2 de abril de 2017

Exército detém 16 garimpeiros e apreende ouro na Terra Yanomami

Exército detém 16 garimpeiros e apreende ouro na Terra Yanomami, em RR
A apreensão ocorreu às margens do Rio Uraricoera nessa terça-feira (28).
Por G1 RR
O Exército Brasileiro em Roraima deteve 16 garimpeiros que atuavam ilegalmente na Terra Indígena Yanomami (TIY) na última terça-feira (28) durante fiscalização da operação 'Curaretinga IX'.
Segundo a assessoria do Exército, os garimpeiros portavam cerca de 500g de ouro e um motor quando foram localizados, caracterizando assim a garimpagem ilegal na reserva indígena.
O grupo foi detido na região de Furo do Arame, às margens do rio Uraricoera, no interior da TIY por militares da 1ª de Infantaria de Selva. A ação foi feita em conjunto com a Polícia Federal.
O material apreendido e os 16 detidos foram encaminhados às instituições competentes para as providências cabíveis.
G1/montedo.com

6 comentários:

Anônimo disse...

Segundo um grande antropólogo brasileiro e grande estudioso das etnias indígenas esse Termo YANOMANI nunca existiu como etnia,o termo foi "fabricado"
por ONG internacional para poder adentrar as terras amazônicas, naquela breccha da ONU em relação a criação de Nações Indígenas. Todos podemos acompanhar isso qdo do desenrolar de todo o circo montado por interesses escusos a expulsão dos arrozeiros da reserva Raposa Serra do Sol.
Se não entrar um governo nacionalista e voltado para defesa de nosso patriônio, podemos perder outra parte de nosso território como a "Questão do Pirara".

Anônimo disse...

triste ver o Exercito sendo submisso a ONGs internacionais, a Terra Indígena Yanomami (TIY) se tornou um territorio independente? um novo pais, onde o brasileiros sao impedidos de entrar?

Anônimo disse...

https://youtu.be/0B83wij7aEA Enquanto isso, na Síria, o exército sírio esta "chegando a lenha" nos terroristas e mercenários da otan/eua.

Anônimo disse...

Imagina o IPM e a dor de cabeça para fazer tudo isso e no fim...tudo de novo...e no fim....voltamos a epica de Cabral.

Anônimo disse...

Aprendi com o Professor OLAVO DE CARVALHO, que esse termo YANOMANI, foi uma invenção da ONU pra demarcação de terras Brasileiras. NUNCA existiu essa tribo!

Anônimo disse...

Garimpeiro parece cupim. Eles aparecem do nada. Nos lugares mais afastados e isolados da selva, e de repente, "brotam" de todos os lugares, parecem que chegam de paraquedas. Como esse povo que se diz sem dinheiro, consegue chegar e gastar tanto em equipamentos e logística para acessar esses lugares? Será que os indígenas colaboram?? Indígena pode ate ser considerado não civilizado, mas besta não é. Interessante também, é que comunidades estrangeiras estão exatamente onde há indícios de minérios preciosos, estudando as "línguas" locais. Resumindo: eles vão até conseguir falar com os indígenas, enquanto os pessoal da FUNAI depende de intérpretes ou de sinais.

Arquivo do blog

Compartilhar no WhatsApp
Real Time Web Analytics