18 de junho de 2017

Em meio à crise, general passa a integrar 'núcleo duro' da Presidência

Mais próximos
Número de reuniões entre Temer e chefe da Abin disparou na crise
Mauricio Lima
Acusado de mobilizar a Abin para espionar o ministro Edson Fachin, conforme VEJA revelou, Michel Temer intensificou seus encontros com Sérgio Etchegoyen, ministro do Gabinete de Segurança Institucional, a quem a Abin é subordinada, nos últimos tempos. Entre janeiro e abril, eles se encontraram apenas 3 vezes (menos de uma vez por mês). Em maio foram 7 os encontros. Na primeira semana de junho, mais quatro.
Em janeiro, Temer recebeu o general em apenas uma oportunidade, no dia 6. Eles só voltaram a se encontrar oficialmente no dia 13 de março, em reunião com Eliseu Padilha, Raul Jungmann e Osmar Serraglio, e no dia 14 de março, sozinhos novamente.
Abril passou e eles não se encontraram. As reuniões deixaram de ser esparsas em maio, mês em que estourou o escândalo Joesley Batista.
Nos dias 11 e 26, consta na agenda do presidente reunião com o “Gabinete de Segurança Institucional”. Já nos dias 19 e 22, eles se encontraram sozinhos no Jaburu, rapidamente.
No começo do ano, Etchegoyen dificilmente participava de reuniões com vários ministros, mas em dois dias seguidos (24 e 25 de maio) a reunião contou também Raul Jungmann, Moreira Franco, Antônio Imbassahy e Eliseu Padilha.
Para fechar aquele mês movimentado, Temer ainda marcou uma reunião à portas fechadas no domingo (28) com Etchegoyen.
Neste mês, o ritmo de encontro entre eles segue agitado. Em apenas uma semana, se reuniram 4 vezes. No dia 5, com diversos outros ministros; no dia 7, a sós; no dia seguinte, Raul Jungmann participou do encontro; e no dia 9 foi a vez de Eliseu Padilha ser atualizado do que quer que seja por Etchegoyen.
Sem dúvida, Etchegoyen passou a integrar o núcleo duro de Temer nos últimos meses, frequentando, inclusive, conversas importantes no Jaburu.
Radar On-Line (Veja)/montedo.com

32 comentários:

Anônimo disse...

Sobre os movimentos sociais a inteligência sabe tudo mas sobre o vandalismo da corrupção os arapongas não sabem de nada! Cabestro contra os pobres, pretos e putas isso sim! Preparem-se para idade mínima de 55 anos, isso é um fato já consumado! O EB apoiou em bandido temer e vai levar fumo! Colocar um banqueiro para decidir a reforma da previdência é como colocar uma raposa para cuidar do galinheiro! Povo ignorante, e, nas FAs têm os generais que sempre jogam contra a sua tropa!

Anônimo disse...

A agenda de um chefe de estado e as pautas de suas reuniões não tem que ser públicas?

Anônimo disse...

Isso em nada representa a tropa. Bom para o general que chegou onde a totalidade dos oficiais querem. Aqui impera o pensamento "farinha pouca primeiro meu pirão", para quem trabalha na coordenação é mole trabalhar até os 70, segurar em um aparato para ficar em pé em uma solenidade. Mas alguém está pensando nas condições morais, físicas e psicológicas de quem está em forma na tropa? Um exemplo, na brigada onde sirvo, quando têm extensas formaturas, nenhum major (36, 39 anos em média) ou TC, Cel entram em forma, quem fica em forma no Estado Maior, e fica 4 horas no sol são os QAOs e os jovens Ten temp, os maj, tc e cel ficam ou no palanque, ou aparecem no coquetel para recepcionar algum político. Um exemplo simples, esdrúxulo, mas que resume o porquê dessa necessidade e pré disposição dos oficiais em ficarem até os 70 anos na tropa, se possível, quem carrega o piano são outros...cadê a reestruturação? Cadê os melhores salários? Ou militar paga contas com vibração e canções de TFM? Me arrependo de não ter ido para uma das gloriosas PM de nosso país, 18 anos depois percebi o erro que cometi.

Anônimo disse...

Que pena que este protagonismo todo se dá em um governo que foi acusado, gravado, filmado, testemunhado como sendo a maior quadrilha de bandidos do Brasil, tendo como chefe justamente este senhor que se reúne tantas vezes com o General. Será que o General pensa igual ao PSDB? Ao PMDB? Ou pior, ao PT? Isso me faz lembrar uma história Bíblica as avessas: "Quando em volta de uma fogueira aqueciam-se algumas pessoas depois da morte de Jesus Cristo, alguém identificou um deles e disse: Você não estava com Jesus? você não era um deles? O que este respondeu negativamente...temendo por sua vida".
Será que os Generais de hoje estão a altura dos Generais do passado? Mesmo sem entender certas coisa, acredito que sim.O futuro dirá.

Anônimo disse...

Viúva do PT.

Anônimo disse...

O general é Ministro do GSI queriam o que? Corretíssimo o Ministro e o Presidente, nada a ver com a doida anterior.

keko marques disse...

Seu comentário cheira a mortadela.

Anônimo disse...

- É uma vergonha saber que os Generais estão cada vez mais voltados para política, não se importando com os seus subordinados, se envolvendo com políticos comprovadamente corruptos e delinquentes, capazes de tudo para se manter no poder e surrupiar os cofres públicos, é a decadência da nossa instituição que apresenta maior credibilidade perante a sociedade brasileira. Que vergonha!

