22 de fevereiro de 2017

Michel Temer, o Bastão de Comando e uma lição da história recente

O Noticiário do Exército informa que nesta terça-feira (21) o Presidente Michel Temer esteve no QG do Exército, mais conhecido como Forte Apache,  prestigiando a 310ª edição da Reunião do Alto-Comando do Exército Brasileiro. Temer estava acompanhado dos ministro da Defesa, Raul Jungmann e do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), general Etchegoyen, além do comandante da Marinha, almirante Bacellar.
Ele recebeu, das mãos do comandante do Exército, general Villas Bôas, um bastão de comando, simbolizando o comando supremo das Forças Armadas, atribuição constitucional do Presidente da República.
“Ao receber esse bastão de comando, eu tenho uma responsabilidade maior. Ao dizer ‘muito obrigado’ aos senhores, digo no sentido literal. Com essa simbologia que me foi entregue, eu me sinto mais obrigado a cumprir, adequadamente, as minhas funções, como o fazem permanentemente as Forças Armadas do País”, declarou Temer.

O Bastão de Comando
Artefato confeccionado em pau-brasil, é um dos símbolos perenes do posto de Oficial-General juntamente com a Espada e a Carta-Patente de Oficial-General. É um símbolo de autoridade e insígnia de comando que vem de tempos remotos – tinham-no os reis, assim como os grandes capitães. Em campanha, as batalhas só se iniciavam quando o monarca ou o general-em-chefe fazia o sinal com o bastão. No Exército, é de posse exclusiva dos generais da ativa e seu uso é obrigatório para aqueles que estejam em função de comando.
Resultado de imagem para bastão de comando de oficial general

Vivendo e aprendendo...
Confesso que pela primeira vez tomei conhecimento de uma homenagem desse tipo, importantíssima, face ao simbolismo que encerra. E - claro! - fui ao Google pesquisar. Vejam só o que encontrei:

Esta imagem foi registrada em novembro de 2011, na sede do Comando Militar do Oeste, em Campo Grande (MS). O senhor que recebe o Bastão de Comando das mãos do general de Exército João Francisco Ferreira é, nada mais, nada menos, que Norberto Odebrecht. Nestes tempos de Lava-Jato, é um nome que dispensa apresentações.


Resultado de imagem para a flecha lançada a palavra pronunciada e a oportunidade perdidaA flecha lançada, a palavra pronunciada, a oportunidade perdida..

Sobre o homenageado, disse na ocasião o general Ferreira: 
“Quero manifestar ao estimado amigo o meu reconhecimento e admiração pela excepcional obra de relevante alcance social conduzida pela Fundação Odebrecht no Baixo Sul da Bahia. Agradeço a Dr. Norberto pelas lições que me transmitiu e reconheço, em sua pessoa, uma destacada personalidade, que reúne as qualidades de um verdadeiro comandante e líder”.

Oremos...
Para que os homens aprendam com a História.

63 comentários:

Anônimo disse...

310ª edição da Reunião do Alto-Comando do Exército Brasileiro (RACE)

Trataram o que de bom para a "familia militar" ?

Anônimo disse...


PARABÉNS, MONTEDO ! IMAGINA SE VOC~E NÃO EXISTISSE, MUITO OBRIGADO !

Anônimo disse...

É meus caros, se envolver com a política e políticos é bizu furado! Esse Temer ta enrolado até o talo! Quem viver verá!

Anônimo disse...

Veja ...

http://extra.globo.com/casos-de-policia/militar-preso-suspeito-de-integrar-quadrilha-de-roubo-de-carros-20961366.html

Anônimo disse...

http://g1.globo.com/espirito-santo/bom-dia-es/videos/v/ministerio-prorroga-permanencia-das-forcas-armadas-no-es/5672534/

Anônimo disse...

http://g1.globo.com/rn/rio-grande-do-norte/bom-dia-rn/videos/v/marinha-divulga-balanco-da-operacao-varredura-nos-presidios-potiguares/5672716/

Anônimo disse...

http://g1.globo.com/rio-de-janeiro/noticia/van-da-marinha-cai-na-baia-de-guanabara-no-rj.ghtml

Anônimo disse...

http://epoca.globo.com/politica/expresso/noticia/2017/02/moreira-franco-pega-carona-em-avioes-da-fab-solicitados-pelo-genro.html

Anônimo disse...

http://g1.globo.com/rio-de-janeiro/noticia/militares-do-exercito-trocam-tiros-com-suspeitos-na-avenida-brasil.ghtml

Anônimo disse...

http://www.midianews.com.br/policia/soldado-do-exercito-e-preso-apos-atirar-contra-homem-em-bar/289181

Anônimo disse...

