12 de abril de 2017

Não foi bem assim: Secretário não afirmou que transformações na Previdência atingirão militares inativos e pensionistas. Mas...

O blog reproduziu ontem uma matéria do Estadão Conteúdo, publicada em Época Negócios, que resume as declarações de Marcelo Caetano, secretário da Previdência Social do Ministério da Fazenda, durante o seminário "Previdência Social no Brasil: Aonde queremos chegar?", realizado no Rio na segunda-feira (10).
Para o público militar, a afirmação mais preocupante foi esta: "Segundo Caetano, mudanças estão sendo analisadas pelo Ministério da Defesa. As transformações, no entanto, deve atingir apenas os que estão na reserva, os reformados e pensionistas."

Será mesmo?
Um comentarista do blog já havia alertado sobre a possibilidade de erro de interpretação na fala do Secretário. Já o site Sociedade Militar foi mais além: recuperou e postou a fala de Caetano, no exato instante em que ele aborda a questão dos militares. Assista ao vídeo:


Reprodução ipsis litteris
- E os militares? - pergunta a jornalista.
- Os militares - responde Caetano - eles não estão na reforma da previdência, mas o Ministério da Defesa vem realizando discussões para um ajuste no sistema de reservas, reformas e pensões dos militares. [...] A reforma dos militares não necessita de uma Emenda Constitucional, porque todo o regulamento deles fica dentro de lei (sic), mas enfim, há uma discussão, dentro do Ministério da Defesa a respeito desse assunto.

Não foi bem assim, mas...
Como se vê, há uma clara diferença entre a fala do Secretário e a informação publicada em Época. Porém "discussões para um ajuste no sistema" é uma afirmação tão vaga que dá margem para diversas interpretações.

Arquivo do blog

Compartilhar no WhatsApp
Real Time Web Analytics