30 de outubro de 2015

Após pedir 'despertar de luta patriótica', general Mourão é exonerado e vai comandar uma escrivaninha

Publicação original: 29/10 (22h32min)
Comandante do Exército demite general que pediu 'despertar de luta patriótica'

Agência Estado
Brasília, 29 - O Comandante do Exército, general Eduardo Villas Boas, decidiu demitir o general Antonio Hamilton Martins Mourão do comando Militar do Sul e transferi-lo para a Secretaria de Economia e Finanças do Exército, em Brasília. O general Mourão, assim, perde o poder de falar para tropa. A decisão foi tomada depois de reunião do alto comando do Exército em Brasília, nesta semana.
A mudança foi em virtude das declarações dadas por ele em fala a oficiais da reserva, quando fez duras críticas à classe política e convocou os presentes para "o despertar de uma luta patriótica".
A fala do general foi questionada nesta quinta-feira, 29, pelo senador Aloysio Nunes (PSDB-SP), presidente da Comissão de Relações Exteriores, que questionou o ministro da Defesa, Aldo Rebelo, sobre a fala do general, que teria dito que "ainda tínhamos muitos inimigos internos, mas que eles se enganavam achando que os militares estavam desprevenidos" e que teria feito uma provocação, incitando os militares ao dizer: "eles que venham!".
No início desta semana, outro problema. O Comando Militar do Sul fez uma homenagem póstuma ao coronel Brilhante Ustra, questionado pela Comissão da Verdade como torturador durante o regime militar. O Comando do Sul chegou a expedir convite para a cerimônia.
Esta postura do general Mourão acrescenta um ingrediente à crise política que o governo Dilma já vive. O Planalto havia deixado este assunto à cargo da Defesa porque não quer trazer mais esta questão para dentro do palácio.
Para o lugar do general Mourão irá o general Edson Leal Pujol, que estava na Secretaria de Economia e Finanças do Exército.
O Estado de Minas/montedo.com

Comento
A expressão 'demissão' é própria de jornalista que não sabe direito sobre sobre o que está escrevendo. 
De outra parte, a situação do Comando do Exército é bastante cômoda, pois a exoneração do General Mourão se efetiva em meio às movimentações de oficiais generais e coronéis que serão promovidos. A justificativa já nasceu pronta: ato de rotina.

Cá entre nós...
O general até que durou muito no cargo.  Ao assumir o cargo de Comandante Militar do Sul, em maio de 2014, afirmou que, em 1964, o Exército foi instrumento da nação. A ambiguidade, definitivamente, não faz parte da personalidade do General Mourão. E, sabemos todos, sinceridade é algo que incomoda mentes estreladas que não admitem contradição.
Confira o arquivo do blog sobre o General Mourão.

60 comentários:

Anônimo disse...

Infelizmente os que ainda restam são calados, nem mesmo expressar o pensamento podemos mais, agora se fosse para apoiar o MST, GLBT, molusco, vaca louca e PeTralhas, ai sim, seria ovacionado.
Se engana redondamente quem pensa que esse novo "comandante do EB" vai apoia alguma coisa, já está vendido a tempos, é mais nessa safadeza chamada Brasil.
TRISTE!!!!!

Anônimo disse...

Segue na nova jornada de cabeça erguida e com a certeza de que suas palavras e gestos ecoaram em nossos corações e mentes, aonde quer que esteja exercendo suas funções.

Anônimo disse...

A sociedade precisa saber que nem tudo está perdido e que jamais permitiremos que o Brasil se torne uma Venezuela.

Anônimo disse...

Sendo assim, sobram somente os velhos capachos. Se os generais de Hitler não fossem tão subservientes como os que sobraram aqui em banania, talvez a segunda guerra não tivesse feito tantos estragos. Dessa vez acredito que o julgo das paixões falidas vão vencer. Triste fim.

Anônimo disse...

Minha continência ao Gen Ex Mourão CMT Militar do Sul! Pelo menos não se calou ante aos desmandos da política nacional.
Não vai poder ser criticado por não falar enquanto está na ativa, como outros generais que só resolvem acordar pra bandalheira nacional depois que vão pra reserva.

Anônimo disse...

"pau que bate em Chico, bate em Francisco"
Gal Mourão e 2° Ten Messias Dias. Acompanharemos o desfecho! Quanto maior o posto maior a responsabilidade.

Anônimo disse...

O alto comando, nas três forças, está tomado por oficiais generais que, se não estiverem atuando de forma meramente carreirista, só posso crer que compartilham da mesma ideologia governista.
Não é o fim das FFAA. É uma metamorfose, uma mutação. Mas não consigo prever no que se transformarão, afinal.
Medo...

