4 de março de 2015

Relevância é tudo: Exército autoriza uso de guarda-chuva para militares fardados.


55 comentários:

Anônimo disse...

Como sempre nada de consistente.

Anônimo disse...

Mas q beleza. Uma melhoria significativa para os militares. A próxima melhoria será em 2016.

Anônimo disse...

Eu tinha certeza que esse novo comandante do EB iria tomar uma atitude drástica para melhorar nossa qualidade de vida. Agora sim.

Anônimo disse...

Bah ! Agora que tô na reserva !!!

Sempre foi exigido do militar boa apresentação e nunca entendi esse absurdo do militar não poder usar guarda chuva.

Uma total falta de inteligência !!!!

Quantos Ministros do Exército e Cmt do Exército tivemos nos últimos 100 anos ????

Pelas barbas do profetaaaaaaaaa !!!

A autoridade, tinha que ter tido o bom senso a muito tempo e ter visto, que ele tem carro, motorista e babas ovos a sua disposição e os outros 99% do efetivo não.

Carambaaaaaaaaaaaaaaa !!!!

Anônimo disse...

Como o texto fala em uso individual, mas não destaca se é militar isolado ou não, então quem sabe seja possível uma tropa ser conduzida com guarda-chuvas, sendo que cada um conduzindo o seu individualmente. Ficaria bem bonito o deslocamento. Os oficiais poderiam portar uma cor diferenciada, verde oliva com hastes douradas, juntamente com o par de galochas camufladas. Que beleza!

Anônimo disse...

Agora acabou a velha piada:

Fulano de Tal, pegue no almoxarifado o seu guarda-chuva VO.

Anônimo disse...

No ano 2000 eu, 1º Sargento, recebi o direito de dormir em casa. Sim, porque até então existia o pernoite, e os praças que não estavam de serviço, recebiam uma CONCESSÃO diária de dormir fora do quartel, não era um direito. Agora recebo o direito de usar guarda-chuvas. Nossa!!! Nessa batida, dentro de poucas décadas corro o risco de virar cidadão.

Anônimo disse...

Com tanta pendência importante para ser decidida, com tanta falta de motivação no Efetivo Profissional, com tantos militares excelentes indo embora em decorrência da falta de estímulo profissional e agora realmente temos uma grande decisão!!! "O MILITAR PODE UTILIZAR GUARDA-CHUVA" e olhe o detalhe... tem que ser PRETO!!!!! Este tipo de documento causa vergonha a todos os militares!!!! Já pensaram em um Regime Militar com estes Comandantes????? Preocupados com o Guarda-Chuva..... em meio a uma crise econômica tão séria em nosso país que poderá resultar em uma Guerra Civil... Seria uma vergonha nacional e internacional!!! Voltemos aos assuntos importantes para serem trabalhados em Brasília, "agora precisamos reunir vários Generais para confeccionar um manual regulando a utilização do GUARDA-CHUVA PRETO pela mão esquerda".... aos trabalhos!!!!!

Anônimo disse...

Sou um ex-transgressor.

Preocupação do EB...

Anônimo disse...

Cheio de gente aqui que irá usar sem pestanejar e ficam malhando. Muita gente boa foi punida por esse tipo de babaquice, que agora não existe mais. E tanta gente descontente, vão estudar ao invés de serem frustrados.

Anônimo disse...

Legal, mudar cor de insignias, deixar usar guarda-chuvas... o Comando realmente pensa no bem estar da tropa...

Anônimo disse...

Ao anônimo das 21:52 Acho que o único descontente aqui é você. Quem não tem um pingo de senso de humor pode se considerar descontente. Incapaz de analisar os fatos, mesmo que longe dos ideais de forma bem humorada, não revela descontentamento. Não torne a vida tão amarga analisando tudo ao pé da letra, ou querendo diminuir o posicionamento dos outros. Acho que mesmo quando você não concorda, pode encontrar algo de útil em um comentário ou no mínimo divertido. Experimente, vai ver que a vida fica bem melhor assim.

Anônimo disse...

Vai ser igual ao treinamento para colocação de gorro em formatura: no tempo 1, 2 e 3 para colocá-lo. Me sinto um inútil nesses treinamentos.

Anônimo disse...

Porque sempre aparece um indivíduo frustado mandando os outros estudarem...Típico argumentos dos covardes...Se não tá gostando, fica e melhora...Eis o argumentos dos bons...Se não gostou, opina...Vamos melhorar...