Anônimo disse...

No fim, em vez de dignamente pedir demissão, prefere ficar do lado do chefe.
Tudo fruto do adestramento carreirista (ficar ao lado do mais antigo). Ficou mal acostumado.
Deveria entender que lá não é como nas FFAA, em que o corporativismo salva.

Anônimo disse...

O Exército se apequenou e está cada vez mais menos republicano e distante dos anseios da população. Como esta desconhece o interior da caserna continua manifestando apoio e servindo de massa de manobra para a manutenção do caudilhismo nos quartéis.

Anônimo disse...

Conheça o teu inimigo com ati mesmo,..durante vários anos estivemos fora do poder sempre sendo chamado para cumprir funções que os outros não queriam, agora eles precisam dos militares,por isto tem que marcar em cima.....ta certo o General tem que se fazer presente chega de ser omisso e apenas aceitar os fatos como eles nos são empurrados quela abaixo.

Anônimo disse...

Montedo e o seu silêncio que criaram sobre a dupla Joesley Batista e Temer. Fosse o Rei Molusco, seria um eterno mimimi. A direita pira. Kkkkk


Anônimo disse...

Concordo com Vc, tenho esse mesmo pensamento. Hoje após quase 26 anos de serviço me arrependo de não ter escolhido PM onde são valorizados.

Anônimo disse...

Keko Marques cabra como vc nos envergonham!

Anônimo disse...

Calma gente! Esses encontros são para finalizar o reajuste de 50% no soldo dos militares.

Anônimo disse...

Rezem para o Temer não cair, ou nosso reajuste já era........

marcosarapico disse...

Muito me admira se o general se prestar ao papel de ser usado por políticos corruptos para fazer investigações a fim de atrapalhar a lava jato. É o Exército sempre sendo usado e parece que gostando de ser usado. ...Talvez na perspectiva de que sobrem migalhas.

Anônimo disse...

Vcs acham q iriam promover quem não reza na cartilha?

Anônimo disse...

Camaradas não adianta chegar um subao antigao de infantaria e querer apertar um lobinho recém egresso das escolas de formação. A realidade é outra. O EB já era. Todos os jovens militares usam a força como trampolim, vivem o tempo todo Papirando pra buscar coisas melhores. Vibração, mochila nas costas, marchas intermináveis, campos a perder de vista isto tudo não adquire a casa própria, não enche mais carrinho de supermercado, não se consegue pagar uma boa moradia, enfim estamos falidos, com nossos salários não da pra fazer nada. Triste realidade q passamos. Acabou a vibração. Vejo oficiais empurrando c a barriga, só querem o final do expediente. Ninguém no EB está preparado pra nada nada e nada. Boa noite.

Anônimo disse...

O que temer pobre, pretos e puta com a matéria?
Para de vitimismo. Sou branco Trabalho desde 16a iniciei faxineiro de padaria, assinei carteira aos 18, se for mudar vou pra reserva aos 53a. Pare de querer se dizer injustiçado.

Sgt ESA - 2000

Anônimo disse...

Tu é maluco ou não acompanha o blog? Tanto o lula quanto o temer são coisas ruim

Anônimo disse...

Nada a ver seu comentário parceiro.
Essa agenda e encontros é normal no cargo que ele ocupa.

2°sgt MB 2003

Anônimo disse...

Hummmmm ai tem coisa.....!!!
Quando se intensificam as comunicacoes eh porque o ataque eh iminente!!!
Agora muito me admira generais ficarem apoiando, colaborando fielmente um presidente ja sem moral nenhuma e totalmente comprometido com a corrupcao.

Anônimo disse...

Se o Temer viajar pra Russia com a família, não volta mais...

Anônimo disse...

Vocês falam porque nunca passaram por lá.

Fui Sd PM e hoje no EB vejo que o descaso com a PM é o mesmo. Salvo raras exceções, não se tem valorização nas PM, vide a PMRJ e outras.

Parem de desejar o que nem sempre é melhor... Se tivessem lá estariam querendo estar aqui.

Sgt 2000

Anônimo disse...

Lembro que teve um presidente que viajou pra China e tomou fumo ao retornar.

Anônimo disse...

Cala a tua boca, ô Keko!

Anônimo disse...

Como?

Manuel Flávio disse...

O EB tem de aproveitar esse prestígio para,pelo menos, descontingenciar as verbas para a Força.

(Que chegue ao Villas-Bôas e ao Etchgoyen isso)

Anônimo disse...

Qualquer PM está ganhando melhor que o EB, trabalhando nr de horas definidas, hora extra, insalubridade, posto acima na reserva, anuenios...quer mais? Sgt 2000? Vc deve ser um barrigudo encostado em alguma seção e dispensado, muito grato a receber seu pgto sem muito esforço, então defende que aqui é melhor.

Anônimo disse...

Tomara que deixem o velhinho continuar pelo menos até melhorar nossos salários, depois façam o que quiserem.Esse apoio dos nossos generais é muito importante para que consigamos a nossa melhoria dos soldos.

Anônimo disse...

Moralistas de meia pataca!!!Qual o problema, se vc não é petista ou burro, do Presidente ficar até 31 de dezembro de 2018? Depois, quando surgirem provas pq até agora não tem, tem é Janot o petista, processa, julga, condena e prende.

Arquivo do blog

Compartilhar no WhatsApp
Real Time Web Analytics