13 de fevereiro de 2017

Temer autoriza o uso das Forças Armadas para reforçar segurança no Rio

Tamanho do efetivo, período e área da operação ainda estão sendo estudados pela Defesa
RENATA MARIZ / EDUARDO BARRETTO
BRASÍLIA - O governo federal vai empregar as Forças Armadas no Rio de Janeiro para auxiliar o policiamento das ruas, a pedido do governador Luiz Fernando Pezão. O Ministério da Defesa planeja, nesta segunda-feira, o tamanho do efetivo, área de atuação e período, entre outras informações necessárias para editar o decreto de Garantia da Lei e da Ordem (GLO).
Somente com a GLO baixada, militares das Forças Armadas podem atuar na área da segurança pública. A cúpula da Defesa estuda se o efetivo ficará até o carnaval, quando a cidade reúne uma quantidade importante de turistas e poderá ficar desguarnecida caso a Polícia Militar resolva cruzar os braços.
Outro ponto analisado na tarde desta segunda-feira é a área em que os militares poderão atuar: se apenas no município do Rio de Janeiro ou se na região metropolitana inteira. Como há uma quantidade significativa de militares do Exército, Marinha e Aeronáutica lotada no Rio de Janeiro, não será preciso fazer deslocamentos para iniciar a operação.
Os militares vão se somar aos homens da Força Nacional de Segurança Pública, que já estão no estado do Rio e atuaram nas manifestações em frente à Assembleia Legislativa na última semana. Como é formada por policiais militares, bombeiros e policiais civis de vários estados, a Força tem competência para atuar no policiamento ostensivo. Diferentemente dos militares das Forças Armadas, que precisam de uma autorização específica do presidente da República publicada por meio da GLO em Diário Oficial da União.
Pezão esteve com o presidente Michel Temer no fim da manhã desta segunda-feira. Temer e os ministros da Defesa, Raul Jungmann, e da Casa Civil, Eliseu Padilha, têm defendido nos últimos dias o uso de Forças Armadas nos estados "sempre que necessário". Uma relação frequente feita pelos ministros em discursos é com o lema do governo e o emblema da bandeira nacional: "ordem e progresso", ressaltando a "ordem".
O Globo/montedo.com

16 comentários:

Anônimo disse...

Resumo: o militar das FFAA que pensava que ia curtir o carnaval ou descansar com a família,vai ficar "desfilando" nas ruas.

Anônimo disse...

É muita falta de respeito com os militares! Virou mais do que ser empregado como severino! Vão sacrificar os militares a pão e mortadela em pleno carnaval. É brincadeira?! Pobres piriquitos, como são chamados no Rio. A força nacional deve ir ganhando 550 de diária e os militares a míseros 2%. Triste e cruel realidade.

Garivaldino Ferraz disse...

Apoizé!! Para não gastar, vão usar tropas do próprio RJ.
Parece que estou vendo: em um dia, um militar se envolve na repressão de algum delito, no dia seguinte, ele ou algum familiar é penalizado pelos meliantes.

Anônimo disse...

Coinscidentemente uso das FFAA até o fim do carnaval! Enquanto o EB estará nas ruas fazendo o serviço da PM, recebendo vencimentos inferiores a eles,em escala muito mais apertadas que a deles, a "poliçada" estará de férias coletivas curtindo seu carnaval tranquilamente ou realizando serviçinhos particulares extras, talvez!

Anônimo disse...

Os militares das Forças Armadas , também receberão diárias, já que os da Força Nacional receberão???

Fardado Indignado disse...

A missão vai ser cumprida!!!!