Anônimo disse...

Fica a dúvida: presto ou não continência com guarda-chuva? Ou coloco em "ombro arma"?

Anônimo disse...

Tô até imaginando: "...deverá ser portado fechado, sob o braço direito, com o cabo voltado para trás e a fita prendendo o tecido com o botão para baixo...", "...quando aberto deverá ser portado com os dedos da mão direita unidos, envolvendo o punho e o cotovelo formando um ângulo de 45 graus com o plano-terra..."; "...POP para situações em que as intempéries tornem impossível o uso de guarda-chuvas na posição horizontal, deve-se segura-lo com a mão direita no punho e a esquerda cerca de 30cm acima e o corpo levemente arqueado na direção contrária ao vento..."; "...resolve dotar as tropas paraquedistas, especiais e de selva com guarda-chuvas de cabo retrátil...", só pra descontrair pessoal, rsrsrsrsrsrs. Essa matéria já tinha vindo a tona o ano passado com as alterações do RUE.

Anônimo disse...

Não fiquem preocupados senhores, a próxima ordem do novo Cmt será cassar as medalhas dos PTralhas. RSRSRSRSRSR (só acredito vendo)

Anônimo disse...

Já está sendo preparado um manual do guarda-chuvas M1 contendo desmontagem de primeiro escalão ( a qual será a cargo do detentor), características técnicas e funcionamento.

Anônimo disse...

Senhores este assunto e como cassar os direitos dos soldados ev não. Permitem Votarem, enquanto bandido, maconheiro, e corrupto podem votar ate quando vamos aguardar determinadas decisão que levam seculos para serem tomadas.

Anônimo disse...

Pra mim é excelente esta autorização, o rancho de minha OM é bem longe e se molhar era inevitável.

Anônimo disse...

Militar é sábio, já sabendo por intermédio dos Arapongas que as coisas vão piorar, providenciou logo um paramerda. Cuidado para não faltar, então, chame logo o ST.

Anônimo disse...

Muito legal os comentários, em tempos tão difíceis para nós, soldados, até que deu para descontrair um pouco.
Muito bom e criativo o comentário do Anônimo (4 de março de 2015 22:51).

O ÚLTIMO MOHYCANO disse...

Senhor Comandante, precisamos de melhores salarios, inclusive para nossos amigos e parentes que estão na reserva, E NÃO DE GUARDA-CHUVAS.

O ÚLTIMO MOHYCANO disse...

SOU CONTRARIO AO USO DE GUARDA-CHUVAS ...O MILITAR É SUPERIOR AO TEMPO.
JA FIZ VÁRIAS MARCHAS SOB IMENSA TEMPESTADE.

O ÚLTIMO MOHYCANO disse...

EM COMBATE TAMBEM?????? KKKKKKK

Anônimo disse...

É......quanto mais fico velho não entendo o Ser humano, principalmente o MILITAR. Vice reclamando e não entendendo porque o militar não pode usar Guarda-chuva e quando é autorizado RECLAMAM E FICAM DE GOZAÇÃO.

Anônimo disse...

Será se não tem outros assuntos mais relevantes? Então, será feita uma Alteração no RUE incluindo o Guarda Chuva VO.

PERGUNTADOR disse...

QUERO USAR DIVERSOS, COMO CONCILIAR MEU MAPA ASTRAL COM QUARDA CHUVA PRETO? TEM QUE SER COLORIDO. O VERMELHO PARA AGRADAR OS "PODEROSOS". AMARELO PARA DE BICO GRANDE, ARCO-IRIS PARA NÃO OFENDER NINGUEM, COM BICHINHOS PARA VER SE GANHO MEDALHAS ETERNAS, UM CAMUFLADO/OPERACIONAL PARA USAR NA ESCALA DE FAXINA, A PERGUNTA FINAL: ONDE COLOCAR AS INSIGNIAS NO GUARDA CHUVA?? SABE COMO É NÉ, APARECER É PRECISO.

Anônimo disse...

Depois que fiquei quase 30 anos dando serviço na chuva! Eu prefiro a revogação da MP DO MAL e a minha graduação acima depois que fui para a reserva!

Anônimo disse...

