26 de outubro de 2015

Reajuste dos militares aguarda definição


Angélica Martins (Interina)
Rio – O Ministério da Defesa ainda não definiu o índice de reajuste do soldo de 655 mil militares das Forças Armadas. Após muitos questionamentos de leitores, a coluna voltou a procurar a pasta, que manteve a mesma posição. O Ministério justifica que está fazendo os cálculos para definir os percentuais de reajuste a partir de 2016, “considerando critérios de reconhecimento do mérito das atividades realizadas e de valorização dos militares”, disse em nota.
Para garantir que os militares recebam o aumento no próximo ano, a Defesa deveria ter enviado a previsão de orçamento com gastos de pessoal incluindo todo o grupo para o Executivo. Em 13 de agosto, o comandante do Exército, general Villas Bôas, chegou a anunciar que o reajuste seria de 25% em quatro anos.
“Essa questão de orçamento é tratada concretamente na área do Executivo. O que temos até o momento foi para funcionalismo civil. E a definição que houve para os militares, e ainda não anunciada, é um aumento de 25% até 2019”, disse o general à época.
Segundo informações obtidas pela coluna, o aumento também pode ser escalonado, sendo menor para recrutas e obedecendo a progressão por posto. A alternativa já foi aplicada anteriormente e resultou em enxurrada de ações na Justiça.
O DIA - Coluna do Servidor/montedo.com

32 comentários:

Anônimo disse...

Não é necessário nenhum cargo de Adj Cmdo para que os doutos Cmt's saibam o que está errado, basta eles lerem todos os dias os comentários deste blog, coisa que os S2 já foram orientados a fazer diariamente. Vejamos quais são os problemas:

1 - Salário - ESTÁ FORA DA ALÇADA DOS GENERAIS;
2 - Grande interstício na promoção das Praças do EB - ESTÁ DENTRO DA ALÇADA GENERAIS;
3 - Ausência de auxílio-moradia - ESTÁ FORA DA ALÇADA DOS GENERAIS;
4 - Sobre a quantidade e critérios de distribuição de PNR. Explico: se existisse auxílio-moradia o militar servindo na cidade de sua origem NÃO faria jus ao citado auxílio, correto ? Então porque é permitido que militares fiquem ocupando PNR indefinidamente nas suas cidades de origem enquanto militares de outros Estados são transferidos a contragosto e tem que pagar aluguel enquanto os que ocupam PNR alugam (auferem rendimento) os seus imóveis próprios ou financiados enquanto ocupam PNR ? ESTÁ DENTRO DA ALÇADA DOS GENERAIS;
5 - Má qualidade e higiene da comida servida às Praças - ESTÁ DENTRO DA ALÇADA DOS GENERAIS;
6 - Fraudes em licitações, motivo pelo qual a comida e eqp são de baixa qualidade e menor quantidade - ESTÁ DENTRO DA ALÇADA DOS GENERAIS;
7 - Falta de transparência (publicidade) dos critérios para movimentação de pessoal e ausência de cruzamento dos interesses dos militares versus a necessidade da instituição, inclusive na movimentação a pedido - ESTÁ DENTRO DA ALÇADA DOS GENERAIS;
8 - Falta de transparência e pessoalidade na pontuação atribuída pela Comissão de Promoção - ESTÁ DENTRO DA ALÇADA DOS GENERAIS;
9 - Má gestão dos recursos do FUSEX (fraudes em licitações) - ESTÁ DENTRO DA ALÇADA DOS GENERAIS;
10 - Carga horária de expediente menor. Explico: só nós milicos começamos a trabalhar às 7h ou 7:30 (já em forma), o que nos impede de levarmos nossos filhos à escola antes do expediente, o que muitas vezes acarreta mais uma despesa, dentre tantas, com transporte escolar para o(s) filho(s) em cerca de R$200,00/mês. Se o expediente, por exemplo, iniciasse às 8:30 a despesa de transporte poderia ser excluída do já combalido orçamento familiar do militar. ESTÁ DENTRO DA ALÇADA DOS GENERAIS;

Então vejamos, de dez itens elencados apenas dois NÃO ESTÃO dentro da alçada dos nossos Generais, pois dependem de LEI cuja iniciativa tem é da Presidência da República. Os outros podem ser providenciados com gestões internas (administração apenas) dentro da força, sem nenhum MIMIMI de político. Precisa de Adj Cmdo para dizer isso aos nossos Generais?