Anônimo disse...

Hierarquia e disciplina deve valer para todos e não apenas para a massa que carrega o piano para esses generais que estão anos luz atrás do que se entende por líderes! Boa a "paulada"!

Anônimo disse...

Engraçado...os "bagrinhos" que eram massacrados e punidos quando os chefes desconfiavam que tinham faltado com a hierarquia e a disciplina, apoiando o general indisciplinado, que não desobedece apenas o RDE e o RCONT, mas a própria Constituição. Isso é que é vassalagem aos generais deuses, acima do bem e do mal! A lei deles só valem para os outros. E o pior é que esses outros acham isso razoável...

Anônimo disse...

Companheiro de 29 de outubro de 2015 23:18

Hierarquia e disciplina quer dizer: _Enfia a cabeça debaixo do trem porque eu estou mandando? Ou, Se joga da ponte, é uma ordem?

Anônimo disse...

Hoje para se falar algo não precisa mais de um determinado cargo, hoje através da Internet podemos expressar o que quisermos para quem quisermos.

Anônimo disse...

General Mourão, grande chefe militar dotado de um grande equilíbrio, coragem, desapego ao cargo e lealdade ao povo Brasileiro. A Nação está doente, vitima de parasitas e pragas daninhas que tomaram conta da coisa pública. A Cleptocracia impera e homens como o senhor, com suas afirmações seguras e pontuais, incomodam os "pseudos democratas representantes do povo", que se sentiram ameaçados, em suas posições de conforto, que seu discurso e atitudes. Missão cumprida General, as FFAA estão repletas de homens de honra, leais aos exemplos de Caxias e Tamandaré. Esperamos que o povo aprenda a fazer suas escolhas e que pare de proteger os Judas, que se vendem por algumas moedas !!!

Fardado Indignado disse...

Braço forte, mão amiga!! Como conquistar o apoio da população e obter delações espontâneas... uma verdadeira aula de interrogatório que põe no "chinelo" a técnica Reid. Tá vendo que não precisa pendurar ninguém de cabeça pra baixo!!

https://www.youtube.com/watch?v=COwQlURnWHA

Wellington -JOM disse...

Muito bom General!
Chutou o pau da barraca!
Combateu o com combate, guardou sua fé e cumpriu brilhantemente a missão de Comandante Militar do Sul.
Segue de cabeça erguida rumo a nova missão, a Secretaria de Economia e Finanças precisa de alguém de pulso firme, discurso franco e ações enérgicas. O CMS ficou pequeno demais para Vossa Excelência.
Escolheu bem o Comandante do Exército pois nesse momento de crise e vacas magras ninguém mais adequado para a função.
Brasil Acima de Tudo!

Anônimo disse...

E o Gen Ferreira, falou mal de quem?

Anônimo disse...

Se o General Mourão é tudo que fala pede para sair e se candidata a presidente ,tem meu voto e com certeza de grande parte dos Brasileiros

Anônimo disse...

Senhores, não polemizemos com assuntos q possuem conotação errada. Há mt tempo havia a previsão de o Gen Mourão assumir a SEF, bem antes dele se manifestar como o fez em suas declarações. Todos - pelo menos os Of Sup - aqui no QGEx sabiam das mudanças q ocorreriam.
A mídia aproveitou o "gancho" e noticiou como se retaliação fosse. Isso nem é o pior, mais ruim ainda é dar sequência à inquietação.
Maj QCO Leonardo

Anônimo disse...

Nada de surpresa. O que aconteceu e sempre acontecerá foi a dança das cadeiras, onde em todo o período de promoção de generais eles mesmos articulam as transferências e com isso faturam uma grana juntamente com toda a sua cúpula (motoristas, ordenanças etc...). Não tem nada a ver com o que o Gen Mourão falou ou deixou de falar, sempre será assim.

cfs10bi88 Militar disse...

Engraçado

General é transferido de função por incitação à todo um Exército e nação

O Ten Messias Dias, responde IPM, com risco de Conselho, por falar a verdade da Humilhação que são as promoções dos Subtenentes e Sargentos do Exército, a falta de Reparação aos Sargentos do Quadro Especial e de Isonomia nas Promoções das Praças!

Avante Ten Messias Dias!

cfs10bi88 Militar disse...

Agora senhor Montedo porque o senhor não publicou o vídeo do indiciamento no IPM do Ten Messias Dias, amplamente divulgado no face e zap?

cfs10bi88 Militar disse...