Parabéns ao novo Cmt do Exército. Só quem precisa se deslocar embaixo de chuva, sabe a importãncia dessa medida.
Tais medidas semelhantes que muito contribuiram:
- O uso da camisa bege meia maga (1987)
- A adoção do uniforme camuflado em substituição ao uniforme VO que precisava ser engomado (1992)
- O uso do sapato para cabo e soldado (1993)

Temos que parar de reclamar e ficar fazendo piadinha e focar em formar uma bancada militar no congresso.

cleffton disse...

Vale ressaltar que essa autorização é apenas para os militares que servem no Quartel General do Exército.

Anônimo disse...

Não gostei...que baixaria hein!!! Por mim seria camuflado! Muito mais operacional.

Chapa Fria - Natal disse...

Agora falta aumentar tempo de serviço para 35 anos, para autorizar o uso da bengala verde-oliva...

Anônimo disse...

Esses que estão criticando é porque não trabalham no QGEx Brasilia. Desço na parada de ônibus que fica a 800 metros da entrada. Várias vezes peguei chuva e muita chuva. Inclusive ninguém pára e dar carona pq vai molhar o carro, claro. Chega na seção todo molhado e imagina o cheiro horrivel que fica com essa nossa farda. Por menor e insignificante que seja o ato, é uma coisa boa sim. Tem coisas muito mais relevantes? claro que tem e sempre terá.

Anônimo disse...

Com certeza teremos militares mais saudáveis, menos atendimento médico, mais economia para a União e mais trabalho para o S3 da OM, pois, deverá prever FAXINA na chuva. Seria bom adequar esse objeto ao fuzil e a vassoura. Kit chuva, ideal para formaturas e faxina; não podemos esquecer do para-raio individual
e

Anônimo disse...

A PRÓXIMA MEDIDA IMPORTANTE A SER ADOTADA PELO NOVO CMDO EB SERÁ A BENGALA VERDE-OLIVA, SERÁ APROVADA JUNTAMENTE COM O AUMENTO DO TEMPO DE SERVIÇO PARA 35 ANOS ...

COM A PALAVRA OS QEs QUE SAIRÃO SUBÃO E DERRUBADOS KKKKK ..

Anônimo disse...

A próxima bondade dos comandantes militares deverá ser a liberação de uso de fraldas na cor preta para os nossos bravos soldados enquanto esperam um reajuste salarial !!

daniel camilo disse...

Não sei se no Exército é diferente da FAB porque nos anos 80 quando eu estava na ativa, tínhamos capa de chuva cobrindo até a cabeça, se precisasse. Quem estava de sapato usava saco plástico até ao joelho e não molhava nada. Não fazia parte do uniforme porém ninguém ia preso. A capa, fininha e leve é bem melhor que o guarda-chuva que é grande, ocupa uma das mãos e não protege até abaixo do joelho como a capa de chuva. Agora, a empresa que ganhar a licitação vai faturar bastante com esses guarda-chuvas.

Anônimo disse...

Isso aí não procede... A autorizaçao é para toda a tropa... no destinatario da mensagem consta de modo indireto toda a tropa da força terrestre... CML... CMA...CMN...CMS e assim por diante

Anônimo disse...

O uso de guarda chuva é uma modificação de caráter administrativo e um assunto interno liberado para os sensacionalistas por algum recalcado de má fé para provocar repercusão negativa contra a força. Relevante mesmo seria discutir assuntos mais pertinentes à função das FA no contexto atual perante à Sociedade e não ficar dando espaço para recalcados da ativa e da reserva e civis frustrados por nunca terem conseguido ser militares. procure algo mais relevante para públicar MONTEDO.

Paranaense disse...

Sugestão ao Sub Ten na hora da distribuição do fardamento ao recruta:
Colocar algumas cédulas de R$100,00 dentro do guarda-chuva. O EB estava precisando de renovação, generais com ideias novas. O novo comandante tomou uma medida drástica, no seu primeiro despacho. Nem pediu permissão para dona Dilma....estou achando muito autoritário. É isso aí Excia. E o salário....óóóóóóóóó!!!

Anônimo disse...

Só relembrando uma reportagem feita há pouco tempo, sobre a instituição que gerencia os cursos via on-line na página de ensino do Exército. Siga o link https://www.youtube.com/watch?v=sQ7o1DvPG44. Vale a pena ver de novo!!

Anônimo disse...

