2 de outubro de 2015

O Chute do Aldo Rebelo na ECEME

Carlos I. S. Azambuja*
Um pouco de História: No dia 4 de dezembro de 2006 foi realizado o Seminário "Sociedade: Diálogo com as Forças Armadas", no auditório da Escola de Comando e Estado-Maior do Exército, no Rio de Janeiro/RJ.
A coluna do jornalista Ancelmo Gois, no Globo do dia seguinte, 5 de dezembro, noticiou que a palestra do Aldo Rebelo, na ECEME, “foi um sucesso. Ele contou que Renato Archer, militar de esquerda preso em 64, teve que responder a um Inquérito Policial Militar sobre atividades anti-americanas”.
Não é verdade! A oficialidade da ECEME foi desinformada.
O Inquérito Policial Militar em que Renato Archer, oficial inativo da Marinha do Brasil foi indiciado, nada teve a ver com supostas “atividades anti-americanas”. Obviamente, Aldo Rebelo contou essa historinha por ouvir dizer, pois na época do fato tinha a idade de 12 anos.
Renato Archer foi preso, sim. Não em 1964, mas em 29 de janeiro de 1969. Após a assinatura do Ato Institucional nº 5 de 13 de dezembro de 1968, quando teve o seu mandato de deputado federal pelo MDB cassado por 10 anos, sendo recolhido à Base de Submarinos, no Mocanguê, Rio de Janeiro, onde respondeu a um Inquérito Policial Militar não por “atividades anti-americanas” e sim por sua participação na Frente Ampla, movimento político lançado em 28 de outubro de 1966 com o objetivo de lutar pela “restauração do regime democrático” no Brasil (isso é fácil de comprovar, pois o IPM está arquivado no STM).
A Frente Ampla teve como principal articulador o ex-governador da Guanabara, Carlos Lacerda, e contou com a participação dos ex-presidentes Juscelino Kubitschek eJoão Goulart e de seus correligionários. Em agosto de 1967, Renato Archer foi designado secretário-geral daFrente Ampla, ficando responsável pelos contatos entre Juscelino Kubitschek e Carlos Lacerda, então exilado em Portugal. Os contatos entre Lacerda e Jango eram feitos pelo ex-deputado, também cassado, Doutel de Andrade.

Além disso, Renato Archer devia explicações, também, a respeito de suas atividades na difusão de boatos sobre o chamado Caso Parasar.
Na época de sua prisão, um jovem Oficial do Centro de Inteligência da Aeronáutica foi escalado para ouvir o depoimento de Archer sobre o Caso Parasar. Já na Base do Mocanguê, esse oficial foi informado pelo então comandante – Almirante Paraguassú, salvo engano – que isso não poderia ser realizado, por ser esse oficial – um Tenente – mais moderno que Renato Archer, cassado, mas não demitido das FF AA que, todavia, concordava em conversar com o oficial, o que foi feito.​
Essa é a verdade e não o chute do deputado do Partido Comunista do Brasil, hoje ministro de Estado de um governo comprovadamente incompetente e corrupto.
Como é que um cara desses (militante do PC do B) pode ser nomeado Ministro da Defesa?
*Historiador
Alerta Total/montedo.com

10 comentários:

Anônimo disse...

Impostômetro ==> Cadê a grana !!!!! 1 trilhão e 500 bilhões arrecadados até agora ?

http://www.impostometro.com.br/

Anônimo disse...

Vai nessa !!!! ==> Gabinete do Comandante – 301ª Reunião do Alto-Comando Apresenta 1º Estágio Preparatório para Adjunto de Comando

http://www.eb.mil.br/web/resiscomsex/eb-em-revista/-/asset_publisher/9766RQsIbBlC/content/gabinete-do-comandante-301-reuniao-do-alto-comando-apresenta-1-estagio-preparatorio-para-adjunto-de-comando?redirect=http%3A%2F%2Fwww.eb.mil.br%2Fweb%2Fresiscomsex%2Feb-em-revista%3Fp_p_id%3D101_INSTANCE_9766RQsIbBlC%26p_p_lifecycle%3D0%26p_p_state%3Dnormal%26p_p_mode%3Dview%26p_p_col_id%3Dcolumn-1%26p_p_col_pos%3D2%26p_p_col_count%3D3

Anônimo disse...

Como pode? Pode, sim. Deixaram a casa ser tomada pelos "ex" e agora devem levar essa "cruz" pesadíssima nas costas. Até quando?

Anônimo disse...

==> Para militar que não lê os BE, todas as sextas-feiras, não sei porque ??? , Mas ficam no KKKKK e com aquela mãozinha maldita no FACE.

Acesse o site SGEx e baixe o BE 40:
Publicou o distintivo do Adj Cmdo e o Alamar.

Vão ficar chique heim !!!!!

Mas não deixem de informar aos seus respectivos Chefes, que nós militares estamos na pindaíba. A POUPEx e as dezenas de Entidades Consignatarias conveniadas ao EB agradecem.

Anônimo disse...

Terminou ontem, quinta-feira, a 301ª RACE, alguém já tem as pérolas ????

Manda ai, a Pauta dos 04 dias !!!!

Vou me virar com o meu pagamento defasado, inflação a 10%, cheque especial, etc... Já eles, complementam com muitaaaaaasssss diárias.

A Tropa top ... top ...

Anônimo disse...

Sabia que BOLSONARO apoiou REBELO para assumir como MINISTRO da defesa??? http://www.sociedademilitar.com.br/wp/2015/10/bolsonaro-defende-que-um-comunista-assuma-o-ministerio-da-defesa-como-assim.html

Anônimo disse...

???

Anônimo disse...

Novo ministro, novas fotos, novas visitas, novos gastos, novas formaturas...
Começa tudo de novo a farofada.
Teremos um ministro que apoia ideias comunistas, dá medo tudo isso.
Onde vamos parar.

Anônimo disse...

Adjunto de comando via a foto a maioria não possui 20 anos de tropa. pessoal escolhido pelos chefes e não pela tropa. Não vão representar ninguém só eles mesmos. se não estão seguindo hierarquia para escalar, eu sugiro colocar alguns Sgt QE, eles também são nossa tropa e estão mais evoluídos em representabilidade e sofrem mais com soldo menor idade avançada.

Tadeu Correia disse...

Anônimo é um ente covarde, que tent unir pseudo conhecimento ao vazio da desinformação tendenciosa.

Arquivo do blog

Compartilhar no WhatsApp
Real Time Web Analytics