Infelizmente nossos comandantes trocaram a vigilância eterna pela Bajulancia convenientemente.

Anônimo disse...

Não é digno nem de comentários um ato deste.

2° Sgt 2002

Anônimo disse...

Quem viver, VERÁ!!!!

Anônimo disse...

Montedo! Vou ser obrigado a comentar este "post"; pois vivenciei várias situações como esta, em que os interesses políticos, pessoal da autoridade militar, são maiores que o interesse pela manutenção e preservação da imagem da Instituição Militar, na alta cúpula. Condecorações com todos os títulos e medalhas possíveis, a pessoas que constam em processos judiciais, pessoas que constam sob suspensão nos contratos públicos, pessoas exercendo atividades duvidosas e que constam em documentos de inteligência, no qual é relatada que a pessoa a ser homenageada é investigadas por outras instituições, MP, PF, Polícia civil, etc, e mesmo assim são homenageadas por autoridades do EB. Neste, caso, independente da Operação lava-jato, a Odebrecht, já havia sido acusada de ter participado de estruturas mafiosas no Governo Collor, resultando, findando com o Impeachment do Color e com a morte do PC Farias. Embora, saibamos, que estas homenagens tem ao fundo a "hipocrisia" da "titulação barata" em que os nossos Generais se propõem a fazer, ela catalisa a descrença no Comando e fragiliza o caráter daqueles que assumem a direção da Instituição, com "atos da política barata - concessão de títulos e medalhas conforme conta bancária e/ou acesso ao poder". Já dizia Sun Tzu - " SE OS OFICIAIS INIMIGOS ESTÃO EM CONSTANTE DESACORDO; SE DESCONFIANÇAS MÚTUAS, INVEJA, -- INTERESSES PESSOAIS-- OS MANTÊM DIVIDIDOS, ---PODERÁS FACILMENTE COOPTAR UMA PARTE DELES ---, POIS, POR MAIS VIRTUOSOS E MAIS DEVOTADOS A SEUS SOBERANOS, A PROMESSA DE VINGANÇA, DE RIQUEZAS OU DE - POSTOS EMINENTES - BASTARÁ PARA ATIÇAR-LHES A ---COBIÇA---".

Anônimo disse...

Esse Temer foi citado quarenta e tantas vezes na delação da Odebrecht. E a Piscadela do A de Moraes para o senador Lobão ontem na sabatina, estamos perdidos.

Anônimo disse...

Construindo no presente a boquinha do futuro.

Anônimo disse...

Se a entrega desse pedaço de pau-brasil resultar em não mexerem com nosso tempo de serviço e em melhorias salarias para todos. Ótimo.

Anônimo disse...

Montedo, acho que você deve ter achado inconveniente o comentário que fiz sobre o envolvimento de alguns generais do EB com a Odebrecht, mas é verídico. Há alguns generais da reserva que possuem cargos comissionados de "assessor junto da Odebrecht quanto a assuntos atinentes ao EB". Quero ver quando a lava-jato bater na porta desse povo. Vou comprar até uma pipoca e um refrigerante pra ler aqui no Blog..

Anônimo disse...

Acredito que a maioria aqui vão criticar a visita de TEMER, mas, nesse momento que tanto se fala de reforma previdenciária para os militares, creio que a visita é mais benéfica que maléfica. No final das contas, a decisão sempre é política.

Anônimo disse...

Nojento isso....!

NinTudo disse...

POs muito bom parabens amigo...

Ola! Me siga no Google+ e no Blog, que eu sigo de volta. abraços

http://nintudo.blogspot.com.br/

Anônimo disse...

Regra n 1 do Soldado Profissional: não bajularás!
Regra n 2 do Soldado Profissional: não esquecer a regra n 1

Sujou de caca toda a carreira

Anônimo disse...

Parabéns chefe temer o senhor é o melhor estamos todos prontos para as mudanças para ajudar o Brasil

Anônimo disse...