Prezado senhor Montedo

Divulgue o vídeo gravíssimo do indiciamento do Ten Messias Dias, por falar a verdade nas promoções das praças!

cfs10bi88 Militar disse...

Continuo,
No seu Blog apresenta um General descompensado que quer chamar a nação a luta armada ou patriótica!

Agora é o nosso herói das praças, que falou a verdade das promoções e querem incrimina-lo?

O senhor não vai postar o vídeo que está YouTube, face e zap?

As praças pedem o seu devido respeito!

Bira Medeiros disse...

Agora o Gen Mourão, deveria incitar aliados dos outros Comandos, ou o Gen Pujol não aceitar o comando dessa forma!!!!!

Anônimo disse...

O Genera ái tem culhão.... ganhou minha admiração! ...E deixou de ser Cmt do CMS para simplesmente ser o 3º militar que mais manda no Exército! Secretário de Finanças! Galera! a RACE acabou ontem e o que o ocorreu, foi o fluxo normal das coisas! Se foram os 2 anos de comando! Tudo normal! Isso tudo, é só a mídia querendo sobreviver!

Anônimo disse...

Comando 2014 e 2015!Ora, são dois anos o Comando!Parece que estão vendo chifres em cabeça de cavalo!

Anônimo disse...

Bom dia a todos!
Que orgulho ter um GENERAL MOURAO, parabens o Senhor representou os militares do Exercito, a palavra do senhor não combina com a atitude covarde contra o senhor.

Anônimo disse...

Mais uma esculachada nos milicos!!! E vai ser sempre assim enquanto não tivermos representatividade!

Anônimo disse...

Enquanto isso:

-Dilma Rousseff chama a ditadura cubana de "governo" e Fidel Castro de "querido;"

-Lula ameaça o país com a bandidagem do MST - exército do PT - pregando abertamente a violência;

-O primeiro-pelegão da CUT pregou luta armada dentro do próprio Palácio do Planalto.

E ninguém fala nada!

Anônimo disse...

O Exercito e Forças Armadas não são propriedade de nenhum governante, eles saem e as Forças permanecem.Todo o povo brasileiro do menor ao maior tem falado mal desse governo e seus desmandos.O General também integra o povo brasileiro, seus familiares e de todos os militares são oriundos e filhos dessa Nação podem ser advogados , políticos pedreiros,motorista feirantes, etc, enfim são do povo.

DENILSON Pare ACOSTA disse...

Nós militares temos que aprender com os comunistas, vamos tomar o poder, fazer nossa revolução, MAS PELO VOTO!!! Militar TEM que votar em militar!! Nunca antes na história desse país o cenário esteve tão propício para isto acontecer!! Brasil!!!

Anônimo disse...

Caracoles! chamar a Secretaria de Economia e Finanças (SEF) de escrivaninha foi demais! muita desinformação. Mourão terá toda a gestão financeira do EB sobre sua égide! Escrivaninha é de onde está esse auxiliar de estágio de jornalista que rasurou a matéria. Aos amigos da SEF, preparem o corpo! vem ai educação física, marcha, formaturas e desfiles. Mourão gosta disso!!

Anônimo disse...

Minha gente nada de se emprenhar pela mídia, o General Mourão não foi desprestigiado em nenhum momento, pelo contrário a SEF é uma secretaria de excelência dentro da força, ele fielmente cumpriu o que deveria ser cumprido, comandou um Cmdo de Área nos 2 primeiros anos de Comando e após foi para uma OM administrativa que é uma Senhora OM Administrativa a "SEF", onde deverá ficar por mais 2 anos ou até a compulsória o alcançar. A SEF é uma OM estratégica, é ela que norteia todos os fatos administrativos da parte financeira do Exército, logo é uma Nobre Missão, nada de escrivaninha, agora se ele fosse mandado para reserva na canetada, usando o Aldo Rebelo o recurso do Decreto da dona Eva Schiavon, aí sim seria uma represália ao Nobre General. Sucesso Nobre Chefe desejo muita felicidade nessa nova empreitada, hoje sabemos que temos um braço forte nos representando na SEF.

blogdosmilitaresdesanistiados disse...

Enquanto o PT nos ameaçava o tempo todo, a oposição ficou calada, mas quando o honrado general mourão saiu em defesa da sociedade. o PSDB através do ex-guerrilheiro Aloísio Nunes, saiu em defesa do PT...ficou claro que não existe oposição? Ambos são comunistas?



www.youtube.com/watch?v=jen4P_rmty4

Anônimo disse...