Não comemorem pois : - vão OBRIGAR todos a comprar o modelo xx, produzido pela fabrica do seu fulano!!!! kkkkkkkkkkkkk

Anônimo disse...

Policiais militares em vários estados ganhando muito mais e as FFFAA ganhando miséria....e o general se preocupa com guarda- chuva??????
Tomara que as demissões aumentem até eles acordarem para as reais necessidades da tropa sangrando.

Anônimo disse...

Em que tempo anda o CHQAO, curso ministrado e incentivado pela tal fundação sem fins lucrativos que atualmente gerencia o ensino à distância no Exército Brasileiro!? Vale a pena ver de novo alguns fatos outrora em esquecimento. Siga o link https://www.youtube.com/watch?v=sQ7o1DvPG44. Vale a pena ver de novo!!

Anônimo disse...

Ué, Montedo, ontem aqui tinha um comentário mostrando o faturamento de uma fundação vinculada ao EB e que é responsável pelos cursos no exército. Sumiu ? Será que alguém do alto comando ficou incomodado?

Custodio Silveira disse...

Mais trabalho para o Subtenente. Colocar em carga 200 guarda chuvas ...

Custodio Silveira disse...

Mais trabalho para o Sub. Colocar em carga 200 guarda chuvas.
(E como fica o nosso salário família de míseros e humilhantes R$ 0,16)

Anônimo disse...

Dúvidas?
1)PODE PEGAR CARONA NO GUARDA CHUVA DO AMIGO?
2) SE SIM QUE CARREGAO O GUARDA-CHUVA, O DONO OU O MAIS MODERNO?
3) EM CASO DE DAR CARONA PRA DOIS, O MAIS ANTIGO VAI NO MEIO?
4) POSSO IR COM GUARDA-CHUVA PRA FORMATURA,PARADA DIÁRIA E ETC?
5)COMO SERÁ A ORDEM UNIDA ARMADO E COM GUARDA CHUVA?

Anônimo disse...

Haverá guarda chuvas com cabo rebatível para serem usados pelos PQD, Aeromóveis, Selva, Blindados, etc?

Anônimo disse...

A mania de sempre criticar medidas é antiga. Só porque não foi feito o que cada um, na sua individualidade ou ponto de vista, acha que deveria ser feito. Foi mais uma coisa. Pode ser pouco, diante de tantas prioridades, mas isso não implica em aumento de gastos, não aumenta necessidade de recursos, não depende de orçamento, que todos sabem estar reduzido e é, sim, uma abertura a uma realidade e necessidade. Na guerra não vai existir guarda-chuva, mas estamos em tempo de paz. Guerra civil... se vir será tratada como tal. Aliás, essa guerra já temos da forma como existe o narcotráfico, nos morros, com bando de pessoas andando com armas pesadas a céu livre. Nossa Força está desprestigiada em muitos aspectos e o mínimo de consideração deveria ser sempre bem recebida. Quem quiser ser "macho", que seja. Militar não é de açucar, é fato, mas papéis, pessoas e fardas se molham. O que fica melhor? Um militar enxarcado para despachar com uma autoridade ou um com sua farda na cor normal, sem molhar o chão e tudo que tocar com os respingos da chuva que recebeu? É contra o uso? Não use o guarda-chuva, pronto. A autorização atendeu ao anseio de alguém(s) e não fere a hierarquia e a disciplina. Cor preta, sim. Senão vira o zaralho com a aquarela de cores que iriam aparecer. Cor VO cairia na dificuldade de se comprar e nos preços absurdos que provavelmente seriam cobrados pela pouca oferta. Nossas fardas e coturnos e itens são baratos, comparados a itens similares (de mesma qualidade) no meio civil? Deixem que o militar a pé e fardado, que leva algum documento importante (pessoal ou não) possa fazê-lo sem ter de, ridiculamente, esconder e amassar os papeis em sacos de plástico ou debaixo da gandola ou da sua farda; ou pelo menos poder pegar seu filho(a) na escola, ou sua esposa(o), ou pessoa idosa ou quem quer que seja, inclusive o próprio militar em atividades puramente administrativas como o deslocamento usual ao seu trabalho, à sua casa, ao supermercado ou a qualquer lugar que seja em dia chuvoso, sem ter de se preocupar se vai ser enquadrado por alguém por interpretar que descumpriu regulamentos usando o guarda-chuva como pretexto. Temos é que gostar das coisas que, de alguma forma, nos beneficiam. De grão em grão a galinha enche o papo. O nosso "papo" não vai encher com isso, mas é alguma forma do nosso Comandante dizer que se preocupa com o mínimo de bem-estar dos seus comandados. Isso não é um "presentinho" para evitar motim generalizado. É uma medida totalmente sensata e que atende uma demanda antiga, que sempre teve a resistência daqueles que sofreram por isso e que usam a mentalidade arcaica de "se eu passei por isso, porque ele não deve passar? Eu aguentei...". Isso é egoísmo e inveja. Isso não quer dizer que temos de nos dar por satisfeitos por uma medida e esquecer das outras como a valorização profissional, o patriotismo, o nacionalismo, o estar prontos para uma missão real e, o principal, de nos respeitarmos mutuamente. Somos irmãos de farda. Somos cidadãos. Somos pessoas. Quem quiser, use o guarda-chuva (ESTÁ AUTORIZADO); quem não quiser, não use. Obrigado Exmo Sr Comandante! Obrigado aos seus assessores nesse assunto! Pronto!