"310ª edição da Reunião do Alto-Comando do Exército Brasileiro (RACE)"
impressionante !!! Mais de 300 reuniões e não resolveram nada para carreira e família do militar. Arrego !!!!

3º Sgt / 2013

Anônimo disse...

Que foi Montedo? Escrevi alguma mentira?

"Construindo no presente as boquinhas para o futuro".

Anônimo disse...

Bajulações, bajulações e bajulações. Muito em breve, o Agora Ministro do STF ALEXANDRE MORAES será agraciado para a Ordem do Mérito Militar ou Pacificador, se ele já não tiver sido agraciado.

Para a tropa e suas famílias resta rezar a oração do soldado mesmo. Mais uma rolha criada de uns tempos para cá. Junto com o adejunto de comendo e o dia da "familly military".

Anônimo disse...

E enquanto isso, minha escala de serviço de soldado reengajado está nas 24, com um monte de escala inútil.

Anônimo disse...

Vou mandar fazer um bastão desse com o triângulo losango, e entregar pro meu Adj de comando, pra ver se resolve alguma coisa!

Anônimo disse...

Estou "apavorado". Hoje conversando com um ST da turma de 92. O cara esta entre os primeiros 70 da turma. Ele tem 101 Pontos na FVM. Nao vi a ficha dele, mas ele falou e ainda disse que tem gente melhor. Estou arrasado não saio qao. Tenho 89 pontos. Vou pedir as contas. Não saio nunca mais. Estes caras são lotados de pontos. Hoje tive o trabalho de olhar o almanaque todas as armas do CFS 92 e 93. Inédito os primeiros 100 de cada turma 95% deles tem Pacificador, TG, OMM, Max Wolf, Idiomas, Missão de Paz, cursos, nível superior, enfim a "casa caiu". Fui muitos anos Chefe do Pelotão de Obras, sou praticamente mestre de obras, mas nunca fui reconhecido. Fiz tapiri, piscina, baia para cavalo,piscina para cachorro, casinha de boneca, casinha na arvore para filhos de cmt, garagem para lancha e jet ski, fiz de tudo e nada adiantou. Vou embora descansar, não vou sofrer. tem garoto de 92 que foi meu soldado e vai sair qao e eu esperando.

Anônimo disse...

Espero sinceramente que dentre inúmeros assuntos discutidos nesta reunião, a família militar e sua triste situação tenha sido um dos principais. Baseado em alguns "bisús", alguns publicados neste blog, fica clara a intenção de beneficiar os salários dos oficiais em relação aos graduados com percentuais maiores(em soldos maiores) nos adicionais de habilitação , militar e no auxílio-moradia. No caso da habilitação, para o graduado fazer um curso que aumente este percentual, tem que aguardar anos, talvez décadas. A tendência será óbvia. A evasão será enorme do pessoal mais qualificado ,justamente no momento em que há a necessidade de uma maior qualificação e preparo dos graduados para lidarem com a tecnologia de ponta. Criar este abismo salarial entre oficiais e graduados é assinar o atestado de degradação tanto administrativa quanto técnica das FFAA. As forças armadas funcionam ,e só funcionam, com oficiais e graduados , trabalhando em conjunto, cada qual exercendo as suas funções para a quais foram preparados.

Anônimo disse...

RACE = diárias.

Anônimo disse...

http://g1.globo.com/rio-de-janeiro/noticia/prisao-de-ex-presidente-da-eletronuclear-e-mantida-pela-justica.ghtml

Anônimo disse...

Voltando ao assunto... O aumento vem quando mesmo????

Anônimo disse...

O papel de inverteu, hoje temos que provar que não merecemos ser atingidos pela reforma na " previdência militar". Quando vejo isso, sinto que já estamos no prejuízo e a migalha que conseguirmos a partir daí é lucro. Lamentável!!!!

Anônimo disse...

Muitos oficiais orgulham-se de ter feito cursos no CComSEx, mas esse centro destruiu a imagem do EB. Incutiu na cabeça dos oficiais que o importante era mostrar-se sempre agradável aos políticos e a sociedade em geral, sempre com uma postura de mão amiga, sempre subserviente a tudo e a todos, principalmente à mídia, com a ideia de que desta forma o EB seria bem visto e haveria em contrapartida um respeito maior por parte de todos. Ledo Engano, essa atitude covarde de não posicionar-se, de permanecer sempre em cima do muro, de estar sempre neutro com atitude passiva, sorrisos e tapinhas no ombro fez com que o EB fosse hoje o Posto Ipiranga do governo federal. Tudo o que querem e precisam encontram aqui. Nunca em tempo algum o EB disse um não para as vontades dos políticos ou da mídia, ou seja lá de quem. Nossos lobos, são lobos para nos enquadrar, mas no confronto com as verdadeiras forças da sociedade, não são mais do que ovelhas.