Mais uma vez, lá vamos nós!! É claro que jamais iremos voltar as costas para nossa nação!! Vitima da vigarice dos políticos fluminenses a PMRJ, já não obstante o peso de suas mazelas intrínsecas, titubeia no meio do caos social instalado no Estado do Rio de Janeiro. E quem é chamado e entra novamente para "salvar" a população?? Os super severinos é claro!! Todo mundo faz seu movimento, ganha seus reajustes e suas bonificações e para a gente "neca de pitibiriba", tudo é mais complicado! Parece que só agora é que descobriram a pólvora e as cabeças pensantes admitem que nós militares somos uma espécie de "DALITS" do serviços público, pois ao longo da história nos metemos muito na coisa política e agora somos punidos por essa frequente ousadia,condenados a sofrer por gerações realizando o serviço sujo sem o devido reconhecimento financeiro!!
Foi necessário utilizar-se do artifício da profissão mais antiga do mundo para justificar uma melhora nos nossos vencimentos, coisa que já deveria ter sido posta na mesa há muito tempo! Agora daremos nossa "contribuição" à sociedade em troca de algumas contrapartidas que virão como um bálsamo para quem está com o corpo todo castigado por escaras provocadas pela omissão de nossos recentes Comandos (com suas remunerações de cargos comissionados), e pelo desprezo e revanchismo da classe política!
Amigos, preparem-se porque esse turbilhão de acontecimentos está apenas no início, com a crise de valores desta nação, onde o banditismo é sempre favorecido pelas brechas das Leis, exploradas pelas hordas de profissionais que são alimentados pelos direitos "dos manos" a tendencia é que entraremos cada vez mais em campo para jogar o jogo daqueles que, remunerados nababescamente, se omitem em suas respectivas obrigações e sugam com avidez vampiresca os cofres do erário público!!

Anônimo disse...

Virou bagunça. Agora o EB vai fazer o trabalho da PM definitivamente...

Anônimo disse...

Coronel do Exército responsabiliza governos por situação insuportável das PM’s no Brasil:
https://www.youtube.com/watch?v=XgNZTMz6tPc

Anônimo disse...

Temer autoriza o 1 sgt a usar o diploma dele pra ser oficial. Aitorizs um concurso do QEO urgente ! Quero ser oficial ! Esses PM sao de PRASTICO...fazem greve e tem Corola na garagem e eu de carro velho !!!

Anônimo disse...

O Exército Brasileiro transformou-se no posto Ipiranga do governo federal.

Anônimo disse...

Tem PM morando em palacete com moto potente, dois carros na garagem e fazendo greve, e eu miseravelmente pago o colégio das crianças, carro velho na garagem ando de ônibus e vou passar o carnaval patrulhando rua pra eles aproveitarem a festa, e de lambuja ganharem aumento advindo da greve....E aí Gen Vilas Boas, quando sai a melhoria prometida nas nossas combalidas carreiras? Nem para oficial está bom, imagina para o pracinha velho aqui.

Anônimo disse...

Até parece uma decisão difícil, mas é a única solução. As opções estão acabando.

Anônimo disse...

Sr comentarista de 14 de fevereiro de 2017 09:20. Falou tudo meu amigo.

Anônimo disse...

Banalizou!!!!!! E de presente 35 anos!!!!!!
Gostei da pergunta do camarada acima: "-E aí Gen Vilas Boas, quando sai a melhoria prometida nas nossas combalidas carreiras? "

Anônimo disse...

E o salário ? até quando vai ser a pior remuneração do Estado ???

Anônimo disse...

Aos que dizem ter carro velho, como o meu, morar humildemente, se estressar para dar uma vida melhor aos filhos, e, ao olhar o PM com carro novinho, apartamento e outras ostentações, digo: não se deixe levar pelo que eles fazem para ter isso. Pode ser que no futuro ele não tenha mais nada disso e nem PM seja mais, depois de ser expulso, mas você estará firme e família sólida. Precisamos de melhorias urgentes, sim, mas não fazendo o que muitos PMs fazem. Eu tinha esperança, eu sabia que a derrocada do PT viria, mesmo depois de tantos anos. Já começou, apesar de ainda haver muitos deles travestidos de outros partidos. A Lava Jato é o "veneno" para as ratazanas do país.
Acredite!

Arquivo do blog

Compartilhar no WhatsApp
Real Time Web Analytics