Anônimo disse...

Preciso de ajuda!!! Quando usando o guarda chuva, presto continência? Posso ficar sem gorro quando usando? Uso na mão direita ou esquerda? pode ter ponta? o cabo é com curva ou reto? RUE me ajude...e agora, quem poderá nós ajudar.... rssss Salvem o nosso EB... rssss

Anônimo disse...

Que tal adaptar mini para-raios nos guarda-chuvas. Ninguém está livre de um raio que o parta(HeHeHe) . Até parece que não existem problemas a serem resolvidos na área militar, pcp os referentes a família militar.

Anônimo disse...

BELEZA, ENTÃO...
agora quero ver O GRAU DE sagacidadeDOS SENHORES:
- ando de boné, paisano dentro do quatel (saída, entrada e comemorações casuais);
- belo dia, ENSOLARADO, of-de-dia me interpelou pedindo para tirar o boné... cumpri a "ordem" mas informei que não existe nenhum dispositivo nesse sentido;
- considerando que:
> meu sub-comandante em outro quartel agia da mesma forma,
> o boné tinha motivos militares (mesmo sendo outra força), logo não atentando contra moral, bons costumes, nem propaganda de nenhum tipo,
> RISG, RDE, RUE, NGA DO BTL, nenhum desses possui nada a respeito, nem contra nem a favor,
- AINDA, CONSIDEREI o outro lado:
> O ARGUMENTO da dificuldade de identificação pela guarnição de sv, EMBORA todos devam conhecer seus superiores hierárquicos, sendo que no expediente andamos sempre de gorro ou boina,
> O ARGUMENTO da disciplina em relação aos recrutas, EMBORA não estivesse infringindo regra estabelecida anteriormente,
> O ARGUMENTO da padronização de procedimentos, EMBORA não haja grandes regras acerca de trajes paisanos para transitar dentro do quartel,
GOSTARIA SINCERAMENTE DE SER ESCLARECIDO SOBRE O SEGUINTE:
****************
>>> onde surgiu e por que desse FOLCLORE militar acerca dos chapéus em geral?
>>> por que hoje em dia o parente do recruta entra de bermuda para festividades no quartel e e não posso andar de boné?
>>> qual o dispositivo (SE É QUE EXISTE) que proíbe o boné?
*****************
CASO NÃO CONSIGA UMA RESPOSTA, vou ter que debitar da conta do famoso R-QUERO, nome ameno para ABUSO-DE-AUTORIDADE-verde-oliva.
em caso de conseguir esclarecer, o companheiro por favor, indique os regulamentos para a gente poder se orientar, ok?
B.A.D.T.

Unknown disse...

Kra ... Militar faz o que é previsto ... Se vc tem que fazer A, vc não fica apurrinhando querendo fazer B só pq em nenhum lugar é proibido. Numa instituição, que por força constitucional é balizada no campo da hierarquia e disciplina, fica o kra querendo testar o sistema com palhaçadinhas. Tu faz quimioterapia ? Tu é careca ? É judeu ultra ortodoxo ? Não ? Então tira esse chapéu/boné e faz o que o Oficial-de-dia está falando ... Ordem clara e simples.

Arquivo do blog

Compartilhar no WhatsApp
Real Time Web Analytics