Ô militares, vocês querem o quê? Que os perdedores (COMUNISTAS hoje BOLIVARIANOS) estejam do seu lado? Me ajude aí (com licença o Datena),é querer muita coisa.
KD a reação? onde estão os armamentos?Os canhões? R E A J A M antes que seja tarde.
É por isso que a MP 2215/2001 não é votada, se depender desse senador e outros semelhantes, jamais será votada.Pensem nisso.

Anônimo disse...

O senador, certamente, acha mais adequado o comportamento e as atitudes dos grupos paramilitares do PT que agridem falam e fazem badernas.Ele deve ter tremido nas bases com medo de perder as mordomias. Com ou sem o general, o povo estará nas ruas e colocará para fora a máfia do poder.Acredito que mais demissão virá contra quem "espernear" contra os "ex" guerrilheiros e quem fizer qualquer ato a favor de acusados da época da ditadura.Os militares perderam a força e continuam como cordeiros nas mãos dos lobos.

keko marques disse...

Petralha detectado

keko marques disse...

Mais um ...

keko marques disse...

Apoiado

Anônimo disse...

"comandar uma escrivaninha" foi muito original... kkk

Garivaldino Ferraz - Brasília disse...

Sobre o "respeitável" senador que reclamou a falta de democracia do General Mourão, tenho alguns textos que bem retratam sua idoneidade e dedicação aos princípios democráticos:
- http://mujahdincucaracha.blogspot.com.br/2008/11/frades-dominicanos.html - Veja no item a respeito da ALN;
- http://mujahdincucaracha.blogspot.com.br/2010/04/terrorista-aloysio-nunes-ferreira.html - onde o senador se define como "lobo em pele de lobo"; e
- http://mujahdincucaracha.blogspot.com.br/2013/04/os-intelectuais-que-pensam-poder.html.

Erick Chaves Barreto disse...

Os generais de Hitler não eram tão subservientes assim.

Anônimo disse...

O pracinha pode falar o que quer? ACHO que não, e porque o oficial general se acha no direito de falar o que pensa! O REGULAMENTO É PRA TODOS!

Anônimo disse...

Tia Dilma ta certa.... Tem que botar moral mesmo! Hierarquia e Disciplina!

Anônimo disse...

Vejam todas as entrevistas e palestras, inclusive registradas em vídeo e áudio, e não ouvirão 1 frase do nobre Gen Mourão criticando o governo, em nenhuma situação, como nessa entrevista ocorrida 2 meses atrás para a TV Pampa, disponível no link https://www.youtube.com/watch?v=P_rgmz_eqJ8, e que gerou um monte de mentiras e idiotices na internet. Pelo contrário, ele foi sempre muito coerente e comedido, apesar de franco, em suas respostas e discursos. O que se teve, e se tem cada vez mais, com diversas figuras públicas, são marqueteiros de plantão, que pegam frases e palavras isoladas, fora do contexto, colocam junto de uma foto de determinada figura, e distribuem pelas redes sociais, cujos usuários propagam como se fossem realidade. Fizeram o mesmo inclusive com o Cmt EB recentemente. Agora dizer que o Gen foi "Exonerado" do CMS, como se fosse punição, aí é querer diminuir nosso cérebro ao tamanho de uma ervilha. Movimentação corriqueira, que ocorre todos os anos, a maioria dos Gen fica apenas 1 ano e poucos meses no comando, ele ficou até mais do que o normal, quase 2 anos, e ainda por cima assumiu uma função, que se não é a mais importante e de maior confiança, é uma das maiores. Seu substituto é um dos mais bem cotados Of Gen da ativa atualmente, sendo um dos poucos tri-coroado, ex-Cmt AMAN, ex-Chefe do CIE, Ex-Cmt da ONU no Haiti, e que está saindo da tal "Função rolha" para onde o Gen Mourão vai, ou alguém achou que iam tirar o Cmt do maior e mais poderoso Comando Mil Area do EB e dar por exemplo, o CMO para ele comandar, que tem o efetivo de 1 DE? Tenham dó, falar para a tropa? aonde, no COTER? A imprensa, que vive de incêndios e fofocas, mas não sabe nada do EB, eu até entendo que fale essas asneiras, mas militares da ativa, chega a dar vergonha.
Honório.

Anônimo disse...

Cadê os outros Generais para defender o companheiro?

Será que temos GENERAIS como antigamente?
No mínimo todos os generais deveriam se reunir e agendar uma reunião extraordinária com a PRESIDENTA DILMA BANDIDA dando ultima forma no ato e caso a bandida não concordasse TODOS GENERAIS entrassem com pedido de exoneração dos seus cargos, bem como os comandantes da MARINHA, EXERCITO E AERONÁUTICA.