Anônimo disse...

A inflação já está nos 10% e os estudos não tem prazo para terminar. Vai ser baseada nos "méritos das atividades realizadas e valorização dos militares", então vai ser de trezentos por cento. Me engana que eu gosto!

Anônimo disse...

Esse governo acha melhor pagar juros aos banqueiros.

Anônimo disse...

Enquanto isso, é top top ... não temos como completar a nossa remuneração com fartas diárias. Veja as perdas desde o último reajuste em 1º Mar 12.
..............
http://www.debit.com.br/indice_acumul.php?indexador=17&imes=03&iano=2012&fmes=10&fano=2015

Cálculo da variação de um período

IPCA (IBGE)

A variação do índice IPCA (IBGE) para o período de 01/03/2012 a 30/09/2015 é 27,1057% (incluso as conversões de moeda)

Anônimo disse...

Relembrando, a algum tempo estava assim ... e agora ?

................
http://sociedademilitar.com.br/wp/2015/05/cabo-daciolo-assume-bandeira-salarial-dos-militares-e-convoca-o-pessoal-da-ativa-pra-ir-para-a-rua.html

Segundo pesquisa realizada aqui na Revista Sociedade Militar, os militares das Forças Armadas tem se virado para quitar as dívidas causadas pela perda de poder aquisitivo. Segundo os dados colhidos:

- Mais de 75% dos militares têm dívidas com empréstimo consignado, índice bem maior do que o restante da sociedade brasileira.

- 77% dos militares já estiveram em situação em que precisaram realizar um empréstimo para quitar dívidas contraídas anteriormente.

- 82% dos entrevistados (Todos os postos e graduações) declararam que pensaram em pedir baixa das Forças Armadas recentemente.

Anônimo disse...

ENDIVIDAMENTO DA TROPA ...

Porque o Cmt do EB e os demais Gen Ex não encomendam uma pesquisa ou seja, indicadores ao CPEx e discutem essa situação na Reunião do Alto Comando Exército (RACE ) ???

Estão preocupados com a tropa ?

Vivem em um mundo a parte, diferente dos simples mortais !!!!

Que coisa heim !!!

Anônimo disse...

ESSE MILITAR, LUTOU PARA QUE TIVESSEMOS REAJUSTE NA ÉPOCA, QUANDO O PRESIDENTE ERA O SARNEY E O MINISTRO DO EB, GENERAL LEONIDAS ( UM DOS PIORES MOMENTOS VIVIDOS PELA TROPA ) E TEVE A SUA CARREIRA SEIFADA. VC SABIA ?

LEIA ...

TENENTE-CORONEL WALTHER - "Eu cometi o crime em defesa dos meus comandados"

http://www.jornalmateriaprima.jex.com.br/entrevista/tenente-coronel+walther+-+eu+cometi+o+crime+em+defesa+dos+meus+comandados+

PALAVRAS DO TEN CEL WALTER... "Me ensinaram nas escolas militares que o militar zela pelas condições de vida digna dos seus comandados, tanto quanto pela manutenção da disciplina e dos deveres castrenses. Eu levei isso ao máximo, talvez além. Eu cometi o crime para chamar a atenção de uma situação injusta e hoje, sem medo de errar, negligente da época", afirmou.

Anônimo disse...

E na tal RACE, ainda bolaram o Dia do Uniforme e posteriormente a troca do uniforme, enfim mais uma despesa para os endividados militares.

