; quando vou ao supermercado até parece que estou passeando em shopping de alto luxo pelos preços expostos; quanto menos energia eu consumo maior fica o valor da conta; já estou querendo trocar meu carro velho 1.0(2004) por um daqueles jegues abandonados no nordeste; a gasolina "explodiu" no preço e o meu carro, que só consome gasolina, já está "embriagado" de tanto tomar álcool misturado. Como diria os "cabôco" do interior:" nóis se lascando de trabaiá e pagando uma porrada de imposto pros bacanas de Brasília se dar bem?" Vou vender tudo, comprar uma cabana numa serra desse Brasil, criar galinhas para ter ovo barato,plantar um pomar e tentar não virar índio de novo. Por que o Cabral tinha que se perder e descobrir esse "PAIZ"?

Anônimo disse...

Valores éticos e morais? Tudo o que falta atualmente no comando da Nação. Parece papo de convento, papo de padre. Onde estão os valores, vendo toda essa quadrilha roubar o povo brasileiro sem defesa e o tratamento vingativo dispensado às Forças Armadas. Querem um exemplo com se resolve: as PM's deram.

Anônimo disse...

Só agora que deu para perceber??? Engraçado e no dia seguinte publica-se uma série de cortes da corte...

Anônimo disse...

Esse blá, blá, blá....todo mundo já sabe faz muito tempo. E então, o que pretendem fazer?

Anônimo disse...

Ta tudo errado, inclusive nas FAA!

Arquivo do blog

Compartilhar no WhatsApp
Real Time Web Analytics