7 de abril de 2017

Avião militar britânico volta a pousar em Porto Alegre rumo às Malvinas

Crise entre vizinhos

Avião militar britânico volta a pousar no Salgado Filho rumo às Malvinas
ZH flagrou Hércules da Royal Air Force estacionado nesta tarde no aeroporto de Porto Alegre, antes de decolar para o Atlântico Sul

Rodrigo Lopes
Aviões da força aérea britânica continuam pousando em aeroportos brasileiros, apesar dos consecutivos protestos formais feitos pelo governo da Argentina em março. No início da tarde desta sexta-feira, o fotógrafo Fernando Gomes, de Zero Hora, flagrou um Hércules da Royal Air Force, aeronave de reabastecimento aéreo, estacionado no pátio aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre. Após cerca de uma hora e 30 minutos em solo, o avião seguiu viagem para as Ilhas Malvinas (Falkland Islands, para os britânicos).
As fotos registram o momento em que o avião é abastecido. Dois militares britânicos aguardam o término do procedimento do lado de fora da aeronave.
Em março, a coluna mostrou o mal-estar entre os governos de Brasil e Argentina depois que um documento do controle de tráfego aéreo argentino veio à tona, por meio de denúncia do deputado Guillermo Carmona (Frente Ampla, oposição), identificando seis voos militares britânicos que teriam feito escala técnica em aeroportos do Rio de Janeiro, São Paulo e Porto Alegre, antes de seguir rota para as Malvinas. Nos dias seguintes à denúncia, a coluna também obteve registros exclusivos de aviões britânicos no Salgado Filho em 2016.
Dias depois da denúncia, o ministro das Relações Exteriores brasileiro, Aloysio Nunes, esteve em Buenos Aires para reunião de chanceleres do Mercosul. Na ocasião, ele afirmou que os procedimentos que permitiram essas aterrissagens estavam sendo reavaliados e que o critério usado para permiti-los foi o "humanitário".Segundo o governo argentino, o auxílio brasileiro viola acordos entre os dois países nos âmbitos do Mercosul e da Unasul.

A Argentina reivindica as Malvinas, arquipélago localizado no Atlântico Sul, como seu território e acredita que os britânicos estariam militarizando a área. Em 1982, Reino Unido e Argentina entraram em guerra pela posse das ilhas. O conflito terminou com a derrota do governo militar argentino, o que contribuiu para o fim da ditadura no país vizinho.

ZERO HORA/montedo.com

Arquivo do blog

Compartilhar no WhatsApp
Real Time Web Analytics