Isso já aconteceu antes, quando o Minstro era o Gen Leonidas, quando estavamos no fundo do poço, ocasionando a invasão da Prefeitura de Apucarana-PR pelo Cap WHALTER, foi inventado a troca do uniforme.

O fato se repete. Reajuste que é bom nada !!!!

Anônimo disse...

Na RACE, não poderia entrar na pauta a criação do Dia do Militar Endividado ????

Anônimo disse...

Nós iremos segurar greves da geral e iremos receber índices bem menor que a justiça, por exemplo!

Anônimo disse...

Comentarista de 26 de outubro de 2015 10:20. Parabéns.
Muito bom a vossa lucidez.

Anônimo disse...

Onde estão os outros 999 estudos realizados? Pelo visto cada estudo que fazem começa do zero. Enrolação nível master.

Anônimo disse...

Meus amigos,

Estive hoje na POUPEx e para minha enorme surpresa, não tinha ninguém aguardando atendimento, estranhei, pois em março quando abriu uma margem, fui lá e a minha senha foi quase 300. Pois bem, ao ser atendido, pedi para ver se eu podia renovar e fui informado que não. Eu só poderia se pagasse 50% do valor já devido e no meu caso mais 9 parcelas.

Pergunto: Prá que serve a POUPEx mantida por nós militares, se não existe flexibilidade ?

Quero ver prá onde vai correr o pessoal ?

Anônimo disse...

Nossos vencimentos(FFAA) é uma VERGONHA em comparação com as Forças Auxiliares.(eles ganham o merecido, nós não).
Se o ápice da Pirâmide continuar a dar as costas para a Base da Pirâmide, não tardará a termos só analfabetos na base da Pirâmide. Vai ser um prato cheio para os comunistas, os futuros incultos da base da Pirâmide serão muito mais fácil de serem manejados, manipulados.
A evasão dos preparados intelectualmente é visível para os iniciantes, até mesmos para os mais antigos. Isso logicamente vai ficando os menos preparados, tornando nossa instituição tambem menos preparada, é uma questão de lógica, é só pensar um pouco.

Anônimo disse...

Boi lerdo bebe água suja........... Quando bebe.

Anônimo disse...

Todos sabem que a Constituição veta o reajuste diferenciado.

Anônimo disse...

"FAMÍLIA MILITAR" para os próximos anos está decidido que não será concedido qualquer tipo de aumento, a não ser de "STS" (SERVIÇO TIPO SEVERINO).

Anônimo disse...

Está mais do que na hora dos militares mostrarem sua força. O Corpo de Bombeiros se rebelou e hoje são muito mais considerados. Quem toma no lombo quieto fica no sanhaço.

Oscar Bentancur disse...

Teu sou um militar que entra no rol dos indivíduos só por motivo de saúde minha e principalmente de minha esposa Oscar

Anônimo disse...

Aumento ou reposição salarial, só quando o governo atingir a META. por enquanto só está na MER...

Anônimo disse...

SENHORES GENERAIS ... A TROPA PEDE:

* É A HORA DE USAR O TÃO FALADO PODER DISCRICIONARIO DO CMT PARA O BEM. OU É SÓ PARA O MAL ( PUNIR, NÃO PROMOVER, NÃO TRANSFERIR, TRANSFERIR, ETC ... )

** QUE TAL FALAREM SOBRE VALORIZAÇÃO E MELHORIAS REAIS PARA A TROPA E A FAMILIA MILITAR ?

A MINHA SUGESTÃO DE PAUTA SERIA:

