5 de abril de 2017

Frente parlamentar em apoio à família militar será lançada amanhã na Câmara dos Deputados

Sempre eles
Incansáveis, Kelma Costa, Ivone Luzardo e Genivaldo Silva divulgam convite para o lançamento da Frente Parlamentar de Apoio à Família Militar, que ocorre amanhã na Câmara dos Deputados.

Criação
A criação da Frente foi requerida em agosto de 2016 pelo Deputado Izalci Lucas (PSDB/DF), aliado de primeira hora das demandas da família militar (entenda-se integrantes do EB, Marinha, FAB, e polícias militares) cujos interesses e objetivos não são - óbvio! - exatamente os mesmos da cúpula das Forças Armadas e das PMs. A Frente irá acompanhar a tramitação  dos temas referentes aos fardados no âmbito do Congresso Nacional. O Deputado Izalci será o presidente. Pastor Eurico (PHS/PE), o vice.
izlci convite b15c8ac

Afinal, o que é uma Frente Parlamentar?
Definição legal

"É uma associação suprapartidária de pelo menos 1/3 dos integrantes do Poder Legislativo Federal destinada a aprimorar a legislação referente a um tema específico. As frentes parlamentares estão regulamentadas pelo ato 69/05, da Mesa Diretora. Toda frente tem um representante oficial.As frentes podem utilizar o espaço físico da Câmara, desde que suas atividades não interfiram no andamento dos outros trabalhos da Casa, não impliquem contratação de pessoal nem fornecimento de passagens aéreas." (Câmara)

Wikipédia 
"Fenômeno típico, mas não exclusivo, da política brasileira, esses grupos de interesse estão constituídos, em grande parte, sob a forma de sociedade civil, mas nasceram de bancadas suprapartidárias informais e até hoje são conhecidas por essa denominação na mídia. Assim, por exemplo, ao invés de se referirem à Frente Parlamentar de Apoio à Agropecuária, os órgãos de imprensa se referem à bancada ruralista, como era originariamente conhecida.A existência de frentes parlamentares é apontada como prova da inexistência de verdadeiros partidos políticos no Brasil. Políticos filiam-se a partidos não por se identificarem com seu programa, mas por conveniências de ordem pessoal e eleitoral. Escolhe-se um partido por afinidade com suas chefias nacionais e regionais.Descompromissados com o programa partidário, no mais das vezes enunciados genéricos e vazios, os parlamentares se unem em função de interesses pessoais, profissionais e econômicos, próprios ou de seus apoiadores. A Frente Parlamentar Evangélica, por exemplo, é composta de deputados federais e senadores de 14 partidos (52ª legislatura- 2003-2007).[...]
Algumas dessas frentes parlamentares não têm atuação efetiva. Foram constituídas porque em determinado momento era interessante chamar a atenção de uma parcela específica de eleitores mais ativos, como os que combatem o tabagismo e as drogas." (editado)

Termômetro
O fato do requerimento que pede a criação da Frente vir assinado por 230 parlamentares não significa que ela tenha o poder de mobilizar todos esses políticos. Na maioria das vezes, a adesão é apenas protocolar, em apoio ao projeto de um colega. Existem dezenas de frentes parlamentares no Congresso Nacional, porém poucas delas atuam efetivamente. Um bom termômetro para aferir a participação dos parlamentares será conferir quantos signatários estarão presentes no lançamento da Frente, marcado para amanhã (6), às 9h, no Auditório Freitas Nobre da Câmara dos Deputados.

Então...
Entenderam, né? Só vai funcionar de houver mobilização e cobrança permanentes. Certamente, podemos esperar isso dos militares estaduais, que já contam com uma boa representatividade parlamentar. Quanto aos militares das Forças Armadas - du-vi-dê-odó! - como dizia minha avó.
Ficaremos por conta dos abnegados de sempre: Kelma, Ivone, Genivaldo e um punhado de militares da reserva e pensionistas.

Perguntinha...
Bolsonaro vai participar?







Arquivo do blog

Compartilhar no WhatsApp
Real Time Web Analytics