Catarina Lopes disse...

Pelo que constato aqui está cheio de gente anônima afirmando sem provas e o senhor que é dono desse blog tem muito prazer em tentar desmerecer nossos militares. Duvido você aceitar meu comentário. Passar bem.

Anônimo disse...

Pela primeira vez, mulheres ingressam na carreira de oficial combatente

https://www.youtube.com/watch?v=DwkSEoNMAsE

Altevir Stall disse...

Depois dessa reunião do bastão, a paz voltou a reinar no Forte Apache. Já estão falando em bajulação....para uns e outros está tudo errado. São os pessimistas de plantão. Às vezes tem que ser político. A proposta já foi encaminhada pelo MD, só falta o Temer assinar. Primeiro o Temer foi acariciar o bastão do Villas Boas....ao voltar para o Planalto, assinou a proposta que se tornou a reestruturação salarial das Forças Armadas. Tem os pessimistas de plantão e amigos da Miriam Leitão, dirão: Tem que papirar, meu filho não será militar, há vida além corpo da guarda, e outras tantas. Só uma pergunta aos pessimistas, da onde sai o feijão de cada dia? Abraço a todos!!!

Anônimo disse...

Kkk, perfeito...só o bom mocismo! Militar tem que apresentar uma áurea de anjo! E assim acabou os homens do EB!

Anônimo disse...

Kkkk...sifo! Meto peão de obra! Mas sou a favor de acabar com o qao e conceitos! Só assim voltaremos a ver os subs porr...loca de antigamente!

Juca Bala disse...

Pô 3°! matou a pau nesse comentário! Muito boa!

Anônimo disse...

Infelizmente não é possível fazer nenhuma leitura da realidade. Em um momento o comandante do exército diz que o país está sem rumo. Em um race onde os generais estão para discutir algo adequado chega o Presidente que pelo visto era esperado e recebe o bastão de comando. Não dá para entender...

Anônimo disse...

Que será que ele está dizendo na primeira foto?
Será o salário família?
Se for para 35 anos com certeza não será bastão e sim bengala de comando.

Anônimo disse...

O Bento "Serra" Carneiro, que fugiu do país vestido de travesti (imagina o travesti horrendo) no regime militar, comunista roxo e que odeia militares e PM renunciou ao foro privilegiado. Que venha a lava-jato, e que esse energúmeno arrogante se afaste de vez da vida política. Agora ele não vai poder mudar o nome de PM alguma, como quando em SP, que cogitou mudar o nome de "Polícia Militar" para "Polícia Comunitária", porque segundo Serra, militar é um termo que não soa bem (lembrou de 64). Vai tarde.

Anônimo disse...

Catarina Lopes!?? Esse nome não funciona mais, deixa de ser araponga e vai arrumar uma trouxa de roupas pra lavar e fazer algo de útil nesta tua vidinha.

Anônimo disse...

Segundo o dicionário bajular significa lisonjear, adular servilmente ou elogiar com interesse. Bajulação é aquilo que louva e exagera os méritos de alguém com fins interesseiros. Aquele que bajula é adulador e lisonjeador, conhecido também como puxa-saco.

Como a tropa é espelho do Comandante, para ter sucesso na carreira o militar vai ter que se adaptar a essa nova realidade.

Se No Exército o bastão de comando, é de posse exclusiva dos generais da ativa e seu uso é obrigatório para aqueles que estejam em função de comando, então ninguém mais poderia ter o bastão de comando se não for general dá ativa e que estejam em função de comando, não podendo ser objeto de agrado a civis.

Afinal em que lei é regulado a existência e o uso do bastão comando?

keko marques disse...

Peça reserva e vá para Odebrecht ...

Anônimo disse...

A grande verdade é que não temos representantes, somente bajuladores.

Rocha disse...

Só pagando p ver um.absurdo desse. Não se mistura subordinicao funcional com poder militar. E uma mistura explosiva p os comandados. Lembra essa infeliz atitude quando enfeitaram de general de quatro estrela o ex-ministro da defesa o Sr Jobim com a farda do exército. Continuamos a ser tupiniquim. E muito triste.