- construção de pelo menos 50 PNR para ST/Sgt por GU em até 5 anos;
- auxílio-moradia;
- reajuste anual entre 30% em uma única parcela;
- data base;
- pagamento das férias não gozadas do ano de recruta, cujos militares que incorporaram até 1983, não era dado esse direito. Em 2013/2014, alguns inativos receberam e outros não. Uma boa parte do pessoal da ativa gozaram e receberal 1/3 em dindim e já outros dançaram, pois foi revogada pelo Gen Enzo no apagar das luzes ou seja aos 44 min do 2º tempo;
- salário familia para cada filho até os 14 anos de idade, no percentual entre 5% a 10% do soldo cada um;
- volta do posto acima na passagem para a inatividade ( não teve transição );
- quando construir qualquer OM, começar pelos PNR, que atendam 80% do efetivo pelo menos;
- diminuição dos intersticios ( aumentados em 50% em 2002 por Portaria, após a perda de um posto acima pela MP do Mal-LRM );
- em todas a reuniões Cmdo RM ou DE ou Bda ou AD, os Cmt deverão obrigatoriamente apresentar indicadores de endividamento da tropa sob seu Cmdo nas dezenas de entidades consignatárias ( SPP da OM );
- nas RACE, indicadores fornecidos pelo CPEx, situação todo EB;
- o desconto do FUSEx e Pensão militar sobre o soldo e não sobre o bruto (atualmente, um militar do mesmo posto ou grad, paga pelo mesmo atendimento um valor diferenciado, pois um ganha mais do que o outro );
- volta do direito da viúva do militar falecido no serviço ativo, revogados pela Port 080-DGP, que dava direito a viúva de receber além das 4 ajudas de custos, o transporte da bagagem, carro, moto e as passagens, para o local que indicasse residir sem o esposo falecido;
- determinação para que aquela representação parlamentar de militares que trabalham no dia a dia no Congresso, não visem apenas os interesses da Instituição, mas também da "familia militar";
- proibições dos expedientes desnecessários e sem recursos para manter;
- determinar uma data para ser entregue uma NOVA LRM para a Presidente Dilma;
- aumentar de 4 ajudas de custo para 10, quando o militar ir prá reserva. Atualmente, um militar temporario recebe 7 ou 8 remunerações;
- atualização da tabela de bagagem, Auto e moto, não atualizadas desde Dez 1994 (o frete deve ter aumentados mais de 600% nesse periodo de 20 anos);

*** O valor da indenização é para o militar custear o transporte da sua bagagem e não JUNTAR 3 ou 4 militares para alugar UM caminhão.
- Etc ...

Anônimo disse...

Surgiu um boato lá no QGEX que o nosso reajuste já foi para o brejo no ano que vem, talvez em 2017. Isso já é sabido pelo comando só que não é divulgado porque os comandantes temem uma reação da tropa.Notícia ruim fica para ser dada em cima da hora.

Anônimo disse...

Caro comentarista de 27/02:37, isso já era de se esperar! Todas as categorias recebem o reajuste em janeiro, os militares só em março. Como no ano que vem passou para agosto, os militares receberão mais tarde também. Tomara que saia alguma coisa, porque é dado reajuste para todas as categorias, os militares só terão se sobrar alguma coisa! Militar é igual a cachorro do vizinho: primeiro os de casa, o vizinho só come se sobrar!

Anônimo disse...

Pois é ! O militar de margem de 60 mil na POUPEx, mas deve 10 mil, e só pode renovar emprestimo de pagar 50% ! Não entendi. Que raios de margem consignavel é essa . Comentem. Alguém já passou por isso ?

Anônimo disse...

Alguém com meia dúzia de neurônios é capaz de deduzir que podem esquecer aumento para o ano que vem... reajuste no final do ano? quando o governo vai estar rebolando novamente para justificar os gastos superiores às receitas? O pior cego é aquele que não quer enxergar... Se virem por fora pessoal, que a situação financeira da maioria dos militares já passou há muito tempo do suportável.

Anônimo disse...

Reajuste ???
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Vá fazer empréstimo, é o que milico faz de melhor !

Anônimo disse...

Montedo, meu comentário, sugeria a todos, TODOS, os militares saírem da barca furada chamada POUPEX, que serve de cabide de emprego para coronéis PTTC e suas famílias, concedendo empréstimos substancialmente melhores para policiais civis, e outras classes de servidores, falei algo incorreto?

