14 de abril de 2017

"Mãe de todas bombas" teria matado 36 militantes do Estado Islâmico

Lançamento ocorreu nessa quinta, em uma província do Afeganistão
A bomba não nuclear mais poderosa dos Estados Unidos, lançada nessa quinta-feira na primeira ofensiva norte-americana contra o Estado Islâmico, matou ao menos 36 militantes da organização terrorista, segundo informações divulgadas nesta sexta pela rede de notícias CNN. O ataque aéreo ocorreu na província de Nangarhar, no Afeganistão, próximo à fronteira com Paquistão.
Conforme a CNN, os Estados Unidos acreditam que o Estado Islâmico teria na região 600 a 800 militantes operando. O míssel GBU-43/B (Massive Ordinance Air Blast Bomb), capaz de destruir uma área equivalente a nove quarteirões, foi lançado em uma rede de túneis subterrâneos que seriam usados para ataques contra forças governamentais.
Testemunha do lançamento do explosivo, o governador do distrito de Achin, no Afeganistão, Esmail Shinwari, ficou impressionado com a força do impacto na área chamada Momand Dara. "Essa explosão foi a mais poderosa eu já vi em toda a minha vida. Enormes colunas de fogo tragaram toda a área", comentou.
O presidente dos EUA, Donald Trump, elogiou o lançamento e classificou a missão de "evento bem-sucedido". No Pentágono, o general John Nicholson, chefe das forças americanas no Afeganistão, explicou que a poderosa bomba é "a munição adequada para reduzir os obstáculos e manter o impulso da ofensiva" contra as forças do Estado Islâmico em Khorasan.
CORREIO do POVO/montedo.com

Arquivo do blog

Compartilhar no WhatsApp
Real Time Web Analytics