Anônimo disse...

Ingênuo.

keko marques disse...

?????

Anônimo disse...

Caro Altevir, leio seus comentários, são muito lúcidos e coerentes, aprecio sua sensatez. Porém discordo de V. Sa quanto à idolatria exacerbada a respeito da instituição. O feijão de cada dia, vem do nosso trabalho remunerado, através da relação força de trabalho, conhecimento técnico, dedicação integral, renúncia de horas de lazer, e direitos civis em troca de remuneração e proteção social na inatividade. A força nada dá de forma gratuita a ninguém, e não fomos convidados a entrar, a não ser por mérito e aprovação em concurso público. Quanto às reclamações, as vejo no meu ponto de vista, como sintomas patológicos que surgem quando algo está errado. são resultado de experiências diversas, e nunca vivenciadas por todos, logicamente aquele em situação de conforto discordará daquele em situação desfavorável e fará o possível para sobrepor seu ponto de vista, como se fosse universal. Sabemos que muita coisa está errada e precisa mudar. Lembrando das aulas de sociologia, veio-me a frase de uma figura histórica, que não convém citar o nome, "a supressão da crítica serve para manter o status quo", então onde não há a mínima crítica, tudo vai parecer em brancas nuvens, e nada vai mudar. Esperemos as novas mudanças. Um abraço a todos.
Praça antigo

Anônimo disse...

O que foi tratado na 309ª RACE, entre os dias 4 e 7 de dezembro 2016, alguém sabe ?

http://unpprj.blogspot.com.br/2016/12/exercito-promove-309-reuniao-do-alto.html

Altevir Stall disse...

Caríssimo anônimo (praça antigo), de 23 Fev 17, das 08:18 hs! Quero lhe dizer que respeito muito a Instituição Exército Brasileiro, e que não considero que seja idolatria ou fanatismo exacerbado. No restante do seu comentário concordo integralmente. Sou extremamente otimista em tudo que faço. Procuro passar esse lado positivo com quem me relaciono. V.Sa deve ter observado que uma parte significativa dos comentaristas deste Blog, são pessimistas.
Principalmente quando os assuntos são sobre a nossa remuneração ou a previdência. Muitas vezes sou um pouco brincalhão, bem como, gosto de usar algumas metáforas de fáceis interpretações. Meus sinceros agradecimentos pelas palavras amáveis, com o meu fraternal abraço!

Anônimo disse...

Exército de tradições!!

Salvo engano, o maior exército do mundo - em termos operacionais, de fazer a guerra, sua atividade fim -, o dos EUA, não existe esse negócio de bastão de comando, entre outras tradições esdrúxulas do nosso querido Exército Tupiniquim. Pelo menos, nunca vi a imagem de um general americano andando para cima ou para baixo com esse pedaço de pau debaixo do braço.

Se apegam tanto a tradições e se esquecem, relegam a segundo plano a atividade fim.

Anônimo disse...

+??????????

SAUDAÇÕES TRICOLORES disse...

filha de general... c ctz!
passar bem.

SAUDAÇÕES TRICOLORES disse...

o "feijão de cada dia" está cada vez mais caro, amigo... caso vc não tenha percebido; e outra que ninguém veio à minha porta colar divisa de graça na minha gola! se me cobram trabalho, então tem que me pagar e pagar bem por que não sou escravo. permissão pra me retirar, excelência.

Anônimo disse...

Ele vai usar essa varinha de condão para bater nas nossas cabeças e lombos...

Anônimo disse...

Muito comentarista se achando o rei da cocada preta...Só sei que nada sei, e o que sei, os outros sabem.

Anônimo disse...

Realmente p exercito americano nao tem e duvido muito que o israelense ou russo possua.O nosso vive de aparência, preocupam mais com a apresentação individual da parada diaria do que a real situação operacional do soldado.

Anônimo disse...

Só podia ser tricolor...

Anônimo disse...

310ª RACE, um gasto exorbitante com diárias, passagens, jantares e coquetéis. Mas sabe o que é o pior de tudo, nada se resolve, somente medidas antipáticas para aqueles que estão na ponta da linha, na tropa.

Arquivo do blog

Compartilhar no WhatsApp
Real Time Web Analytics