COMO SERIAM AS MACHETES DOS JORNAIS NO DIA SEGUINTE?

Mas nenhum outro militar deveriam aceitar o cargo enquanto não resolvesse este impasses.

Acontece que isso não era para acontecer apenas por este fato, e sim, por todos outros fatos envolvendo a reparação das Forças Armadas.

Se isso acontecesse geraria uma CRISE INSTITUCIONAL e pra quem o MINISTRO DA DEFESA daria ORDENS?
Pro MST?
GBLST?
RAINHA?
DIRCEU?
GENUINO^?

Vamos fazer uma campanha

RENUCIEM GENERAIS!
A TROPA APIOA!
#generaisrenunciamcargos
#apoiodatropa

Anônimo disse...

Infelizmente, atualmente, o Brasil, com este governo, com estes políticos, não está a altura de um General de verdade como é o General Mourão. Isto porque "ruminam" por aí que estamos em uma democracia. Então, viva a Ditadura!!!

Anônimo disse...

Parabéns. No Exército ainda existe General de corragem e que falam. Na Marinha os Almirantes se calam.

Anônimo disse...

Coitado do general, agora vai ser obrigado a se mudar para Brasília, receber mais uma transferência e ficar com dificuldades de moradia na cidade.Em breve, será designado para outro cargo e, tudo novamente.

Anônimo disse...

Quando esse for pra reserva acabou o EXÉRCITO.

Não temos o sagrado direito de falarmos a verdade ou a liberdade que foi duramente conquistada, somos cerceados dia dia por esse governo que quer esculhambar com as Forças Armadas.
Onde isso vai parar ? Até nossos filhos estão sendo doutrinados nas provas do ENEM...
Só tenho a dizer o seguinte: Demorou, mas eles ganharam a guerra.

Anônimo disse...

#generaisrenunciamcargos
#apoiodatropa

Anônimo disse...

Estão tentando denegrir o ato do General.
Ora, se ele o fez sabendo que já estava movimentado é mais um ato tardio.

O General foi movimentado, como um cala boca como fizeram com o General Heleno e como recado claro aos demais oficiais Generais!

Anônimo disse...

Faço quorum para passarmos a história do Tenente Messias Dias a limpo.

Falou apenas a verdade sobre a falta de plano de carreira do sargentos e a bagunça que é a promoção!

Anônimo disse...

Falou do governo e guilhotina na certa. Por ser General, disfarçaram e o movimentaram.

Anônimo disse...

Um companheiro vibrando porque o general Mourão gosta de TFM,marcha,formatura e desfile.Será que ele gosta de salários dignos, principalmente para soldados, cabos, sargentos e subtenentes ? Condições dignas de trabalho? Profissionalismo? Justiça?

Anônimo disse...

Só retardados usam o termo "presidenta"

Anônimo disse...

Cidadão do comentário de 30 de outubro de 2015 08:39, VAI RACHAR UMA LENHA!!
Chamar um Gen de desconpensado por falar verdades e chamar de heroi um doido que tentou prejudicar uma turma inteira. Na boa, o descompesado é você!

Anônimo disse...

General e Clube militar pode falar o que quiser. Quando o praça sofre uma injustiça mesmo se ficar calado e entrar na justiça vai sofrer represaria.
Dizem que abriram IPM contra o Ten Messias, agora e hora de abrir contra o general. Justiça Militar deve ser extinta, isto e a prova viva disso.
O Ten Messias deveria e ser condecorado. O pessoal da DAProm, já foram indiciados, pois foi evidenciado suspeita de atributos com grave lesão aos processos administrativos com prejuízo para militares.
Algum General se pronunciou a favor dos seus subordinados prejudicados em algo.

Anônimo disse...

Amigo, eles sabem o que fazem nas promoções e transferências, pois são formados em ciências militares, que engloba: recursos humanos, administração, direito, medicina, filosofia, psicologia, nutrição e fisioterapia, mas com certeza esqueci ao menos uns outros dez cursos, que vocês devem lembrar. Por isso são tão diferenciados, não nos dando margem para que reclamemos.

Anônimo disse...

Hummm.... seria melhor ouvir toda a história desse Tenente... meias verdades... cuidado

Anônimo disse...

Concordo plenamente. Qualquer soldado,não o desmerecendo, por mínimo de informação que ele busque sabe do tempo q um General fica em um comando militar... e ainda espalham isso...

Arquivo do blog

Compartilhar no WhatsApp
Real Time Web Analytics