Anônimo disse...

Na época do desgoverno Sarney, cujo ministro era o Gen Leônidas Pires, realmente foi um tempo "brabo", o Gen Leônidas parecia ser o presidente da república, tal era o seu intrometimento na administração Sarney, foi inclusive nessa época que surgiu o jargão "NOSSOS CHEFES ESTÃO ATENTOS AOS ANSEIOS DA TROPA". Na época de FHC (o boca mole) os vencimentos militares que eram creditados entre os dias 23 e 25, passaram a ser depositados no segundo dia útil do mês seguinte, não recebemos a diferença e isso ficou até hoje. Mais uma questão: FHC ficou 08(oito) anos na presidência, e nesse período "molhou" a mão dos deputados para que a Lei da reeleição fosse aprovada para que ele continuasse no poder como aconteceu. Nos oito anos de FHC, qual foi o reajuste recebido pelas FFAA? Um doce para quem responder. Mas continuemos assim, sem lenço sem documento e aguardando uma manifestação de nossos chefes, já que eles continuam atentos aos anseios da tropa

Anônimo disse...

Respondendo sobre a POUPEX. Serve para facilitar o endividamento dos militares com a facilidade que tem para conseguir empréstimo rápido. Não se enganem, pois as financeiras e bancos sabem muito bem quando os militares estão "aptos" para novos empréstimos e sabem muito bem os momentos de crises governamentais, restringindo-os. Tentei um financiamento para compra de moradia, mas pediram tantos documentos e certidões, que,quando estava para pegar a última certidão em cartório, a primeira vencia e assim por diante.Aí tinha que começar tudo de novo e com as mesmas despesas. Resultado: fiz pela Caixa Econômica federal que pediu um terço da documentação.

Anônimo disse...

Agora eu pergunto? Será que os Generais estão preocupados com aumento? Caso falte dinheiro para os mesmos, eles simplesmente programam algumas viagens de inspeção onde recebem polpudas diárias de alimentação e pousada. Ganha um doce quem descobrir onde ficam hospedados. Claro nas OM ou em Hotéis de Trânsito. E para os plebeus nas missões o que ganham? Ganham alojamentos quentíssimos, viagens em caminhões dotados de sauna e um verdadeiro banquete regado a carne de monstro acompanhada de suco em pó com direito a uma mariola como sobremesa.

Anônimo disse...

Estão aguardando a Dilma definir, primeiro, a META. Depois, dobrá-la e, aí, sim... a esmola! KKKKK. Vocês ainda acreditam em alguma coisa desse governo???? Os deputados vão torrar milhões para construir mordomias melhores para eles e desviar alguns e não estão nem aí com o País e, muito menos com o que os militares ganham. A Dilma quer só se safar de ser cassada, o resto que se danem.

Anônimo disse...

"Então porque é permitido que militares fiquem ocupando PNR indefinidamente nas suas cidades de origem enquanto militares de outros Estados são transferidos a contragosto e tem que pagar aluguel enquanto os que ocupam PNR alugam (auferem rendimento) os seus imóveis próprios ou financiados enquanto ocupam PNR ?". MUITOS QUE PAGAM ALUGUEIS, TALVEZ SEJA O SEU CASO, DEVE TER IMOVEL(S) NA SUA CIDADE DE ORIGEM! CONHEÇO MUITOS NESSA SITUAÇÃO. DEIXE DE ATIRAR PARA OS LADOS, SE PREOCUPE EM QUESTIONAR NOSSO DIREITO AO AUXILIO-MORADIA (30% do soldo para o militar casado e 10% do soldo para o militar solteiro) QUE FORA PERDIDO POR ESSA CANALHADA QUE ESTÁ NO PODER!!!!

Arquivo do blog

Compartilhar no WhatsApp
Real Time Web Analytics